quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Dacar 2010: Motores ligados

Estamos chegando ao fim do ano.
E, mal se encerrará o ano de 2009 e os motores já serão ligados para 2010.

O Rali Dacar, a mais tradicional competição off-road e que ocorrerá pela segunda vez em solo sul-americano, terá sua largada no primeiro dia do ano, em frente ao Obelisco da Av. 9 de Julio, em Buenos Aires e se encerrará no mesmo local, em 17 de janeiro, passando por locais insólitos como o Deserto de Atacama e a Cordilheira dos Andes.

A prova contará com 184 motos, 136 carros e 52 caminhões, dentre eles diversos brasileiros, como Kléver Kolberg, um dos principais nomes brasileiros na competição, com 22 participações entre os carros e que, em 2010 competirá com um carro totalmente movido a etanol.

Poucos são os brasileiros com chances reais na competição. No entanto, esta é uma competição que vale a pena acompanhar.

Ferrari fora?

Bom dia amigos,

O presidente da Ferrari, Luca di Montezemolo segue causando polêmicas. Depois de afirmar que em sua equipe não tinha espaço para Michael Schumacher, de entrar em conflito direto com Max Mosley e quase criar uma categoria paralela à Fórmula 1, o presidente ferrarista voltou a causar polêmica.

Primeiro, por criticar a saída das grid girls, as garotas que passeavam entre boxes e pista. "No passado, os grids eram cheios de meninas lindas, mas agora é como um campo de concentração.", declarou o italiano ao site da revista "Autosport".

Mas, o principal alvo do ferrarista era mesmo a redução de custos que vem sendo implantada na Fórmula 1, e que sempre desagradou os dirigentes da equipe do cavalinho rampante. Luca, inclusive, chegou a colocar em cheque a permanência da equipe vermelha na categoria após 2012 (ano em que vence o Pacto de Concórdia, assinado pelas equipes): "Quero melhorar a F-1 entre agora e 2012, quando assinaremos um novo Pacto da Concórdia. Senão, teremos motivação em outro lugar"

A verdade é que a Scuderia discorda das demais equipes quanto aos gastos, já que, ao contrário das demais equipes ligadas a montadoras, a Ferrari não tem a obrigação de gerar lucro rápido, além de não ter um orçamento limitado como as equipes independentes, portanto, quanto menor as limitações, maior será o domínio ferrarista na categoria.

Some-se isto ao fato da Ferrari vir flertando com a Le Mans Series faz um tempo, e que o nível de tecnologia e inovação da categoria de endurance agradam di Montezemolo e podemos acreditar que o presidente ferrarista não está fazendo simples ameaças ao vento.

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Parabéns Helinho

Bom dia amigos,

Queria deixar meus parabéns para o brasileiro Hélio Castroneves, já que, nos EUA, nasceu sua primeira filha, nesta segunda-feira.

Parabéns Helinho, tudo de bom para você e sua família e sucesso em 2010.

Nelsinho na Campos: 1º de Abril?

Bom dia amigos,

Nesta segunda-feira o site espanhol Motor21.com deu a notícia de que Nelson Piquet teria comprado 15% da equipe Campos, colocando assim seu filho, o ex-Renault Nelsinho Piquet como companheiro de Bruno Senna.

Segundo o site, o valor pago por Piquet seria superior ao oferecido pelos patrocinadores dos principais concorrentes à vaga, o russo Vitaly Petrov e o venezuelano Pastor Maldonado.

Além disso, segundo a publicação, haveria o interesse de Campos em reunir os sobrenomes Piquet e Senna em uma mesma equipe, principalmente para trazer patrocinadores.

Tal afirmação, no entanto, pode não passar de uma brincadeira, já que a matéria foi divulgada no dia 28 de Dezembro, o "Dia dos Santos Inocentes", considerado o "1º de Abril espanhol".

Resta ver se a matéria trata de um fato ou apenas uma pegadinha. Embora, conhecendo Nelson Piquet, é fácil concluir que esta é uma atitude que ele tomaria tranquilamente...

O "novo piloto" da Renault

Bom dia amigos,

Chegando na fase final da definição das equipes para 2010, são cada vez maiores as especulações. E, em grande parte delas está a equipe Renault.

Adquirida pelo grupo luxemburguês Genii, liderado por Gerard Lopez, a escuderia francesa é a única dentre as maiores que ainda não anunciou sua dupla de pilotos. De certo, apenas que o polonês Robert Kubica será o dono do carro número 11.

Para a segunda vaga, no entanto, a cada semana um novo nome é ventilado na imprensa. Nomes como Timo Glock e Lucas di Grassi, hoje na Virgin, além de Heikki Kovaleinen, recentemente anunciado pela Lotus, já foram cogitados, bem como os "desempregados" Vitaly Petrov, Jacques Villeneuve e Ralf Schumacher.

O nome da vez agora é o do belga Jerome D'Ambrosio, que disputou as duas últimas temporadas da GP2 sem muito sucesso. O piloto de 24 anos tem sua carreira gerida pela Gravity Sports, empresa pertencente a Lopez, o que facilitaria em muito o caminho do piloto.

No entanto, a equipe ainda não se pronunciou a respeito do segundo piloto, embora tenha testado em Jerez de La Frontera com Lucas di Grassi e Bertrand Baguette, atual campeão da World Series By Renault, que ainda segue como o principal nome para a vaga.

Porém, não ficaria surpreso se a equipe "chutasse" tudo pro alto e confirmasse a continuação de Romain Grosjean na equipe, já que a situação da Renault segue tão incerta quanto a sua participação na temporada 2011.

quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

Mercedes confirma Schumacher para 2010

Boa tarde amigos,

Finalmente, após semanas de especulação, foi confirmado o retorno do alemão Michael Schumacher à Fórmula 1. O piloto, de 41 anos pilotará o carro de número 4, pertencente à equipe Mercedes GP em 2010.

Com este acerto, o alemão retornará à Fórmula 1 três anos após anunciar a saída da categoria, sendo que sua última corrida foi o GP do Brasil de 2006.

O acordo vinha sendo costurado a meses, ao mesmo tempo em que era realizado o acordo entre Mercedes e Ross Brawn, e pode, inclusive ter sido determinante para a saída do campeão Jenson Button da equipe, embora Ross Brawn negue o fato.

No entanto, antes de Schumacher, a equipe Mercedes havia tentado contratar Kimi Raikkonen mas, com a negativa do finlandês, Ross Brawn contactou o alemão, a fim de re-editar a parceria que conquistou cinco títulos na Ferrari. Além disso, o alemão retomará outra parceria: com a Mercedes-Benz, pela qual Schumi pilotou no início de carreira em categorias de GT e na DTM, antes de estrear na Fórmula 1 pela Jordan, em 1991.

Agora, 20 anos depois, o alemão tem a chance de levar a escuderia à sua primeira conquista no retorno à Fórmula 1. Resta ver se, com uma idade avançada e sem competir profissionalmente a 3 anos, o piloto poderá fazer frente aos talentos da atualidade, como Lewis Hamilton, Felipe Massa, Fernando Alonso, e seu companheiro de equipe, Nico Rosberg.
Uma coisa é certa: talento o alemão tem de sobra...

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Lopez na USF1; Soucek fora

Bom dia amigos,

A equipe USF1 finalmente saiu das sombras e está próxima de anunciar seu primeiro pilioto para 2010. Trata-se do argentino José Maria Lopez.

O desconhecido piloto, com passagem apagada pela GP2, entre 2004 e 2006 conseguiu a "arrecadação" dos 11 milhões de euros necessários para garantir seu lugar na equipe para a próxima temporada.

Com isto López marcará o retorno dos argentinos à principal categoria do automobilismo mundial. O último piloto da terra de Juan Manuel Fangio e Carlos Reuterman foi o fraco Gastón Mazzacane, que fez sua última corrida em 2001.

Agora, a equipe norte-americana, que ainda é uma incógnita para 2010, deve partir atrás de um piloto esperiente para garantir o desenvolvimento do carro. Os favoritos à vaga são o austríaco Alexander Wurz e o canadense Jacques Villeneuve.

Enquanto Lopez chega, o espanhol Andy Soucek não deve chegar. O campeão da Fórmula 2 em 2009 não conseguiu acertar com a Campos para ser o companheiro de Bruno Senna, e deve ficar sem uma vaga de títular para 2010. No entanto, muito provavelmente, o piloto deverá conquistar uma vaga como piloto de testes na equipe Williams, que, além de ter efetivado seu piloto de testes, também "bancou" a carreira de Soucek, principalmente na Fórmula 2, de onde é a maior apoiadora.

Schumacher e o magoado di Montezemolo

Bom dia amigos,

Vendo a longa entrevista dada por Luca di Montezemolo à imprensa italiana, soubemos que Michael Schumacher está mais próximo de retornar à Fórmula 1 do que imaginávamos. Segundo o dirigente da Ferrari, o alemão está acertando os detalhes finais de seu contrato com a Mercedes, e que deverá apenas realizar alguns testes para avaliar sua forma física.

Se esta notícia agrada aos torcedores e jornalistas, o mesmo não pode se dizer do patrão ferrarista. di Montezemolo não esconde o desapontamento na voz ao afirmar que foi ele que infelizmente despertou em Schumi a vontade de voltar à categoria, já que foi o próprio mandatário ferrarista que chamou Schumacher para substituir o lesionado Massa em 2009 (o que não foi possível devido às lesões no pescoço do alemão).

No entanto, o que mais chateia Montezemolo é que o retorno de Schumi não ocorrerá por um dos carros vermelhos. "Não temos espaço no momento, porque hoje contamos com os melhores pilotos.", diz o italiano, referindo-se ao brasileiro Felipe Massa e ao espanhol Fernando Alonso, pilotos da equipe para 2010.

No entanto, acredito que não seja apenas Montezemolo que se chateará com o retorno de Schumacher pela Mercedes; os tifosi, apaixonados pelo alemão, vêem o piloto como um símbolo da equipe de Maranello, e não se sabe se irão perdoar o alemão por correr contra os "cavalinhos rampantes".

No entanto, pesa a favor do retorno de Schumacher, além da vontade de voltar a competir em alto nível, a amizade do alemão com Ross Brawn, chefe da equipe Mercedes, além do fato de ter sido a montadora alemã, a responsável pelos primeiros passos do alemão no automobilismo, desde os tempos de kart até sua passagem pela DTM, a categoria de turismo alemã, na qual Schumi pilotou os carros da marca prateada.

No entanto, é certo que Schumi, mesmo a bordo de uma das "flechas de prata" continuará sendo um ícone na Fórmula 1, e seu nome jamais será separado da história ferrarista.

sexta-feira, 18 de dezembro de 2009

Di Grassi negocia criação de categoria de Kart

Bom dia amigos,

Seguindo os passos de Felipe Massa, que criou a F-Fiat, que terá início em 2010, Lucas di Grassi anunciou a intenção de criar uma Competição de base de Kart, com o objetivo de desenvolver novos talentos no país.

O piloto diz que a competição deverá funcionar como o Desafio das Estrelas, com karts de configuração semelhante, para impedir desigualdade entre garotos de condições financeiras diferentes.

Além disso, o piloto da Virgin declarou que a competição deverá ser acessível para garotos com menor renda, o que está muito longe da realidade do país, na qual o automobilismo é viável apenas àqueles de família abastada.

Tais projetos buscam fortalecer as competições de Fórmula nacionais, que andam extremamente enfraquecidas, principalmente após o crescimento das categorias de Turismo. A única grande competição em vigor no brasil é a Fórmula 3 Sul-Americana.

Agora, resta ver se Di Grassi conseguirá os apoios necessários para a criação de uma necessária competição e para que o Brasil volte a ser o grande formador de talentos que já foi um dia.

Berger deve ser o novo chefe da Renault em 2010

Bom dia amigos,

Segue o texto publicado pelo site Tazio:

"Gerhard Berger está próximo de fechar um acordo para ser o novo chefe da Renault na F-1, já a partir da temporada de 2010. A informação é da revista francesa "Autohebdo".

O austríaco, ex-sócio da Toro Rosso, deve se manter na chefia do time francês pelos próximos dois campeonatos.

A Renault anunciou na última quarta-feira a venda da parte majoritária de suas ações para o grupo financeiro Genii, de propriedade de Gerard Lopez.

No entanto, embora mantenha o mesmo nome na próxima temporada, o time deve passar por intensas reformulações, a começar pela chegada de Berger em substituição a Bob Bell, chefe "provisório" da escuderia francesa após o banimento de Flavio Briatore da F-1.

Berger venceu sua primeira corrida, em 1986, e encerrou sua carreira de piloto, em 1997, pela Benetton. Cinco anos depois, o time anglo-italiano serviu como base para o retorno da Renault como equipe de fábrica à categoria.

O austríaco, portanto, tem sua história vinculada ao passado da equipe e pode ter, a partir de 2010, a missão de resgatar o brilho que o time teve do início à metade da década atual."

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Renault confirma permanência na Fórmula 1

Bom dia amigos,

Agora é oficial: a equipe Renault permanecerá na Fórmula 1 em 2010.

