domingo, 4 de outubro de 2009

Vettel de ponta a ponta - Título adiado

Bom dia amigos,

Depois da confusa classificação, o GP do Japão foi até bem tranquilo, por vezes até monótono.

Vettel, confirmando os prognósticos, venceu de ponta a ponta, não sendo ameaçado em nenhum momento, mostrando a superioridade da Red Bull na corrida.

Trulli, que foi ultrapassado na largada por Hamilton, conseguiu, contrariando todas as espectativas, ultrapassar o inglês na 2ª parada para reabastecimento e chegou em segundo, fazendo a equipe Toyota explodir em festa.

Hamilton, que vinha para duelar com Vettel pela vitória, até conseguiu brigar no começo, mas foi ficando para trás e, em parte graças à quebra de seu KERS, foi superado pelo italiano da Toyota nos boxes, e ainda teve que suportar pressão de Kimi Raikkonen, este com KERS, nas últimas voltas.

Raikkonen fez uma grande corrida, brigando com Rubens Barrichello pela 5ª posição no início da prova, superou Nick Heidfeld nos boxes, e, após a entrada do Safety Car, ainda brigou com Hamilton pela 3ª posição.

Outro que tirou vantagem da entrada do Safety Car foi Nico Rosberg, que teria que entrar nos boxes e aproveitou-se da lentidão dos carros na pista para ganhar a posição de Nick Heidfeld e Rubens Barrichello, 6º e 7º respectivamente. Button completou os pontos, graças à lambança de Adrian Sutil, que tentou dividir uma chicane com Kovaleinen, fazendo com que os dois se tocassem, dando a posição para o inglês.

De resto, a corrida teve poucas ultrapassagens e algumas confusões na saída dos boxes, com pilotos quase se tocando. Apenas a batida de Jaime Alguersuari, a 9 voltas do fim, que fez com que o Safety Car entrasse na pista, causou alguma emoção, pois aproximou os pilotos, causando, por exemplo, a disputa entre Raikkonen e Hamilton pelo 3º posto. Vettel, que tinha 12s de vantagem para Trulli antes da entrada do carro de segurança, no entanto, foi beneficiado pela entrada do retardatário Grosjean entre ele e o italiano.

A cena pastelão da prova ficou por conta do italiano Giancarllo Fisichella, que foi ultrapassado por Kovaleinen na saída dos boxes, fazendo a Ferrari desejar cada vez mais ter Felipe Massa de volta o quanto antes.

A corrida acabou sendo, em parte, benéfica para o líder do mundial, já que Barrichello, seu grande adversário, conseguiu chegar apenas 1 posição à sua frente, mantendo uma diferença de 14 pontos sobre o brasileiro, que agora vê, inclusive seu vice-campeonato ameaçado pela presença de Vettel apenas 2 pontos atrás, e com o carro tendo um melhor rendimento.

A verdade é que, Barrichello precisa fazer 5 pontos mais que o inglês no Brasil para levar a decisão para Abu Dhabi, ao passo que Vettel precisa tirar 7 pontos de vantagem para conseguir o mesmo feito. Com isso, parece quase certo que o título de pilotos sairá em Interlagos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link