quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

FIA "libera" testes para 2010

Bom dia amigos,

Uma das decisões mais polêmicas da FIA nos últimos anos, a proibição dos testes no decorrer da temporada, foi revista para 2010.

A partir da próxima temporada, os testes estão liberados para pilotos que não tenham participado de nenhuma corrida de Fórmula 1 nos últimos dois anos, sendo que o teste deve ser préviamente avisado á FIA e deve ocorrer no período de 14 dias antes a 14 dias depois do piloto assumir o posto de titular da equipe.

Esta medida visa evitar o que aconteceu com o espanhol Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, que chegou a sua corrida de estréia sem jamais ter pilotado um carro de Fórmula 1. Ainda com esta nova regra, Michael Schumacher também estaria apto a testar na ocasião de seu anúncio como substitutu de Massa na Ferrari, no meio da última temporada.

A polêmica proibição de testes entrou em vigor em 2009, tendo como objetivo reduzir os custos da categoria e equilibrar a força entre as equipes. No entanto, a medida, que ao meu ver impede o desenvolvimento de jovens talentos, já que estes chegam à categoria sem nenhuma rodagem, jamais caiu no gosto das equipes e pilotos, que já se declararam contra esta proibição.

Um passo à frente dado pela FIA, que no entanto agiria melhor se não tentasse realizar tantas "invenções" no regulamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link