A equipe gaulesa confirmou nesta quarta-feira, através de comunicado sua permanência na categoria na próxima temporada. No mesmo comunicado a equipe anunciou a venda de 75% de suas ações ao grupo de investimentos de Genii.

O grupo é liderado pelo executivo de Luxemburgo, Gerard Lopez, que ficará com a parte de desenvolvimento de chassis e construção dos carros em Enstone e Oxfordshire, na Inglaterra, deixando a fábrica de motores sob controle da montadora.

Esta confirmação vai de encontro ao que desejava a montadora, que havia anunciado o desejo de permanecer na categoria apenas como fornecedora de motores.

O acordo pode ainda tirar o polonês Robert Kubica da equipe, já que o polonês não foi mencionado no anúncio do acordo. Além disso, o empresário do piloto declarou que a permanência do polonês passa pela aprovação do plano estratégico da "nova equipe".

A equipe continuará com o nome Renault em 2010. No entanto, acredito que para 2011 as coisas mudem...

FIA "libera" testes para 2010

Bom dia amigos,

Uma das decisões mais polêmicas da FIA nos últimos anos, a proibição dos testes no decorrer da temporada, foi revista para 2010.

A partir da próxima temporada, os testes estão liberados para pilotos que não tenham participado de nenhuma corrida de Fórmula 1 nos últimos dois anos, sendo que o teste deve ser préviamente avisado á FIA e deve ocorrer no período de 14 dias antes a 14 dias depois do piloto assumir o posto de titular da equipe.

Esta medida visa evitar o que aconteceu com o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, que chegou a sua corrida de estréia sem jamais ter pilotado um carro de Fórmula 1. Ainda com esta nova regra, Michael Schumacher também estaria apto a testar na ocasião de seu anúncio como substitutu de Massa na Ferrari, no meio da última temporada.

A polêmica proibição de testes entrou em vigor em 2009, tendo como objetivo reduzir os custos da categoria e equilibrar a força entre as equipes. No entanto, a medida, que ao meu ver impede o desenvolvimento de jovens talentos, já que estes chegam à categoria sem nenhuma rodagem, jamais caiu no gosto das equipes e pilotos, que já se declararam contra esta proibição.

Um passo à frente dado pela FIA, que no entanto agiria melhor se não tentasse realizar tantas "invenções" no regulamento.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

A obscura USF1

Boa tarde amigos,

Chegamos à reta final das definições para a temporada de Fórmula 1 de 2010. As equipes vem definindo seus pilotos titulares, pilotos de testes, patrocinadores, motores e carros para a próxima temporada.

Neste cenário, temos apenas 7 vagas ainda disponíveis para a próxima temporada, sendo duas delas pertencentes à USF1.

A equipe norte-americana chegou à Fórmula 1 anunciando um projeto inovador, no qual sustentaria uma equipe operando a partir dos Estados Unidos, independente do fato da maior parte das corridas ocorrerem na Europa e Ásia. Esta idéia encantou a direção da categoria, em especial Bernie Ecclestone, que ainda sustenta o sonho de fazer com que a Fórmula 1 seja popular na Terra do Tio Sam.

Este projeto, liderado por Ken Anderson e Peter Windsor fez com que a equipe conquistasse uma vaga na categoria, em detrimento de equipes tradicionais como a Lola e a Lotus, ou promissoras como a Prodrive.
E nem bem haviam conquistado a vaga e os dirigentes vinham falando grosso, ventilando grandes nomes do automobilismo americano, como Danica Patrick e Jeff Gordon, e de nomes de renome internacional como Rubens Barrichello e Alexander Wurz.

Além disso, a equipe anunciou um plano ambicioso de levar pilotos promissores do automobilismo americano, como Kyle Busch e Marco Andretti para correrem na principal categoria do automobilismo mundial.

Pois bem, passados pouco mais de seis meses de seu anúncio e faltando três para o início da Temporada 2010, pouco se ouve falar da tão festejada equipe americana, e o pouco que ouvimos não é nada animador.
Enquanto suas companheiras de estréia vem anunciando pilotos e mostrando seus protótipos, a equipe não é cogitada nem nas especulações envolvendo pilotos, tão comuns nesta época do ano.

Pior, o único nome citado nas últimas semanas é o do desconhecido argentino José Maria López, que entraria apenas para dar condições financeiras à equipe.

Enquanto isso, muitas publicações européias dão conta de que a equipe está com seu planejamento extremamente atrasado e que dificilmente terá um carro para alinhar no Bahrein no dia 14 de março de 2010. Mais: é anunciado que a equipe apenas está procurando um comprador para sua vaga na categoria.

Alheios a tudo isto, Anderson e Windsor seguem afirmando que os trabalhos na fábrica da equipe em Charlotte estão em dia e que a equipe terá dois carros alinhados na corrida inaugural.

Resta ver se a equipe conseguirá ter carro e pilotos para tal feito.

Razia e Parente na Virgin; Kobayashi e Baguette na Sauber

Bom dia amigos,

O mistério sobre a equipe pela qual testará Luiz Razia foi desfeito. O brasileiro, piloto da GP2 em 2009, será o piloto de testes da Virgin-Manor. Ao seu lado estará o português Álvaro Parente, de 25 anos, que também correu pela GP2 em 2009, defendendo a equipe Ocean.

Sendo assim, a Virgin completou sua lista de pilotos para 2010, na qual tem o projeto de ser a "melhor entre as estreantes", o que não é difícil, visto o estágio em que se encontram as demais equipes novatas do grid em relação à equipe de Nick Wirth.

No entanto, existe a Sauber, que não é bem uma novata. Contando com a estrutura deixada pela BMW (e por ela própria), a equipe suiça fará sua re-estréia na Fórmula 1 após 3 anos sob o comando da BMW. E, muito provavelmente terá em um de seus cockpits o japonês Kamui Kobayashi. O piloto sensação da temporada 2009 é dado como certo na equipe pelo jornal finlandês Turun Sanomat.

Além de Kobayashi, a publicação coloca o belga Bertrand Baguette, campeão da World Series by Renault como piloto de testes da equipe de Hinwill.

No entanto, o anúncio da contratação só seria feito após o anúncio do outro piloto da equipe, que pode ser o italiano Giancarlo Fisichella, já que a equipe de Peter Sauber deverá ter uma parceria com a Ferrari, o que facilitaria para o italiano, que anunciou que quer disputar a temporada mas não quer sair da equipe de Maranello.

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Razia será piloto de testes em 2010

Bom dia amigos,

Ontem, o piloto brasileiro da GP2, Luiz Razia anunciou que será piloto de testes na temporada 2010 de Fórmula 1. A equipe pela qual o piloto testará será anunciada hoje.

O piloto brasileiro teve destaque na temporada 2009 da GP2 onde conquistou uma vitória, na última corrida, em Monza. Razia terminou a temporada em 19º

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Giaffone fica em quarto e é campeão da Truck

Bom dia amigos,

Pela Fórmula Truck, foi realizada neste domingo a última prova da temporada 2009, em Brasília.

Na pista, Roberval Andrade, da Scania fez uma excelente corrida de recuperação, partindo em 18º e vencendo a prova. Mesmo assim, o feito foi insuficiente para impedir o título de Felipe Giaffone, da Volkswagen, que cruzou a linha de chegada na quarta posição, assegurando a taça.

Com o resultado, Roberval assegurou o terceiro lugar na classificação final, com 159 pontos, 10 atrás de Giaffone e 2 atrás de Valdir Benavides, da Volskwagen, que não completou a prova.
O pódio da prova foi completado por Geraldo Piquet, da Mercedes e por Djalma Fogaça, da Ford.

Com o triunfo, Giaffone chega ao seu segundo título na categoria.

Shumi na Mercedes?

Bom dia amigos,

Muito tem sido falado sobre uma possível ida do heptacampeão Michael Schumacher para a equipe Mercedes em 2010. O diretor da equipe, Norbert Haug já declarou abertamente que gostaria de contar com o alemão em sua re-estréia na categoria.

Neste cenário de especulações, o diário inglês "The Mirror" anunciou que o acordo finalmente foi feito e que giraria em torno de 20 milhões de euros, com duração de 1 ano.
Antes dos ingleses, algumas publicações alemãs já garantiram o acordo, que seria anunciado apenas em janeiro.

Mas, será que, aos 41 anos, o alemão realmente voltará à Fórmula 1?

Recentemente, Schumi declarou que foi um erro se retirar da categoria em 2006 e que, com as mudanças implantadas e com pilotos talentosos surgindo, ele sente vontade de retornar. Mais: após o acidente com Felipe Massa, o alemão quase voltou à Ferrari para substituir o brasileiro. No entanto, Schumi à época alegou não poder retornar devido a uma lesão no pescoço, sofrida em um acidente de moto.

Após este episódio, a Ferrari já tentou junto à FIA a entrada de um terceiro carro no grid, que teria como piloto o alemão, o que foi recusado pela entidade. Aí mostrou-se que Schumi realmente tem interesse em voltar.

Com o interesse da Mercedes anunciado, Schumacher se mantém alheio às especulações já que, há duas semanas declarou "estar preocupado apenas com as competições de kart". Will Weber, seu empresário nega qualquer acordo com a Mercedes, mas declarou que, se o alemão quiser voltar, ele voltará.

Particularmente acredito que Schumi ainda não tomou sua decisão e nenhum acordo foi acertado. E acredito que o que pesa na cabeça do alemão é: "voltar e ganhar ainda mais" ou "destruir o mito sobre seu nome, perdendo o campeonato e decepcionando os tifosi por abandonar a Ferrari, sua casa por 10 anos".

No entanto, apenas em janeiro saberemos para qual lado a cabeça de Schumi pendeu.

Lotus anuncia Trulli e Kovaleinen

Bom dia amigos,

A Lotus anunciou, na manhã desta segunda-feira sua dupla de pilotos para 2010. Ela será formada pelo italiano Jarno Trulli e pelo finlandês Heikki Kovaleinen.

Trulli já era dado como certo na equipe há algumas semanas, sendo que um familiar do piloto já havia anunciado o acordo no último sábado. O piloto italiano de 35 anos chega à equipe malaia após passagens por Jordan, Renault e Toyota e é, até agora, o segundo piloto mais velho do grid, perdendo apenas para o brasileiro Rubens Barrichello, 39.

Kovaleinen pode ser considerado uma surpresa, visto que seu nome não era cotado no início das especulações da equipe, que negociava com o veterano Jacques Villeneuve, além da sensação de 2009, o japonês Kamui Kobayashi. Kovaleinen, de 28 anos fará sua quarta temporada na Fórmula 1, tendo corrido antes por Renault e McLaren.

As contratações mostram que a equipe malaia tem um projeto ambicioso, já que anunciou uma dupla competente e experiente, na contramão das demais estreantes, que vem optando por pilotos "pagantes", como José Maria López, próximo de acertar com a USF1 ou de Pastor Maldonado, em acerto com a Campos.

Pelo menos neste sentido, a equipe malaia já mostra ter um futuro mais promissor que suas companheiras estreantes, sendo que pode chegar em um futuro próximo ao patamar em que a Force India chegou nesta temporada.

sábado, 12 de dezembro de 2009

Di Grassi acerta com a Manor

Bom dia amigos,

O quarto brasileiro chegou à categoria. Depois de Bruno Senna, nesta sexta-feira foi a vez de Lucas di Grassi acertar seu ingresso na principal categoria do automobilismo. O paulista de 25 anos confirmou acerto com a Manor, que trocará seu nome para Virgin na próxima semana.

O piloto, que chegou em terceiro lugar na temporada da GP2 neste ano chega à equipe de Nick Wirth após uma longa negociação com a Renault, de quem era piloto de testes e que, segundo o piloto, jamais lhe deu a mesma oportunidade que ao francês Romain Grosjean, que substituiu Nelsinho na equipe neste ano.

O anúncio oficial da contratação deve ser realizado nesta terça-feira, onde a equipe anunciará a parceria com a empresa de Richard Branson e a mudança de nome.

Com isto o piloto passa a ser o quarto brasileiro na categoria, o que não acontece desde 2004, quando o país contou com Rubens Barrichello, na Ferrari, Felipe Massa, na Sauber, Cristiano da Matta, na Toyota e Antonio Pizzonia, na Williams, substituindo o lesionado Ralf Schumacher.
Após a etapa de Hockenhein daquele ano, Da Matta foi substituído na equipe japonesa por Ricardo Zonta, não alterando a situação do país por mais três corridas, até o retorno de Ralf Schumacher.

Desta vez o país contará, além de Di Grassi com Felipe Massa, na Ferrari, Rubens Barrichello, na Williams e Bruno Senna, na Campos.

Danica acerta com a Nascar. Nelsinho testa em Janeiro

Bom dia amigos,

E a Nascar está se mostrando cada vez mais atrativa. Depois de Ryan Newman, Juan Pablo Montoya e mais recentemente Mika Salo, é a vez da americana Danica Patrick acertar com a categoria.

A piloto da equipe Andretti acertou com a JR Motorsport para disputar algumas provas pela equipe na temporada da Nationwide Series, a segunda divisão da Nascar.

