quarta-feira, 25 de novembro de 2009

A volta de Schumi

Boa tarde amigos,

Muito tem-se falado nestes últimos dias sobre uma possível volta de Michael Schumacher à Fórmula 1. O piloto estaria negociando com a Mercedes para fazer uma dupla alemã com o promissor Nico Rosberg e pilotaria uma das novas flechas de prata em 2010.

Mas, quanto disso pode ser encarado como verdade?

Schumi realmente deseja voltar às pistas. Isto pode ser visto em suas entrevistas, onde ele próprio afirma que deixou a categoria máxima do automobilismo cedo demais, por não sentir-se motivado à época e que, com as mudanças no regulamento e novos talentos surgindo, ele tem vontade de por-se a prova.

No entanto, o fato é que Schumi é um campeão aposentado, que não corre em um carro de Fórmula 1 (exceção feita ao teste realizado com o F2007 neste ano) a três anos e que, sua forma física já não é a de um garoto.

Porém, se a forma física já não é a mesma, ele compensa isso com seu talento, indiscutível. Talento que, como estamos vendo com Ronaldo no futebol, supera qualquer desvantagem física.

Então, qual seria o impecílio para a volta do maior vencedor da história da categoria?

Vejo duas coisas que barram esta volta de Schumi à Fórmula 1:

A primeira é a do mito. Schumi construiu uma lenda em torno de seu nome, com seu desempenho e suas conquistas, e, um retorno mal-sucedido poderia manchar um pouco do mito e da história construída pelo piloto na categoria, bem como seu prestígio como "o maior de todos os tempos".

A segunda é o marketing. Schumacher construiu uma carreira tão próxima à Ferrari que é difícil lembrar do alemão sem lembrar-se de seu macacão vermelho, ou da figura dele regendo o hino italiano no alto do pódio. A história de Schumacher e da Ferrari se tornaram tão próximas que poucos lembram que seus dois primeiros títulos foram conquistados pela Benetton.

Por estes motivos não acredito em um retorno do alemão à Fórmula 1, mesmo que a bordo de uma Ferrari, salvo por algum motivo especial como uma homenagem, pois, além de não ter mais nada a provar a ninguém, Schumi tem muito mais a ganhar participando de eventos festivos do que colocando sua cabeça a prêmio em uma Fórmula 1 diferente da qual ele fez história.

História esta que terminou a longínquos 3 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link