Estas provas não irão influenciar na atuação da americana pela Indy, já que seu contrato com a equipe de Michael Andretti é prioritário e as provas da Nascar só serão disputadas nos fins de semana sem eventos e, em caso de um bom desempenho, pode significar uma ida futura da americana para a Sprint Cup, já que a própria piloto já afirmou ter o desejo de competir na categoria.

Além de Danica, Nelsinho Piquet está cada vez mais próximo de desembarcar na categoria. Com quase nenhuma chance de permanecer na Fórmula 1, o piloto brasileiro, que já realizou testes pela Red Horse Racing, que disputa a World Camping Truck Series, a categoria de Pick-Ups, Nelsinho voltará a testar pela categoria, estando próximo de fechar um contrato para a próxima temporada.

Quase certo na Truck Series, Nelsinho espera chegar à Sprint Cup em 2012, o que é viável, já que, como um piloto de destaque, algum tempo de experiência pode ajudá-lo a retomar o rumo de sua carreira e seguir os passos de Montoya, que após algumas temporadas conseguiu chegar ao Chase em 2009.

Basta o piloto manter a cabeça no lugar, continuar com a postura mais humilde, que vem adotando desde sua saída da Fórmula 1 e, principalmente, não tentar manipular resultados.

Nova pontuação

Bom dia amigos,

Nesta sexta-feira, a FIA em conjunto às 13 equipes do Grid e a Bernie Ecclestone anunciou o novo sistema de pontuação da Categoria.

A partir da próxima temporada os dez primeiros colocados receberão pontos (contra 8 atualmente), com o vencedor recebendo 25 pontos. Neste cenário o segundo colocado receberia 20 pontos, com o terceiro recebendo 15, seguindo-se por 10 para o 4º, 8 para o 5º, 6 para o 6º, 5 para 0 7º, 3 para o 8º, 2 para o 9º e 1 para o 10º.

Tal medida visa aumentar a disputa pelas primeiras colocações, aumentando a emoção das provas, que andam bem mornar desde a adoção do sistema de pontuação "anti-Schumacher" atual.

Além disso, outro motivo citado é o fato do aumento de carros no grid, o que não faz o menor sentido, já que no início dos anos 90 o grid de largada chegou a ter 28 carros com apenas os 6 primeiros pontuando.

No entanto, acredito que a medida é boa, já que atualmente os pilotos pensam demais antes de efetuar alguma ultrapassagem, preferindo fazer corridas mais técnicas ao invés de vencer, sendo que a partir do próximo ano, eles terão que ser mais agressivos ou ficarão para trás.

Outra vantagem do novo sistema é que teremos uma separação melhor entre os pilotos medianos e os ruins, já que pilotos como Adrian Sutil, que teve uma boa temporada, chegando diversas vezes entre os 10 primeiros, não pode ser colocado no mesmo patamar de um Jaime Alguersuari, que nada fez na categoria.

Enfim, a FIA e a FOM estão percebendo que a categoria precisa de mudanças para atrair o público de volta à categoria, já que, desde a sem graça "Era Schumacher", os fãs tem perdido o entusiasmo, embora as últimas 3 temporadas tenham sido muito boas.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Felipe: título em 2010?

Boa tarde amigos,

Cada vez mais o cenário da temporada 2010 da Fórmula 1 vem se desenhando. Pilotos vem sendo contratados, equipes e motores vem sendo definidos e há cada vez menos vagas disponíveis.

Neste cenário, a próxima temporada deve ter início com o maior número de postulantes ao título dos últimos anos, já que, se tudo seguir como o previsto teremos quatro equipes de ponta em 2010.

Dentre estes pilotos aparece a dupla da Ferrari formada pelo brasileiro Felipe Massa e pelo espanhol Fernando Alonso, considerado o melhor piloto da atualidade e recém contratado pela equipe de Maranello.

No entanto, para aqueles que imaginam que Alonso chega à Ferrari com status de primeiro piloto absoluto enganou-se. Na numeração da equipe Massa recebeu o número 7 enquanto Alonso foi o número 8.

Felipe, porém, não terá vida fácil, já que terá um bi-campeão motivado ao seu lado, que pilotou a última temporada inteira, enquanto Massa está afastado dos carros vermelhos desde o GP da Hungria, onde sofreu um grave acidente.

Massa, porém, já mostrou ter recuperado a forma em competições de kart, vencendo uma das baterias do Desafio das Estrelas e vencendo, juntamente com Di Grassi e Julio Campos as 500 milhas da Granja Viana. Estas vitórias no entanto não representam que Felipe estará rápido como era antes do acidente. Isto só teremos idéia quando começares os testes das equipes.

Mas, o que podemos afirmar é que o brasileiro está motivado, desejando retornar o quanto antes para as pistas. Isso, mais o fato de a Ferrari querer apagar a fraca temporada 2009, tendo trabalhado por quase todo o ano no carro de 2010, e com um dos melhores acertadores de carro trabalhando na equipe, não será surpresa se o brasileiro conquistar no próximo ano o título que lhe escapou em 2008.

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Chuvas em São Paulo

Boa tarde amigos,

Sei que a chuva de hoje em nada tem a ver com automobilismo. No entanto, a vergonhosa situação da cidade de São Paulo na manhã desta terça-feira não pode passar despercebida.

Afinal, para a "cidade que nunca para" e que é considerada a cidade da velocidade da América Latina, parar devido a alagamentos, ter mais de 200km de vias congestionadas e fazer com que um trabalhador leve 4 horas e meia para chegar no trabalho é, no mínimo incoerente.

Ainda mais uma cidade que declara abertamente querer sediar uma abertura de Copa do Mundo.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Thiago Camilo vence e é vice-campeão da Stock

Bom dia amigos,

Após um incrível acidente nos treinos de sexta-feira, em que Thiago Camilo bateu a mais de 200km/h, destruindo seu carro, o piloto da Vogel foi dominante em Interlagos e venceu a última prova do ano de ponta a ponta, garantindo assim o vice-campeonato da Copa Nextel Stock Car, o campeonato brasileiro da categoria.

A prova, que teve sua transmissão ofuscada no fim de semana, já que o campeão já estava definido e que a televisão só tinha olhos para a última rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, teve um Camilo dominante desde os treinos, em que liderou o Q2 e a Superpole.

Na prova, Camilo perdeu a liderança apenas na parada de boxes e chegou a abrir mais de 10s sobre Ricardo Mauricio, que cruzou em segundo lugar.

Em terceiro cruzou Max Wilson, seguido por William Starostik, pelo campeão Cacá Bueno e Xandinho Negrão, que cruzou em sexto.

Stock Light

Pela Stock Light, Rafael Daniel sagrou-se campeão graças à sorte, já que não largou e conquistou o título devido a nem Julio Campos nem Felipe Lapenna chegarem entre os dois primeiros colocados.

A prova foi vencida por Gustavo Sondermann, seguido por Tiago Gonçalves, com Campos e Lapenna na terceira e quarta posições respectivamente.

Stock jr.

Pela Stock Car Jr. Fábio Fogaça venceu em Interlagos e conquistou o último título da categoria, que no próximo ano se chamará Mini Challenge, correndo com os pequenos carros inglêses da Cooper.

Em segundo chegou João Marcelo, seguido por Rodrigo Barone e Adriano Griecco.

Pick-Up Racing

Pela categoria de Pick-Ups da Stock Car Brasil, Thiago Riberi venceu e chegou ao vice-campeonato.

Em segundo chegou Paulo Salustiano, seguido por Julio Campos e Cadu Pasetti.

Equipe de Massa vence na Granja Viana

Bom dia amigos,

Neste Sábado, na Granja Viana, em Cotia, a equipe liderada por Felipe Massa sagrou-se vencedora da tradicional prova das 500 Milhas de Granja Viana.

A equipe, composta por Felipe Massa, Lucas di Grassi e Julio Campos liderou por quase toda a prova, perdendo a posição apenas nas paradas de boxe. Com a vitória, Felipe Massa chega ao seu terceiro triunfo na competição.

Maior vencedor da história da competição, Rubens Barrichello (8 vitórias) foi apenas o terceiro.
Composta por Barrichello, Tony Kanaan, Marco Andretti, Felipe Giaffone, Renato Russo e Oswaldo Negri, a equipe foi a responsável por tirar a equipe de Massa da ponta por alguns momentos.
Transcorridas 8 horas de prova, a equipe de Massa fez a parada obrigatória de 15 minutos nos boxes. No entanto, Barrichello, após algumas voltas foi superado, na pista por Lucas di Grassi.

A partir daí, o kart número 19 apenas administrou a vantagem, cruzando em primeiro, seguido pela equipe Techspeed, liderada por Ricardo Zonta, seguidos pela equipe de Barrichello. A segunda equipe da família Massa, liderada pelo irmão de Felipe, Dudu, e que tinha Bia Figueiredo entre seus integrantes, terminou em décimo.

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Raikkonen fecha com Citroen no WRC

Bom dia amigos,

Agora é oficial. Kimi Raikkonen correrá o Mundial de Rali na temporada 2010. O piloto finlandês assinou contrato de um ano para correr na equipe Red Bull, equipe junior da montadora francesa Citroen.

Com isto, o finlandês realiza seu desejo de correr nos Mundial de Rali. "Sempre quis competir no rally, especialmente no Campeonato Mundial, em algum momento da minha carreira. Agradeço muito a Red Bull por me dar a oportunidade de dirigir um dos melhores carros da categoria", declarou o piloto.

Raikkonen fará sua re-estréia na categoria, já que correu o Rali da Finlândia neste ano, com a equipe Tommi Makinen Racing em carro Fiat. Ele terá como companheiro de equipe o francês Sebastien Ogier.

Além disto, este acordo com a Red Bull pode costurar o retorno do finlandês à Fórmula 1 em 2011, correndo pela equipe austríaca, acordo este que vem sendo noticiado na imprensa nas últimas semanas.

Vamos ver qual será o desempenho do piloto nos ralis, já que sua experiência na categoria é mínima e se este acordo não seria apenas uma "ponte" para pilotar pela Red Bull em 2011.

Prodrive pode adquirir Renault

Bom dia amigos,

E o futuro da Renault segue indefinido.

Rumores apontam agora para uma provável venda da estrutura e vaga da equipe para a Prodrive, equipe comandada pelo ex-chefe da extinta BAR, David Richards e que tentou, sem sucesso entrar nas duas últimas temporadas de Fórmula 1 (2008 e 2009) e foi preterida na escolha das equipes para a temporada 2010.

A equipe adquiria as instalações da equipe francesa, que deixaria a categoria como equipe oficial, passando a ser apenas fornecedora de motores para as equipes Red Bull e para a própria Prodrive.

Com isto, o polonês Robert Kubica se manteria na equipe e poderia ter ao seu lado o veterano canadense Jacques Villeneuve, nome preferido pela Prodrive, além de ser um dos articuladores da negociação.

Realmente, a Renault parece estar cada vez mais fora da Fórmula 1. Vamos ver qual será a postura da equipe nas negociações, que devem ter seu futuro anunciado nos próximos dias. Porém, uma coisa é certa. Kubica não deve estar nada satisfeito...

Sauber confirmada na temporada 2010

Bom dia amigos,

Nesta quinta-feira a FIA confirmou a equipe Sauber como a 13ª equipe para a temporada 2010 de Fórmula 1.

A equipe, que foi readquirida pelo suiço Peter Sauber (que a havia vendido para a BMW em 2005) após a decisão da BMW de deixar a categoria, ocupará a vaga deixada pela Toyota, que anunciou em definitivo a sua retirada.

A equipe agora, negocia com uma dupla de pilotos para a próxima temporada, na qual deve correr com motores Ferrari, como acontecia antes de sua venda à BMW.

Será interessante ver de volta uma das mais tradicionais equipes e que foi responsável por lançar talentos como Felipe Massa e Kimi Raikkonen.

Vamos ver como Peter Sauber se sairá comandando sua equipe nesta nova era da Fórmula 1.

Ricciardo termina último dia de testes na frente

Bom dia amigos,

No último dia de testes das equipes em Jerez de la Frontera, Espanha, o australiano Daniel Ricciardo, que já havia impressionado os integrantes da equipe Red Bull, fez ainda melhor, cravando o melhor tempo do último dia de testes e de toda a semana.

Ricciardo, a bordo do RB5, o mesmo modelo que deu o vice-campeonato dos contrutores à equipe austríaca, conseguiu um tempo de 1min17s418, mais de 0s6 à frente do segundo colocado, o britânico Paul di Resta, da Force India.

Dono da melhor marca na quarta-feira, o britânico Gary Paffett ficou com a terceira posição nesta quinta, seguido pela Brawn pilotada por Mike Conway, piloto da Dreyer & Reinbold Racing, da Indy.

Completaram os seis primeiros o alemão Nico Hulkenberg, companheiro de Barrichello na Williams e o belga Bertrand Baguette, campeão da World Series by Renault, a bordo de uma BMW.

O brasileiro Lucas di Grass novamente não conseguiu andar entre os líderes. A bordo de uma Renault, o brasileiro fez 1min19s602, ficando em nono entre os dezesseis participantes.

Mesmo com o desempenho aquém do esperado Di Grassi ficou à frente dos carros da Ferrari, que promoveu a estréia dos pilotos Pablo Sánchez López(MEX), Daniel Zampieri(ITA) e Marco Zipoli(ITA), além de ficar a frente do outro carro da Renault, pilotado pelo chinês Ho-Pin Tung.

Os testes em Jerez marcaram a despedida das equipes BMW e Brawn, já que a montadora alemã deixou a categoria e a equipe inglesa foi adquirida pela Mercedes-Benz e passa a se chamar Mercedes GP.

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Ferrari contrata "novo Massa"

Bom dia amigos,

A Ferrari fechou, nesta quarta-feira, um contrato de longa duração com o atual campeão da Fórmula 3 Européia, o francês Jules Bianchi.

Apontando por alguns como o Novo Massa, o piloto francês fechou um contrato nos moldes do assinado pelo brasileiro no princípio da carreira européia.

Sendo assim, Bianchi não deverá integrar a equipe de Maranello na próxima temporada, visto que a equipe conta com Fisichella, Badoer e Gené como pilotos de testes.

No entanto, Bianchi faz parte de um projeto a longo prazo da equipe, que pretende agir com o francês como fez com Massa, observando-os em outras categorias, dando espaços para testes, até o momento em que ele esteja preparado para assumir o cockpit da equipe.

Coincidentemente, o empresário de Bianchi é Nicholas Todt, empresário de Massa e filho do ex-chefe de equipe da Ferrari e atual presidente da FIA, Jean Todt.

No entanto, Bianchi aparentemente é mais do que apenas um piloto bem acessorado. Na última temporada da Fórmula 3, o francês venceu 9 das 20 provas disputadas, sendo campeão com 39 pontos a mais que o segundo colocado.

Seu desempenho em categorias menores indica que ele tem potencial, o que levou-o à GP2 Ásia, local onde ele pode conseguir uma posição de maior destaque, para competir na GP2, último estágio antes da Fórmula 1.

Contudo, com o desempenho apresentado nas categorias de base e com um padrinho forte, o francês tem tudo para seguir os passos de seu "predecessor"

Gary Paffett fecha dia na frente em Jerez

Bom dia amigos,

No segundo dia de testes para jovens pilotos, realizado em Jerez de la Frontera, Espanha, o "veterano" Gary Paffett ficou com o melhor tempo.

A bordo de uma McLaren, o piloto britânico, que corre pelaa Mercedes no DTM, fez 1min18s718 em 80 voltas dadas.

O segundo melhor tempo foi registrado pelo único piloto dentre os participantes que está certo para a temporada 2010, o alemão Nico Hulkenberg. O companheiro de Barrichello na Williams fez 1min19s184, após 94 voltas.

Em terceiro, o australiano Daniel Ricciardo, campeão da Fórmula 3 Inglesa. O piloto, que vem surpreendendo os integrantes da Red Bull fechou o dia com 1min19s243, com as mesmas 94 voltas de Hulkenberg.

Completaram a lista dos 6 primeiros, o britânico Paul di Resta, com a Force India, o mexicano Esteban Gutierrez, com a BMW e o também britânico Mike Conway, com a Brawn.

O brasileiro Lucas di Grassi, com a Renault, foi prejudicado por ter ido à pista somente à tarde, quando a chuva apertou no circuito. Sendo assim, Di Grassi fez apenas o décimo tempo, atrás de Jules Bianchi, com a Ferrari e à frente da outra Renault, pilotada pelo chinês Ho-Pin Tung.

As equipes voltam à pista nesta quinta-feira.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Soucek lidera testes em Jerez

Bom dia amigos,

Nesta terça-feira as equipes de Fórmula 1 foram à pista em Jerez de La Frontera, Espanha.

Na pista, jovens talentos, a maioria tendo sua primeira experiência em um carro de Fórmula 1, visando um espaço na temporada 2010.

E, ao fim de 2 sessões de treinos, realizados na manhã e tarde desta terça. o espanhol Andy Soucek, atual campeão da Fórmula 2 foi o destaque, conseguindo o melhor tempo do dia, a bordo de uma Williams, com o tempo de 1min19s168, tendo dado 87 voltas na pista.

O espanhol, que ao fim do treino voltou a afirmar que merece um lugar na categoria máxima do automobilismo em 2010, ficou a frente de "veteranos" em Fórmula 1, como os britânicos Paul di Resta e Gary Paffett, ambos pilotos da Mercedes no DTM, que pilotaram Force India e McLaren respectivamente.

Atrás deles, o australiano Daniel Ricciardo, campeão da Fórmula 3 inglesa, com a Red Bull, seguido pelo francês Jules Bianchi, campeão da Fórmula 3 européia, com a Ferrari.

Além deles foram à pista nomes como o do inglês Mike Conway, piloto da Indy, ficando em sexto com a Brawn, o campeão da World Series By Renault, o belga Bertrand Baguette, nono com a Renault, o campeão da Indy Lights, o americano J.R. Hildebrand, 10º com a Force India e o piloto de testes da Toro Rosso, Brendon Hartley, 12º e último colocado.

O Mr. Mônaco

Bom dia amigos,

No último dia 29 de novembro, fez-se 34 anos da morte do ex-piloto inglês Graham Hill. O piloto morreu em 29 de novembro de 1975, quando o avião que pilotava caiu, em meio a um nevoeiro, matando, além do inglês, mais 5 pessoas, todos componentes da equipe Embassy Hill, de propriedade do inglês.

Mas, afinal, quem foi Graham Hill?

Muitos, como eu, que acompanharam apenas a fase contemporânea da Fórmula 1 (no meu caso particularmente, desde os tempos de Ayrton Senna), tem como único conhecimento sobre Graham Hill o fato de ser o pai do campeão mundial de 1996, o também inglês Damon Hill.

No entanto, Graham é muito mais que apenas o pai de um campeão mundial. Campeão em 1962 e 1968, o Mr.Mônaco, como ficou conhecido, é o piloto com maior número de temporadas na principal categoria do automobilismo (feito que será igualado pelo brasileiro Rubens Barrichello em 2010), além de ter sido o maior vencedor do tradicional Grande Prêmio de Mônaco durante muitos anos, com 5 vitórias (sendo superado por Ayrton Senna em 1993).

Some-se isto ao fato do inglês ser o único piloto até hoje a vencer a Tríplice Coroa do Automobilismo em ambas as suas formas (500 milhas de Indianápolis, Grande Prêmio de Mônaco e 24 horas de Le Mans ou 500 milhas de Indianápolis, Campeonato de Fórmula 1 e 24 horas de Le Mans) e veja que ele é um ícone no automobilismo mundial, que, em tempos de profissionalismo máximo entre os pilotos, que dificilmente disputam provas em competições diferentes, dificilmente terá seu feito superado.

Além de ser um grande vencedor, o piloto tornou conhecido por suas muitas aparições na mídia, por seu estilo extremo, tanto nas pistas quanto fora delas, por sua paciência e, principalmente, por ser um sobrevivente, já que sofreu muitos acidentes em sua carreira, tendo o mais grave ocorrido em 1969, no Grande Prêmio dos Estados Unidos, realizado em Watkins Glen, no qual ele quebrou as duas pernas e ficou o restante da temporada sem correr.

Em sua volta, Hill jamais alcançou o mesmo sucesso conquistado antes do acidente, até sua morte em 1975 (quando ainda disputava o campeonato de Fórmula 1).

No entanto, suas conquistas e seu estilo de pilotagem foram o suficiente para colocá-lo entre os maiores pilotos da história do automobilismo.

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Resultados em Interlagos

Bom dia amigos,

Neste fim de semana, em Interlagos, ocorreram provas valendo por três competições diferentes: a GT3 Brasil, o Trofeo Maseratti e a Copa Clio.

GT3 Brasil

Pela GT3 Brasil, que teve duas provas realizadas, no sábado e no domingo respectivamente.

Na primeira prova, a dupla formada por Valdeno Brito e Miguel Paludo, pilotando um Posche sagrou-se vencedora, à frente de Marcelo Hahn e Allan Khodair, representando a Ferrari. Completaram o pódio Hoover Orsi e Julio Campos, com os campeões antecipados Rafael Derani e Claudio Ricci em quarto.

Na segunda prova, a dupla da Lamborghini, formada por Cláudio Dahruj e Rafael Daniel terminou em primeiro, com Valdeno Brito e Miguel Paludo em segundo e Bruno Garfinkel e Chico Serra, também representando a Lamborghini ficaram em terceiro. Os campeões Ricci e Derani não terminaram a prova.

A prova encerrou a temporada 2009 da GT3 Brasil.

Copa Clio

Pela Copa Clio, Rodolfo Pousa foi o vencedor da prova. No entanto, as atenções estavam voltadas para José Vitte, que terminou na terceira posição e sagrou-se o campeão da temporada.

Em segundo lugar ficou Willians Farias, com Raulino Kreis Jr em quarto, seguido por Luciano Kubrusly e Zigomar de Farias.

Trofeo Maseratti

Pelo Trofeo Maseratti, Ricardo Ribeiro venceu a prova, seguido por Cleber Faria, que sagrou-se campeão da temporada.

Faria conquistou o título já que seus rivais na disputa, André Posses e Pedro Queirolo chegaram em nono e 17º colocados, respectivamente.

Em terceiro lugar ficou a dupla formada por Sérgio Laganá e Allam Hellmeister, seguidos por Alexandre Morsa, Marcello Sant'Anna e Renan Guerra.

domingo, 29 de novembro de 2009

Com vitória de Massa, Schumi é campeão do Desafio das Estrelas

Boa tarde amigos,

Neste domingo, o alemão Michael Schumacher sagrou-se campeão do Desafio Internacional das Estrelas, competição de kart que teve lugar no kartódromo da Arena Sapiens Parque, em Florianópolis.

O alemão conquistou o título com uma vitória na primeira bateria, realizada neste sábado, na qual, após largar em sexto e ir galgando posições, contou com o enrosco entre o italiano Vitantonio Liuzzi e o brasileiro Vítor Meira e ultrapassou os dois, assumindo a ponta e vencendo a prova.

Na segunda bateria, Schumi, após largar em oitavo e cair para décimo na largada, foi, aos poucos, ganhando posições, chegando em segundo lugar, atrás do vencedor da bateria, o brasileiro Felipe Massa.

Com a conquista, Schumacher chega ao seu segundo triunfo na competição, que é disputada desde 2005, e que, além do alemão, conta com conquistas dos brasileiros Daniel Serra, Felipe Massa e Rubens Barrichello, e que vem, cada dia mais crescendo em importância no cenário nacional e mundial.

E, numa competição entre amigos como esta, pudemos ver mais um show de pilotagem do alemão, que mostrou seu talento em ambas as baterias, além do retorno de Felipe Massa às pistas, em uma excelente forma, mostrando que está preparado para seu retorno à principal categoria do automobilismo mundial.

sábado, 28 de novembro de 2009

Fim de semana "nacional" da velocidade

Bom dia amigos,

Com a maior parte das competições chegando ao seu fim, teremos um final de semana nacional no automobilismo.

Nenhuma dentre as principais competições internacionais terá eventos neste final de semana.

No entanto, isto não é motivo para desânimo, afinal, no cenário nacional teremos quatro eventos importantes ocorrendo.

Desafio Internacional das Estrelas

A tradicional prova de kart (que apesar de ter Internacional no nome, conta em sua grande maioria com pilotos brasileiros), acontecerá neste final de semana na Arena Sapiens Parque, em Florianópolis.

A competição, que é disputada desde 2005, é organizada por Felipe Massa e conta com a presença de grandes nomes do automobilismo mundial (na maioria brazucas), como Michael Schumacher, Rubens Barrichello, Tony Kanaan, Lucas di Grassi, dentre outros.

A prova, que desde 2006 é disputada na capital paranaense, deixa o Kartódromo dos Ingleses, onde foi disputada nos últimos três anos, para ser disputada em uma nova pista, projetada por Di Grassi, e construída para a prova.

O treino classificatório começa às 13:30 deste sábado, enquanto a primeira bateria acontece às 16 horas.

A segunda bateria acontece às 11 horas deste domingo.


Competições em Interlagos

Além da disputa em Florianópois, o Autódromo de Interlagos recebe uma overdose de corridas neste final de semana.

A principal delas, a rodada dupla da GT3 Brasil, que, apesar de já ter a dupla formada por Rafael Derani e Claudio Ricci como campeões, sempre é atrativa, devido aos carros e pilotos participantes.

Neste fim de semana, David Muffato se junta a outros nomes da Stock Car, como Allam Khodair e Daniel Serra, que disputam a categoria, que conta com Ferraris, Lamborghinis e Vipers.

Como complemento do evento, serão disputadas as etapas da Copa Clio e do Trofeo Maseratti, categorias monomarcas, que são responsáveis pelo lançamento de muitos pilotos que fazer sucesso hoje em competições como a GT3, a Stock Car ou competições internacionais, como o WTCC.


Enfim, um interessante fim de semana, repleto de disputas nacionais

O retorno da Sauber

Bom dia amigos,

A direção da equipe BMW anunciou a venda de seu espólio ao seu antigo dono, o suiço Peter Sauber.

A condição estipulada pela BMW_ que anunciou neste ano que deixaria a Fórmula 1 para vender a equipe a Sauber foi que o time tenha uma vaga no grid em 2010.

Com isto, a equipe Sauber, que competiu na categoria entre 1993 e 2005 (até ser vendida para a BMW) tem grandes chances de retornar à Fórmula 1 no próximo ano, desde que a Toyota não consiga vender seu espólio.

A equipe suiça manterá a fábrica em Hinwill, embora cogite reduzir o quadro de funcionários, devido à diminuição dos recursos financeiros.

No entanto, a proximidade entre Sauber e o presidente da FIA, Jean Todt deve garantir a presença da equipe, que deverá utilizar motores Ferrari, no grid de largada do Bahrein, no início da próxima temporda

Moto-GP fora de Interlagos

Bom dia amigos,

Após intensas negociações, a cidade de São Paulo não conseguiu trazer mais um grande evento automobilístico para a cidade.

A organização do Autódromo de Interlagos, que vinha em negociações com a FIM para trazer a Moto-GP para o país em 2011, anunciou que não chegou a um acordo com a categoria.

O principal motivo seriam as reformas solicitadas pela entidade, visto que a corrida deveria acontecer em sentido horário, ao contrário do que acontece na Fórmula 1, que corre em sentido anti-horário.

Com esta mudança, seriam necessárias alterações no traçado e, principalmente nas áreas de escape, o que consumiria muitos recursos e, segundo os organizadores, afetaria negativamente o traçado utilizado pela Fórmula 1.

É uma pena, pois os paulistas, apaixonados por velocidade, adorariam ver a competição ocorrendo na cidade.

GP do Canadá confirma participação

Bom dia amigos,

Na noite da última sexta-feira, os organizadores do GP do Canadá confirmaram a presença do Grande Prêmio na temporada 2010 de Fórmula 1.

Os organizadores do GP, que ficou de fora da temporada neste ano, chegaram a um acordo com Bernie Ecclestone sobre os valores do GP, que terá o incentivo do governo local, principal fator decisivo para a realização do GP, visto que conseguiu levantar cerca de 8,5 milhões de libras (cerca de R$ 24,3 mi) para assegurar a disputa nos próximos cinco anos.

Com isto, a Fórmula 1 volta à América do Norte após sua ausência em 2009, e, para fechar o calendário de 2010, fica faltando apenas o acerto entre Ecclestone e o tradicional GP da Inglaterra, que segue com local indefinido.

Force India confirma sua dupla de pilotos para 2010

Bom dia amigos,

Apesar das especulações que envolviam nomes como Nelsinho Piquet, Paul di Resta, Karum Chandhok e Pero De La Rosa, a equipe Force India confirmou que mantém a sua atual dupla de pilotos para a próxima temporada.

Esta definição já era esperada, já que a equipe, que teve uma grande evolução na última temporada esforçava-se para segurar Sutil, que era pretendido por outras equipes. Com relação a Liuzzi, mesmo antes da saída de Fisichella, ele já havia anunciado a existência de um pré-contrato para correr com a equipe na temporada 2010.

Mantendo a dupla, a equipe espera alçar vôos mais altos, já que a equipe vem em larga evolução e tem recursos para isto.

Resta ver como se portará a equipe no próximo ano, no meio de gigantes como Mercedes, McLaren, Ferrari e Red Bull, e se conseguirá superar os 13 pontos conquistados na última temporada.

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Indy em São Paulo

Bom dia amigos,

Após meses de indefinição a etapa brasileira da Indycar Series já tem lugar definido.

A prefeitura de São Paulo, nesta quarta-feira emitiu um comunicado confirmando a realização da prova nas ruas da capital paulista.

A etapa, que abrirá a temporada da Indy em 2010 não tinha local definido, sendo que a capital paulista corria por fora contra cidades como Ribeirão Preto, Salvador e Rio de Janeiro, cidade que chegou a ser confirmada pela organização da Indy, mas que acabou voltando atrás após a não concretização do acordo.

A corrida deverá ser realizada em uma área próxima ao Sambódromo do Anhembi, nas proximidades da Marginal Tietê, na Zona Norte da capital.

"Enquanto nosso foco principal continua sendo construir a Indycar nos Estados Unidos, a corrida em São Paulo nos oferece uma única oportunidade para visitar um paós que tem uma grande paixão pelos monopostos. Com o forte apoio da Apex Brasil, o pacote televisivo da TV Bandeirantes, o grande número de pilotos brasileiros e a oportunidade de um traçado único, esta corrida faz sentido nas partes de negócios e competição", afirmou Terry Angstadt, presidente da divisão comercial da Indy.

Com a confirmação de mais um evento internacional, a capital paulista, que já sedia a única etapa latino-americana de Fórmula 1, bem como outras categorias, consolida-se na posição de capital do automobilismo na América Latina.

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A volta de Schumi

Boa tarde amigos,

Muito tem-se falado nestes últimos dias sobre uma possível volta de Michael Schumacher à Fórmula 1. O piloto estaria negociando com a Mercedes para fazer uma dupla alemã com o promissor Nico Rosberg e pilotaria uma das novas flechas de prata em 2010.

Mas, quanto disso pode ser encarado como verdade?

Schumi realmente deseja voltar às pistas. Isto pode ser visto em suas entrevistas, onde ele próprio afirma que deixou a categoria máxima do automobilismo cedo demais, por não sentir-se motivado à época e que, com as mudanças no regulamento e novos talentos surgindo, ele tem vontade de por-se a prova.

No entanto, o fato é que Schumi é um campeão aposentado, que não corre em um carro de Fórmula 1 (exceção feita ao teste realizado com o F2007 neste ano) a três anos e que, sua forma física já não é a de um garoto.

Porém, se a forma física já não é a mesma, ele compensa isso com seu talento, indiscutível. Talento que, como estamos vendo com Ronaldo no futebol, supera qualquer desvantagem física.

Então, qual seria o impecílio para a volta do maior vencedor da história da categoria?

Vejo duas coisas que barram esta volta de Schumi à Fórmula 1:

A primeira é a do mito. Schumi construiu uma lenda em torno de seu nome, com seu desempenho e suas conquistas, e, um retorno mal-sucedido poderia manchar um pouco do mito e da história construída pelo piloto na categoria, bem como seu prestígio como "o maior de todos os tempos".

A segunda é o marketing. Schumacher construiu uma carreira tão próxima à Ferrari que é difícil lembrar do alemão sem lembrar-se de seu macacão vermelho, ou da figura dele regendo o hino italiano no alto do pódio. A história de Schumacher e da Ferrari se tornaram tão próximas que poucos lembram que seus dois primeiros títulos foram conquistados pela Benetton.

Por estes motivos não acredito em um retorno do alemão à Fórmula 1, mesmo que a bordo de uma Ferrari, salvo por algum motivo especial como uma homenagem, pois, além de não ter mais nada a provar a ninguém, Schumi tem muito mais a ganhar participando de eventos festivos do que colocando sua cabeça a prêmio em uma Fórmula 1 diferente da qual ele fez história.

História esta que terminou a longínquos 3 anos.

Lista de pilotos para o Desafio das Estrelas

Boa tarde amigos,

A organização do Desafio Internacional das Estrelas confirmou nesta quarta-feira a lista oficial com os pilotos que disputarão a prova de kart em Florianópolis neste fim de semana.

No total 25 pilotos confirmaram presença na competição, sendo em sua maioria pilotos participantes do Campeonato Brasileiro de Stock Car.

Além deles, pilotos da Fórmula 1 e Indy também confirmaram presença na competição, embora existam importantes baixas da listagem original, como os pilotos de testes da Ferrari, Giancarlo Fisichella e Luca Badoer.

Veja abaixo a listagem dos pilotos confirmados para a disputa e sua respectiva numeração:

1 - Michael Schumacher (ex-Fórmula 1)
2 - Raphael Matos (Fórmula Indy)
3 - Antonio Pizzonia (Fórmula Superleague)
5 - Mario Moraes (Fórmula Indy)
6 - Tony Kanaan (Fórmula Indy)
7 - Christian Fittipaldi (ex-Fórmula 1, Fórmula Indy e Nascar)
8 - Eduardo Berlanda (Copa Vicar, na Stock Car)
10 - Ricardo Zonta (Stock Car e Grand Am)
11 - Rubens Barrichello (Fórmula 1)
14 - Luciano Burti (Stock Car)
15 - Felipe Giaffone (Fórmula Truck)
16 - Enrique Bernoldi (Fórmula Superleague e FIA GT)
17 - João Paulo Oliveira (Super GT Japão)
18 - Lucas Di Grassi (Fórmula 1 - piloto de testes)
19 - Felipe Massa (Fórmula 1)
20 - Vitantonio Liuzzi (Fórmula 1)
21 - Bia Figueiredo (Indy Lights)
23 - Duda Pamplona (Stock Car)
27 - Vitor Meira (Fórmula Indy)
50 - Nelsinho Piquet (ex-Fórmula 1)
65 - Max Wilson (Stock Car)
74 - Popó Bueno (Stock Car)
77 - Tarso Marques (Stock Car)
80 - Marcos Gomes (Stock Car)
99 - Xandinho Negrão (Stock Car)

Fórmula 1: Mercado de pilotos

Bom dia amigos,

Estamos chegando ao fim de 2009. Enquanto isso, a próxima temporada da principal categoria do automobilismo mundial segue em um mar de indefinições para 2010.

Até agora, apenas 11 equipes estão confirmadas para o GP do Bahrein de 2010, dentre as quais, quatro correm contra o tempo para construir, testar, homologar seus carros e ainda conseguir patrocínios para alinhar no grid de largada na primeira etapa do próximo ano.

Além disso, das 11 confirmadas, apenas 5 equipes tem sua dupla de pilotos fechada para a próxima temporada, enquanto duas equipes sequer contrataram um piloto para pilotar seus carros.

Enquanto isto, Renault e Sauber seguem no aguardo de definições. A equipe francesa aguarda a decisão da diretoria da montadora, que definirá se a equipe permanece na categoria, decisão esta que será feita ao final do ano. A equipe suiça aguarda definição da FIA sobre sua inscrição, já que o espólio da BMW não tem vaga garantida por não ter assinado o Pacto de Concórdia.

Segue abaixo como anda a definição das equipes:

Mercedes
Definidos: Nico Rosberg
possíveis nomes: Nick Heidfeld, Kimi Raikkonen, Michael Schumacher

Red Bull
Definidos: Sebastian Vettel e Mark Webber

McLaren
Definidos: Lewis Hamilton e Jenson Button

Ferrari
Definidos: Felipe Massa e Fernando Alonso

Williams
Definidos: Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg

Renault (participação indefinida)
Definidos: Robert Kubica
possíveis nomes: Vitaly Petrov, Kamui Kobayashi, Lucas di Grassi, Heikki Kovaleinen, Frank Montagny, Bertrand Baguette, Romain Grosjean

Force India
Definidos: Adrian Sutil
possíveis nomes: Vitantonio Liuzzi, Pedro de La Rosa, Paul di Resta, Nelsinho Piquet

Toro Rosso
Definidos: Sebastien Buemi e Jaime Alguersuari

Manor
Definidos: Timo Glock
possíveis nomes: Lucas di Grassi, Heikki Kovalainen, Christian Klien, Anthony Davidson, James Rossitter

Campos Meta
Definidos: Bruno Senna
possíveis nomes: Vitaly Petrov, Pastor Maldonado, Andy Soucek, Roldán Rodriguez

USF1
possíveis nomes: Jaques Villeneuve, Alexander Wurz, Pedro de La Rosa, José Maria Lopez, Johnatan Summerton, Kyle Busch, Scott Speed

Lotus
possíveis nomes: Jarno Trulli, Kamui Kobayashi

Sauber (participação indefinida)
possíveis nomes: Nick Heidfeld, Christian Klien

Enquanto o mercado não se define, seguem as especulações sobre o futuro de pilotos e equipes para uma temporada que será marcada pela grande quantidade de mudanças, bem como, pela possível volta da Fórmula 1 "garajista".

Andretti Green torna-se apenas Andretti

Bom dia amigos,

A equipe Andretti Green Racing, que disputa o campeonato da Indycar Series passa por um processo de reestruturação, com os sócios Kim Green e Kevin Savoree deixando a equipe, que passa a se chamar Andretti Autosport, sob o comando do ex-piloto de Fórmula 1 e Indy, Michael Andretti.

Green e Savoree por sua vez, passarão a administrar a Andretti Green Promotions, empresa que administra os GPs de Toronto e São Petesburgo.

A equipe de Michael Andretti está confirmada para 2010 na categoria. No entanto ainda não confirmou seus pilotos. Tony Kanaan, Danica Patrick e Marco Andretti devem permanecer na equipe, enquanto o japonês Hideki Mutoh deve dar lugar a Ryan Hunter-Reay, que chegaria à equipe "bancado" pela Izod, empresa que tornou-se Title Sponsor da categoria.

Além deles, o francês Frank Montagny, que competiu algumas provas pela equipe, não deve permanecer no próximo ano, estando inclusive no aguardo de uma das vagas da equipe Renault na Fórmula 1, caso a equipe francesa permaneça na categoria.

Indy: Penske confirma Will Power para 2010

Bom dia amigos,

Pela Indycar Series, a nossa querida Fórmula Indy, a equipe Penske confirmou que correrá com três carros na próxima temporada.

Depois de ter Will Power pilotando em apenas seis etapas em 2009, o piloto foi confirmado como companheiro de Hélio Castroneves e do vice-campeão Ryan Briscoe para a temporada de 2010.

Com isso a equipe volta a disputar uma temporada com três carros após 16 anos. A última vez foi em 1994 com Al Unser Jr., Emerson Fittipaldi e Paul Tracy.

"É um sonho para mim poder competir durante uma temporada completa em uma equipe como a Penske. Se este já foi bom e foi minha melhor experiência no automobilismo, eu não vejo a hora de chegar 2010 e competir. Eu só posso agradecer a Verizon e ao Roger por mais esta oportunidade em minha vida", disse o australiano, que chega à sua terceira temporada pela IndyCar Series (correu dois anos pela extinta ChampCar).

Com esta contratação a empresa Verizon passa a ser anunciante em todos os carros da Penske, tornando-se o maior anunciante da equipe, tanto na Indy quanto na Nascar.

terça-feira, 24 de novembro de 2009

Final de ano: Competições de Kart à vista

Boa noite amigos,

Chegando o final de ano começam as competições especiais pelo mundo.
E como normalmente essas competições são amistosas, para diversão ou beneficentes, e como a maior parte dos pilotos das diversas categorias do automobilismo tem sua origem no kart, boa parte das competições utilizam os gloriosos carrinhos que tanto fascinam os pilotos.

Na última semana, nos Estados Unidos foi realizada a competição chamada de SuperKart, na qual mais de 400 pilotos de diversas nacionalidades, divididos em 9 categorias diferentes competiram durante 3 dias.

Entre pilotos famosos, alguns com passagem pela Fórmula 1, como Nelsinho Piquet, Michael Schumacher e Sebastien Buemi, nomes desconhecidos, de kartistas profissionais, como o vencedor da categoria Superpro, na qual participaram os pilotos de Fórmula 1, o holandês Bas Lammers, ex-campeão europeu.

No Brasil, nas próximas 2 semanas, dois tradicionais eventos de kart acontecerão.

Com a participação dos principais nomes do automobilismo brasileiro e alguns pilotos estrangeiros, como Michael Schumacher, Giancarlo Fisichella e Luca Badoer, o Desafio Internacional das Estrelas, competição organizada por Felipe Massa, será realizado em Florianópolis, em pista desenhada por Lucas di Grassi.

A competição que é disputada desde 2005, conta cada vez mais com nomes de expressão internacional, como Rubens Barrichello, Felipe Massa, Tony Kanaan, Jaques Villeneuve, além dos acima citados, e tem todo ano disputas emocionantes, como a que envolveu Barrichello e Schumacher no último ano.

Uma semana depois, na Granja Viana, em São Paulo, será realizada a tradicional prova das 500 milhas da Granja Viana, tradicional competição de Endurance, na qual os pilotos se revezam dentro de suas equipes para a disputa.

A competição conta com diversos pilotos famosos, como Massa, Barrichello, Kanaan, Felipe Giaffone, Mario Moraes, Lucas di Grassi, dentre outros, além de jornalistas, amigos e parentes de pilotos, ex-pilotos e diversas pessoas ligadas ao mundo da velocidade.

Enfim, muitas competições de exibição que valem a pena ser acompanhadas por quem gosta de velocidade, e por quem gosta de ver pilotos de diversas categorias e estilos disputando em um terreno de pessoas comuns.

Mercedes contrata Rosberg

Bom dia amigos,

Finalmente, após meses de especulação, o alemão Nico Rosberg definiu seu futuro na Fórmula 1. Agora, oficialmente, o alemão é piloto da Mercedes.

O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira pelo piloto, juntamente com o chefe da equipe, Ross Brawn e do diretor esportivo da Mercedes, Norbert Haug.

"Estou muito feliz por fazer parte do retorno das 'Flechas de Prata' em 2010 como piloto da Mercedes. Nenhuma outra marca na F-1 tem um passado de tanto sucesso e tradição no automobilismo. Estou muito orgulhoso porque agora trabalharei na nova equipe Mercedes e com Ross Brawn. Estou mais motivado que nunca e mal posso esperar para testar com as 'Flechas de Prata' e pela primeira corrida da temporada no Bahrein, em março.", disse Rosberg ao anunciar sua nova equipe.

A contratação vai de encontro ao desejo da Mercedes, que desde os tempos de McLaren gostaria de contar com o alemão, sendo inclusive este um dos fatores que levaram à dissolução da parceria com a equipe inglesa.

No entanto, a situação do piloto é melhor do que ele próprio imaginava, já que, ao contrário do que aconteceria se Button ainda estivesse na equipe, Rosberg deve ser o primeiro piloto da escuderia, já que dentre os nomes citados era o preferido da diretoria da Mercedes.

Resta ver qual será o desempenho do piloto alemão, que provou ser rápido e de certa forma constante pilotando um carro mediano como o da Williams, e que terá agora uma equipe forte financeiramente para dar-lhe um carro bom.

Mais um piloto entrando na difícil briga que será o campeonato de 2010.

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Outros resultados do Fim de Semana

Bom dia amigos,

Seguem outros resultados do fim de semana da velocidade

Nascar Nationwide Series

Em Homstead, pela Nascar Nationwide Series, Kyle Busch venceu a prova e consolidou o título da principal categoria de acesso da Nascar.

Ele cruzou à frente do vice-campeão Carl Edwards, que chegou em segundo. Em terceiro ficou Jeff Burton, seguido por Joey Logano.

Nascar Camping World Truck Series

Ainda em Homstead, Ron Hornaday conquisou o título da categoria de Pick-Ups da Nascar após cruzar em oitavo lugar na prova. O piloto, que chegou ao seu quarto título na categoria, viu seu principal adversário, Matt Crafton cruzar em segundo, o que foi insuficiente para garantir o título.

O vencedor da prova foi Kevin Havrick, apenas o 27º no campeonato

GP de Macau de F3

Pela tradicional prova de Macau de Fórmula 3, corrida que é disputada anualmente e que não tem reflexo em nenhum campeonato oficial, o italiano Edoardo Mortara sagrou-se vencedor, após largar na 3ª posição, conseguida no Qualifying Race.

Em segundo lugar ficou o francês Jean Karl Vernay, vencedor da corrida de qualificação, seguido pelo inglês Sam Bird e pelo sueco Marcus Ericsson.

V8 Supercar

Pelo campeonato australiano de Turismo, Craig Lowndes foi o vencedor da penúltima etapa, disputada em Perth, no Barbagallo Raceway.

No entanto, a briga pelo título se resume a Jamie Whincup e Will Davison.

Johnson é campeão em Homstead

Bom dia amigos,

O oval de Homstead, em Miami decide mais um campeão no ano. Após ser o palco da conquista de Dario Franchitti na Indycar Series, o oval de Miami desta vez presenciou o título de Jimmie Johnson pela Nascar Sprint Cup, levando o piloto ao tetra campeonato consecutivo.

A prova, que teve Johnson largando na pole, teve diversas trocas de líderes, com Johnson perdendo definitivamente a primeira posição para Tony Stewart na volta 33. No entanto Stewart foi tocado por Juan Pablo Montoya na volta 155, deixando a briga pela prova.

Prova que teve como vencedor Denny Hamlin, que com o resultado, terminou a temporada na quinta posição.

Em segundo chegou Jeff Burton, seguido por Kevin Havrick, Kurt Busch e pelo campeão Jimmie Johnson.

O vice-campeonato ficou para seu companheiro de equipe, Mark Martin, que cruzou em 12º. Em terceiro na classificação ficou Jeff Gordon, com Kurt Busch em quarto.

Com isso, Jimmie Johnson escreve seu nome como uma lenda da categoria após ganhar quatro títulos seguidos.

Tarquini é campeão em Macau. Farfus é o vitorioso

Bom dia,

Pela última prova do WTCC, o Campeonato Mundial de Turismo, o brasileiro Augusto Farfus Jr. venceu a última prova disputada em Macau. No entanto, com a quinta posição, o italiano Gabrielle Tarquini sagrou-se campeão da atual temporada.

A corrida foi a segunda da rodada dupla de Macau. Na primeira, o inglês Robert Huff venceu, com Tarquini em segundo, seguido por Jordi Gené, Alain Menu e pelo segundo colocado Yvan Muller.

A segunda corrida teve Farfus largando na ponta e mantendo a vantagem. Tarquini passava de sexto para quinto, graças à má largada de Jordi Gené, que ficou parado no grid, o que dava o título ao piloto italiano.

Farfus, ia na frente abrindo vantagem para Jörg Müller. No entanto, após um acidente com Tom Boadman, o que provocou a entrada do Safety Car na pista. Após a relargada, um novo acidente envolvendo Felix Porteiro, Franz Engstler e André Couto causou a interrupção da prova.

Porteiro bateu na barreira de pneus e foi atingido por Engstler, que vinha logo atrás. O carro do alemão ficou atravessado na pista e acabou sendo acertado em cheio por Couto.

Como os detritos dos carros ficaram espalhados pela pista, a direção optou por encerrar a prova, contabilizando os resultados da volta anterior. Com isso, Tarquini, que vinha com problemas no carro, sagrou-se campeão.

O vice-campeão foi o francês Yvan Muller, com o brasileiro Augusto Farfus Jr. terminando a temporada na terceira posição.

Burti vence e Cacá é campeão em Tarumã

Bom dia amigos,

Em Tarumã, Cacá Bueno conquistou o título da Copa Nextel de Stock Car, o campeonato brasileiro da categoria. Ele chegou à conquista após cruzar a linha de chegada na quarta posição (herdou a terceira após punição dada a Daniel Serra) e contou com o abandono de seus principais adversários, Ricardo Maurício e Thiago Camilo para sagrar-se campeão.

A corrida, que começou com o Safety Car na pista e teve Cacá largando na frente teve confusão logo no início. Após a saída do Safety Car, Ricardinho ultrapassou Daniel Serra. No entanto a ultrapassagem foi polêmica, já que, possivelmente o piloto paranaense fez a ultrapassagem antes da linha de chegada, o que caracteriza irregularidade.

No entanto, antes de qualquer punição ser anunciada, Ricardinho teve um pneu furado, que o tirou da corrida e da briga pelo título, que, naquele momento caia no colo de Cacá Bueno. Quem poderia tirá-lo era Thiago Camilo, que vinha num rítimo forte, galgando posições no pelotão de trás.

Após a abertura dos boxes, Cacá perdeu posições para Luciano Burti e Daniel Serra, caindo, todos atrás de Tarso Marques, que liderava a prova, mas não havia parado nos boxes.

Na 24ª volta, o Safety Car voltou à pista, após rodada de Gresse. Após sua saída, Tarso Marques foi superado pelos primeiros colocados e ia perdendo posições, até o retorno do Safety Car, que entrou com o campeonato decidido, após a batida de Nonô Figueiredo e Thiago Camilo.

Depois, com as diversas intervenções do Safety Car, Cacá Bueno apenas administrou sua conquista, sem atacar Burti e Daniel, que brigavam pela primeira posição. Enquanto isso, seu irmão Popó Bueno vinha ganhando posições.

Na última volta, já com o título assegurado, Cacá "cedeu" o lugar no pódio para o irmão, e cruzou a linha de chegada em quarto lugar. No entanto, após análise da polêmica ultrapassagem no início da corrida, Daniel Serra foi punido por ter, deliberadamente, tirado o pé, induzindo Ricardo Maurício ao erro.

Nada disso porém mudou o resultado do campeonato, no qual Cacá Bueno chegou ao seu terceiro título na categoria.

A briga agora é pela segunda posição, na qual Allam Khodair tem vantagem, com seus 250 pontos, um a mais que Luciano Burti, terceiro. Ricardo Maurício, Thiago Camilo e Átila Abreu seguem na sequencia

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Button acerta com a McLaren para 2010

Bom dia amigos,

Main uma novela definida: Jenson Button oficialmente é piloto da McLaren. A equipe anunciou sua contratação na tarde desta quarta-feira para a disputa da temporada de 2010, em substituição ao finlandês Heikki Kovaleinen, que deixará a equipe.

Em entrevista ao site oficial da equipe, Button, assim como já haviam feito Alonso e Barrichello (e como fazem a maioria dos pilotos ao chegar em uma grande equipe), disse que ter acertado com a equipe de Woking é a realização de um sonho antigo.

"Sigo a equipe McLaren desde quando era um garoto e parece incrível agora ser parte disso. Do ponto de vista pessoal, é também um grande prazer formar dupla com um campeão mundial inglês. Lewis atingiu um nível incrível de sucesso em um curto período e ganhou muito respeito na F-1."

Além disso, Button citou a história da equipe e sua perspectiva como fator preponderante para sua escolha.

"Não pude evitar ser afetado pela história fenomenal desta equipe. A McLaren é uma das maiores do esporte, e tem uma lista extensa de campeões, como Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e, claro, meu companheiro Lewis Hamilton."

Button chega à McLaren para dividir a equipe com o compatriota Lewis Hamilton, campeão em 2008 e que reinou absoluto na equipe nos últimos dois anos, enquanto teve a companhia de Kovaleinen. No entanto, o chefe da equipe Martin Whitmarsh nega que haverá favorecimento a um dos pilotos.

Entretanto, é fato que Hamilton tem status de superstar na equipe, sendo de todas as formas "blindado" contra qualquer fato ou pessoa que possa ameaçar seu desempenho e reinado na equipe. Foi assim com Fernando Alonso em 2007, quando ambos se desentenderam durante toda a temporada, com a equipe dando preferência ao inglês, e no final deste ano, quando seu pai, Anthony Hamilton, vetou a contratação de Nico Rosberg por considerá-la uma ameaça ao filho (fato que foi o estopim da separação entre Mercedes e McLaren).

No entanto, ao contrário do explosivo Alonso, Hamilton terá o tranquilo Button como companheiro, o qual teve um harmonioso relacionamento até com o difícil Rubens Barrichello, na Honda e na Brawn. Porém é fato que, Button, com seu estilo limpo de pilotagem e com um bom carro nas mãos, é candidato ao título, e que, caso Button comece a se destacar e receber a atenção maior da equipe, o ego de Hamilton pode levar a confusões como as ocorridas na época de Alonso, inclusive podendo levar à saída de um dos dois ao final da temporada.

No entanto, antes de mais nada, temos de ver como será a relação entre ambos, mas o certo é que, trata-se de uma boa dupla, mas que também pode ser uma bomba interna, que pode explodir em qualquer momento, assim como a dupla ferrarista.

Emoções aguardam na temporada 2010.

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Nesinho: Grandes chances na Nascar

Bom dia amigos.

E Nelsinho Piquet segue com seu futuro indefinido.

Após o escândalo da manipulação de resultados da equipe Renault e seu fracasso nas negociações com a Manor e com a Campos, o destino do filho do tricampeão mundial Nelson Piquet deve ser mesmo a categoria de Stock Car norte-americana.

O piloto brasileiro, que acompanhou a etapa de Phoenix no último fim de semana, inclusive dá prioridade para um re-começo em solo norte-americano e fala com descaso da possibilidade de permanecer na Europa, indicando que, mesmo que fique em 2010, deve partir para os EUA em 2011.

"Neste momento estou perto da Force India, mas obviamente isso (a Nascar) está sendo muito interessante, então não sei. Ainda estou decidindo o que farei. Talvez passarei um ano mais na Europa antes de chegar aqui", revela Nelsinho à publicação britânica "Autosport".

Nelsinho ainda acrescenta que deseja fazer história na Nascar e que, para isto, não deseja queimar etapas: "Se eu vir para os EUA, não quero pular etapas. Quero fazer isso de forma apropriada, aprendendo desde o início porque é um tipo completamente diverso de corridas", afirma o piloto, que, caso acerte sua ida para a Nascar, deve competir primeiramente em suas categorias de acesso, a Nationwide Series ou a World Camping Truck Series, pela qual testou pela equipe Red Horse.

Além disso, Nelsinho pretende disputar algumas provas diversas em 2010, inclusive iniciando a temporada correndo as 24h de Daytona, tradicional prova da American Le Mans Series, categoria de endurance norte-americana.

Um objetivo bem mais humilde para um piloto que chegou à Fórmula 1 falando em título no ano de estréia e que vinha seguindo bem os passos do pai, pelo menos no quesito "arrogância nas declarações", mostrando que, pelo menos nisso, ele superou o pai.

Renault com sangue russo

Bom dia amigos.

A equipe Renault, que ainda tem seu futuro indefinido na Fórmula 1, deve vender parte de sua equipe para um grupo russo. É o que garante o jornal finlandês "Turun Sanomat".

Segundo a publicação, a negociação, se concretizada, deve garantir a permanência da equipe francesa na Fórmula 1, já que a mesma luta contra a crise financeira para se manter na categoria.

O acerto com os russos deverá garantir também um assento para o atual vice-campeão da GP2, o russo Vitaly Petrov, que chegaria à Renault para ser companheiro do polonês Robert Kubica, já contratado pela escuderia.

O acerto com os russos explica, inclusive a desistência da contratação do alemão Timo Glock, que vinha como favorito para assegurar uma vaga na equipe, e que acertou com a Manor nesta terça-feira. Com a necessidade financeira da Renault e a imposição de Petrov, não sobrou lugar para o piloto alemão na equipe.

Com o acerto, o brasileiro Lucas di Grassi, cotado para assumir a vaga, deve acertar com a equipe Manor, já que o paulistano estava esperando apenas um posicionamento da equipe francesa quanto ao seu futuro para avançar nas negociações com a equipe de Nick Wirth.

Raikkonen fora da Fórmula 1 em 2010

Bom dia amigos.

Agora é oficial. Kimi Raikkonen não correrá a temporada de Fórmula 1 de 2010. O anúncio foi feito na manhã desta quarta-feira por seu agente, Steve Robertson, que afirmou que o piloto se dedicará no próximo ano à disputa de provas de rali, podendo ainda disputar a tradicional prova das 24 horas de Le Mans.

O anúnicio foi feito após o piloto não chegar a um acordo com a equipe McLaren, tratada como a única opção do piloto finlandês para a próxima temporada, apesar do interesse da Mercedes de contar com o piloto.

O agente de Kimi informou ainda que o piloto pretende retornar à categoria máxima do automobilismo mundial em 2011, e que negocia com a equipe Red Bull para a temporada, já que, provavelmente Mark Webber deve deixar o time austríaco ao final da próxima temporada.

Com a decisão de Raikkonen, torna-se cada vez mais forte o nome do atual campeão Jenson Button na McLaren, já que a equipe de Woking deseja contar com uma dupla de campeões mundiais, de preferência ingleses.

E deixa cada vez mais claro que a equipe Mercedes deve ter uma dupla de pilotos alemães para 2010.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Manor contrata Timo Glock

Bom dia amigos,

A equipe Manor anunciou, na manhã desta terça-feira, a contratação do piloto alemão Timo Glock na vaga de primeiro piloto para 2010.

O piloto, que era cotado para assumir a vaga de companheiro de Kubica na Renault resolveu acertar com a equipe novata devido à indefinição do futuro da equipe Renault na Fórmula 1.

Além disso, outro dos motivos anunciados por Glock foi o fato de fazer parte de um processo de criação e desenvolvimento de um novo time e um novo carro. Vale lembrar que a equipe inovou no desenvolvimento de seu carro por ser o primeiro carro com todo seu projeto desenvolvido virtualmente.

A contratação de Glock abre espaço para alguns pilotos que vinham em segundo plano como Lucas di Grassi, Heikki Kovaleinen e Frank Montagny, que tem esperança de ficar no segundo carro da Renault, caso ela permaneça na categoria.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

Mercedes-Benz acerta compra da Brawn.

Boa noite amigos,

Após muita novela, finalmente saiu o acordo entre a equipe Brawn GP e a montadora alemã Mercedes-Benz, com a montadora adquirindo 75% das ações da equipe de Brackley, que passará a se chamar Mercedes-Benz Grand Prix, e terá como chefe de equipe Ross Brawn.

O comunicado sobre o acordo foi feito nesta segunda-feira pelo presidente da Daimler, empresa dona da marca Mercedes-Benz, Dieter Zetsche e pelo diretor esportivo da marca alemã, Norbert Haug.

Neste comunicado, além de anunciar a compra da equipe de Brackley, a Mercedes ainda anunciou que romperá sua parceria com a McLaren, que vem desde 1995. A empresa deu um prazo de dois anos para vender os 40% de ações que possui da equipe de Woking. No entanto, a Mercedes afirmou no comunicado que continuará a fornecer os motores para a McLaren até 2015.

O motivo que levou à Mercedes desistir da McLaren e ter sua própria equipe não foi revelado. No entanto, especula-se na imprensa européia que a decisão foi tomada devido à insatisfação da montadora em não tomar parte nas decisões da equipe, especialmente no que dizia respeito a contratação de pilotos. Isto ficou claro nas negociações entre a equipe prateada e o alemão Nico Rosberg, desejo antigo da montadora e que foi "vetado" por Anthony Hamilton, pai do piloto-xodó da equipe inglesa.

Com este acerto, fica claro que o cenário das negociações do mundo da Fórmula 1 mudam radicalmente, já que, embora seja negado pela cúpula da Mercedes, a equipe deseja contar ao menos com um piloto alemão. Este, segundo a lógica seria Nico Rosberg, sonho antigo da montadora e que deixou a Williams ao final da temporada, dando lugar ao brasileiro Rubens Barrichello.

No entanto, Zetsche anunciou nesta segunda estar negociando com Nick Heidfeld. A pergunta é: qual o carro seria pilotado por Heidfeld em caso de acerto? O de Barrichello ou o de Button. Jornais ingleses e alemães, que davam como certa a renovação do campeão do mundo, já o colocam como piloto da McLaren, já que, com a saída da Mercedes, a equipe comandada por Ron Dennis deseja montar um supertime inglês. Com isso, a Mercedes teria uma dupla de pilotos alemães como era seu desejo.

E caso as especulações se concretizem, quem dança é Kimi Raikkonen, que dava como certo um acerto com a equipe de Woking e que deve, em 2010 estar ao volante de um carro de rali.

Cirino vence em Curitiba

Bom dia amigos,

Pela penúltima etapa da Fórmula Truck, realizada em Curitiba, o piloto da casa Wellington Cirino foi o vencedor.

Ele contou com problemas dos líderes, Felipe Giaffone e Roberval Andrade, que acabaram, devido aos problemas enfrentados, saindo da capital paranaense sem pontuar.

Em segundo lugar chegou Geraldo Piquet, seguido por Beto Monteiro, Vignaldo Fizio e Fred Marinelli, que herdou a posição devido a punição dada a Valmir Benavides, que havia cruzado em quinto, e que, devido a queimar uma relargada, acabou em 11º.

Mesmo assim, Benavides assumiu a liderança, graças aos problemas enfrentados por Giaffone. Agora Benavides possui 160 pontos, 7 a frente de Giaffone. Cirino, terceiro com 135 pontos e Roberval Andrade, com 134 ainda tem chances de título.

A última etapa da categoria acontece no dia 13 de dezembro em Brasília.

Johnson vence em Phoenix e está a um passo do título

Bom dia amigos,

Pelo Chase for Sprint Cup, os playoffs da Nascar Sprint Cup, Jimmie Johnson saiu vencedor da penúltima etapa realizada neste domingo em Phoenix e se aproxima cada vez mais de seu quarto título consecutivo na categoria.

Johnson, que agora possui 108 pontos de vantagem sobre o vice-líder Mark Martin, liderou durante 238 das 312 voltas da prova e conquistou com isso a pontuação máxima da prova, de 195 pontos (vencedor e líder pelo maior número de voltas), e agora precisa apenas de um 25º lugar em Homstead na próxima semana para garantir o título.

Em segundo lugar na prova ficou Jeff Burton, seguido por Denny Hamlin e por Mark Martin, que, juntamente com Jeff Gordon(nono na prova) são os únicos que ainda podem tirar o título de Jimmie Johnson.

O pole-position Martin Truex Jr. completou a prova em quinto lugar.

Ainda em Phoenix, pela Nationwide Series, Carl Edwards venceu a etapa disputada no Sábado e adiou a festa do título de Kyle Busch, já que, com 190 pontos atrás, ainda existe a possibilidade (mínima) do irmão de Kurt Busch perder o título na próxima semana em Homstead.

Em segundo lugar na prova ficou Kevin Harvick, seguido por Reed Sorenson, Clint Bowyer e Brad Keselowski. Kyle Busch completou a prova em nono.

Completando nosso giro pela Nascar, pela World Camping Truck Series, categoria de pick-ups, Ron Hornaday conquistou o seu quarto título após cruzar em quarto a linha de chegada na prova realizada na última sexta-feira. Com o resultado, ele abriu 215 pontos sobre o vice-líder do campeonato, Matt Crafton e não pode mais ser alcançado.

Na prova o vencedor foi Kevin Harvick, seguido pelo virtual campeão da Nationwide Series, Kyle Busch. Em terceiro cruzou Aric Almirola, seguido pelo campeão Ron Hornaday e por Johnny Sauter.

A última prova das três categorias acontece no próximo final de semana em Homstead, Miami, embora apenas na Sprint Cup o resultado ainda tem alguma chance (remota) de ser alterado.

sábado, 14 de novembro de 2009

Truex Jr. é pole em Phoenix

Boa noite amigos,

Pela Nascar Sprint Cup, o piloto Martin Truex Jr. conquistou a pole-position para a etapa de Phoenix, que acontece neste domingo, e que será a penúltima da temporada.

O piloto, que não participa da disputa pelo título (apenas os 12 primeiros da fase de classificação chegam aos playoffs para a briga pelo título) chegou a sua terceira pole-position na carreira e terá na sua cola Kurt Busch, quarto lugar no campeonato e o líder e atual tri-campeão, Jimmie Johnson, seguido por Kasey Kahne.

Dentre os principais candidatos ao título, o vice-líder do campeonato, Mark Martin, larga em décimo, ao passo que Jeff Gordon, terceiro na classificação larga em 14º.

A corrida acontece neste domingo às 15 horas e terá transmissão ao vivo pelo canal de TV a cabo Speed Channel.

Lotus acerta com primeiro piloto para 2010

Boa noite amigos,

Tony Fernandes, um dos dirigentes da equipe Lotus, que fará sua re-estréia na Fórmula 1 em 2010, anunciou em seu Twitter que a equipe já acertou com seu primeiro piloto para 2010. No entanto, em nenhum momento no comunicado foi anunciado o nome do piloto contratado.

Especula-se na imprensa que o nome é do italiano Jarno Trulli, que desde sua saída da Toyota vem negociando com a equipe malaia, e que era tratado como principal opção pela equipe.

Outro nome comentado é o do ex-companheiro de Trulli na Toyota, o alemão Timo Glock, que também vinha sendo especulado como companheiro de Robert Kubica na Renault.

Além deles, ventilou-se na imprensa o nome do japonês Kamui Kobayashi. O piloto sensação da temporada 2009, que tinha vaga garantida na Toyota para 2010, ficou "órfão" com a saída da equipe nipônica, mas vem bem cotado entre as equipes (principalmente as novatas) depois de seu desempenho nos GPS do Brasil e de Abu Dhabi.

Certo na Lotus até agora apenas o malaio Faruz Fauzy, que disputou a World Series by Renault em 2009 e que será o piloto de testes da equipe.

Button visita McLaren. Negociação ?

Boa noite amigos,

Nesta sexta-feira, o inglês Jenson Button esteve na fábrica da McLaren em Woking. O atual campeão do mundo visitou as instalações da fábrica acompanhado de Mark Whitmarsh, chefe da equipe inglesa.

Nos últimos dias a imprensa européia vem especulando uma possível negociação entre o piloto britânico e a equipe dos carros prateados para 2010, montando assim a tão sonhada dupla de pilotos ingleses campeões do mundo (Lewis Hamilton foi campeão em 2008) pilotando em uma equipe inglesa.

O piloto inglês, que disputou a temporada 2009 pela equipe Brawn, disse nas últimas entrevistas que pretende permanecer na equipe. No entanto, um novo contrato ainda não foi assinado devido ao aumento de salário exigido por Button para a assinatura, não ter sido aceito pela equipe de Ross Brawn, que por sua vez ofereceu um valor abaixo do desejado por Button.

Com isso, segue-se a novela da negociação do campeão do mundo, já que a McLaren já declarou que pagaria um alto valor para ter Button em um dos carros prateados no próximo ano.

Se a negociação concretizar-se, o principal afetado seria o finlandês Kimi Raikkonen, que vem negociando com a equipe para 2010 e que já declarou que, se não fechar, não corre a próxima temporada, já que apenas correrá se tiver chances de título.

Enquanto isso, a McLaren segue bem, com dois campeões do mundo um vista e com mais um no cockpit.

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pilotos e Ex-pilotos de Fórmula 1 disputam torneio de kart nos EUA

Bom dia amigos,

Na próxima semana, entre os dias 18 e 22 de novembro, acontecerá em Las Vegas, EUA, o Super Kart USA, evento de disputa de karts que acontece anualmente na cidade e que constuma reunir, além dos principais kartistas do mundo, uma grande gama de pilotos de outras categorias.

Neste ano, os ex-pilotos de Fórmula 1, Michael Schumacher e Nelsinho Piquet, além de Sebastien Buemi, da Toro Rosso disputarão o evento. Os três correrão na categoria Super Pro, a principal categoria do evento.

O evento contara, além de Nelsinho, com mais 3 pilotos brasileiros: Danilo Dirani (Super Pro), Dennis Dirani (S3) e Felipe Fraga(TaG Master).

Raikkonen perto da McLaren

Bom dia amigos,

Kimi Raikkonen pode estar acertando sua ida para a McLaren em 2010. Empresários do piloto visitaram a fábrica da equipe em Woking, na Inglaterra nesta quinta-feira, o que pode estar indicando um acerto entre as partes para que o finlandês volte à equipe a qual defendeu entre 2002 e 2006.

O piloto, que já afirmou que a equipe é sua única opção de continuar na Fórmula 1 no próximo ano viria para substituir o compatriota Heikki Kovaleinen, que em dois anos de equipe não conseguiu mostrar resultados expressivos.

No entanto, os altos valores pedidos pelo campeão de 2007 estariam emperrando a negociação com a equipe, que ainda sonha com o atual campeão Jenson Button em um de seus cockpits, embora o inglês esteja 99% certo com a Brawn.

Raikkonen conta ainda com o apoio de Lewis Hamilton, que após a imagem negativa de seu veto à contratação de Nico Rosberg, mudou o discurso e afirmou que gostaria de contar com um piloto forte como companheiro de equipe no próximo ano. Vale lembrar que, quando dividiu a equipe com Fernando Alonso, ambos travaram uma "guerra interna" que culminou com a saída do piloto espanhol.

Caso não acerte com a McLaren, Raikkonen deve mesmo deixar a Fórmula 1 e correr o Mundial de Ralis (WRC), já que o ex-ferrarista afirmou que tem paixão por este tipo de competição.

Fim de Semana "quase sem velocidade"

Bom dia amigos,

E chegamos a mais um fim de semana. E neste fim de semana uma coisa peculiar: apenas 2 eventos dentre as principais categorias nacionais e internacionais a acontecerem: Fórmula Truck (nacional) e a rodada da NASCAR (Sprint Cup, Nationwide Series e World Camping Truck Series).

Fórmula Truck

Neste domingo acontece a etapa de Curitiba da Fórmula Truck, que será realizada no Autódromo Internacional de Curitiba.

A etapa, que acontecerá às 13 horas e terá transmissão pela TV Bandeirantes é a penúltima da temporada, que tem Fellipe Giaffone, Valmir Benavides e Roberval Andrade na briga direta pelo título, com Wellington Cirino correndo por fora.

Felipe Giaffone, da RM, tem 152 pontos, seguido por Valmir Benavides, também da RM com 151 e Roberval Andrade, da RVR, com 134. Wellington Cirino, da ABF vem em quarto, com 106 e ainda possui chances matemáticas de ser campeão.

Nascar Sprint Cup

Neste domingo acontece em Phoenix a penúltima etapa do Chase for Sprint Cup, etapa de playoffs da divisão de elite da Nascar.

A competição tem como líder Jimmie Johnson, que pode se sagrar tetra-campeão já nesta etapa, com 6297 pontos. Seu principal rival na luta pelo título é Mark Martin, que no momento tem 6224 pontos. Em terceiro vem a "lenda" Jeff Gordon, com 6185 pontos, seguido por Kurt Busch, vencedor da última etapa, com 6126. Tony Stewart e Juan Pablo Montoya completam os seis primeiros colocados.

A corrida acontece às 15 horas (Horário de Brasília) e terá transmissão ao vivo pelo canal a cabo Speed Channel.

Nascar Nationwide Series

No sábado, também em Phoenix, pela rodada tripla da Nascar, acontece a penúltima prova da Nationwide Series, a categoria de acesso da Nascar.

O campeonato é liderado por Kyle Busch, com 5349 pontos, seguido por Carl Edwards com 5102 e Brad Keselowski, com 5082, ainda com chances de título.

No entanto, pesa a favor de Keselowski o fato de que tanto Busch como Edwards disputam a Sprint Cup e podem não correr em Phoenix.

Nascar Camping Truck Series

Nesta sexta-feira, ainda em Phoenix, acontece a primeira corrida da rodada tripla da Nascar, a penúltima da temporada da World Camping Truck Series, categoria de pick-ups da Nascar.

Em primeiro na temporada vem Ron Hornaday, com 3657 pontos, seguido por Matt Crafton, com 3460, Mike Skinner, com 3302 e Todd Bodine, com 3150.


Enfim, este fim de semana é apenas um preparativo para o fim de semana de decisões que teremos nos dias 20, 21 e 22 de novembro.

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Trulli na Nascar ?

Bom dia amigos,

E o futuro do italiano Jarno Trulli pode ser mesmo a categoria americana.

O piloto, recém saído da equipe Toyota negocia com a "novata" Lotus, e, caso não consiga chegar a um acordo com a equipe malaia, deve mesmo correr pela Michael Waltrip Racing, na Nascar Sprint Cup. Pelo menos esse é o desejo do proprietário da equipe norte-americana.

"Ele apenas quer fazer um teste. Mas estamos levando isto a sério. A Toyota está dando o suporte, nossa
equipe, engenheiros, todos estão comprometidos com o teste. Faremos todo esforço possível que faríamos em outro teste", disse o dirigente ao site da revista inglesa "Autosport".

"Não sei quais são os planos de Jarno. Sei que ele quer se divertir apenas, mas sei também que será importante para ele fazer isso", completou.

"Ele é um piloto, deseja ser tão rápido quanto os outros, então daremos todo o suporte para que ele consiga isto."

Com isso, a equipe deixa as portas abertas para Trulli, que, caso não fique na Fórmula 1, já tem um lugar para onde ir.

De La Rosa longe da Campos

Bom dia amigos,

A Campos Meta Racing, equipe do ex-piloto Adrian Campos e que conta com o brasileiro Bruno Senna para a temporada 2010 de Fórmula 1 aparentemente desistiu de contar com um piloto espanhol para sua estréia na categoria máxima do automobilismo.

A equipe, que havia anunciado que desejaria contar com dois pilotos espanhóis alega que a crise mundial afetou muito as empresas espanholas e portanto será difícil encontrar um piloto espanhol que leve patrocínio à equipe.

Com isso, o experiente Pedro De La Rosa, piloto de testes da McLaren e principal candidato a assumir o posto, não deve chegar à equipe, já que, como a equipe já conta com Senna como piloto apenas contratado, agora ela deseja um piloto "pagante".

Com isso, nomes como o do russo Vitaly Petrov, vice-campeão da GP2 em 2009 e do venezuelano Pastor Maldonado, ambos apoiados por petrolíferas de seus países, ganham força entre a cúpula da equipe espanhola, sendo que o piloto venezuelano sai em vantagem pelo maior aporte financeiro.

Com isso, Senna deverá ter uma disputa interna mais tranquila, mas não terá com quem adiquirir experiência dentro de uma equipe novata com dois pilotos novatos.

Sem dúvida, uma aposta arriscada da equipe espanhola, mas fundamental para garantí-la por toda a próxima temporada.

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Toro Rosso confirma Buemi e Alguersuari para 2010

Bom dia amigos,

Depois de Ferrari, Williams e Red Bull, mais uma equipe confirmou sua dupla de pilotos para 2010. A equipe Toro Rosso definiu que manterá a dupla que encerrou a temporada 2009, formada pelo suiço Sebastien Buemi e pelo espanhol Jaime Alguersuari, nos cockpits da equipe para 2010.

Segundo Frans Tost, a equipe espera que os pilotos tenham um bom desempenho no próximo ano, já que, ambos passaram por um período de adaptação e iniciarão 2010 com mais experiência.

Tost ainda falou sobre Sebastien Bourdais, que iniciou a temporada 2009 na equipe, sendo substituído por Alguersuari:
"Devíamos fazer a temporada com Buemi e Bourdais. Queríamos um piloto com experiência e esperávamos que Bourdais fosse o líder da equipe em sua segunda temporada."
"No entanto, por alguma razão, isso não aconteceu como esperávamos e decidimos substituí-lo na metade da temporada, o que fez com que tivéssemos dois pilotos novos em 2009."

A equipe, que teve um desempenho instável na temporada, com alguns bons momentos protagonizados por Buemi espera que consiga repetir o desempenho da temporada 2008, quando chegou inclusive a ganhar o Grande Prêmio da Itália, com Sebastian Vettel, hoje na Red Bull.

As esperanças da equipe se voltam principalmente para Buemi, já que o piloto suiço mostrou ser rápido na segunda metade da temporada e, inclusive, é encarado pela Red Bull como um piloto promissor e um futuro piloto da "equipe matriz".

No entanto, a escuderia italiana terá um grande desafio para o próximo ano, já que não poderá mais utilizar os chassis da Red Bull, como fez durante os últimos anos. Sendo assim, a equipe deverá ter um carro totalmente novo para 2010, constuído com recursos limitados, mas sendo equipado com o bom motor Ferrari.

Além disso, com a definição dos pilotos da equipe italiana, cada vez mais diminuem-se as vagas disponíveis para 2010, o que põe cada vez mais em risco a permanência de pilotos como Timo Glock, Kazuki Nakajima e Heikki Kovaleinen, ainda sem equipe definida.

No momento, 4 equipes já tem sua dupla de pilotos definida.
Além delas, as equipes Campos, McLaren e Renault já definiram ao menos um de seus pilotos. A Brawn está quase definida com Button e Rosberg. A Campos anda bem encaminhada com De La Rosa. A Lotus tem negociações em andamento com Trulli, seu piloto preferido.

Ou seja, cada vez mais as vagas vão sendo fechadas para o próximo ano, e é bom aqueles que ainda não tem um lugar definido (e seus agentes) se agilizarem, para não correr o risco de ficar fora do grid de largada em março, no Bahrein.

Pesquisar:

Monitor link