sábado, 10 de outubro de 2009

Franchitti é campeão em Miami

Boa noite amigos,

Após uma eletrizante prova, Dario Franchitti conseguiu a conquista do título da Indycar Series de 2009, numa improvável vitória estratégica sobre Ryan Briscoe, segundo e Scott Dixon, terceiro.

Em quarto, em uma excelente corrida de recuperação, ficou Tony Kanaan, da Andretti-Green, com Helio Castroneves ficando em quinto.

A corrida, que teve o domínio de Dixon e Briscoe começou com os 3 primeiros mantendo as posições com Franchitti em primeiro, Dixon em segundo e Briscoe em terceiro, mas logo o escocês começou a perder rítimo com relação aos rivais e foi ultrapassado por ambos, que começaram aí uma disputa particular que duraria toda a prova.

Dixon, com melhor desempenho partiu na frente, chegando a abrir 3s sobre Briscoe, que não conseguia acompanhar o neozelandês. Enquanto isso, Franchitti ia ficando para trás na pista, sendo praticamente descartado da disputa do título.

Após a primeira rodada de pit-stops, Briscoe voltou melhor e começou a atacar Dixon, que se defendia bem, até que ambos encontraram a Penske de Helinho pela frente e o australiano, aproveitando o vácuo dado pelo companheiro de equipe, assumiu a ponta e começou a abrir vantagem sobre Dixon.

O rítimo de ambos era tão impressionante que eles chegaram a dar uma volta em Tony Kanaan, que em excelente corrida de recuperação (e contando com problemas de Marco Andretti e, posteriormente, de Danica Patrick) ocupava a quarta posição.

Após a segunda rodada de pit-stops, Dixon travou um belo duelo com o australiano e tomou-lhe novamente a ponta, mas Briscoe, poucas voltas depois deu-lhe o troco e começou a abrir vantagem.

Apenas na terceira rodada de pit-stops, por volta da 145ª volta, foi que as intenções de Franchitti tornaram-se claras. O escocês, que a esta altura já estava a 16s de Briscoe estava poupando combustível, para evitar ter que fazer uma quarta parada nos boxes, e, na volta 150 ele parou, com uma média de 50 voltas por abastecimento, contando com que a corrida ficasse com bandeira verde até o fim, ele seria um sério candidato à vitória.

Na pista, percebendo a estratégia de Franchitti, Dixon e Briscoe imprimiram um rítimo cada vez mais forte, chegando a abrir 25s de vantagem sobre o escocês.

Faltando 9 voltas, Dixon, que vinha atacando Briscoe parou nos boxes, voltando atrás de Franchitti. Na volta seguinte foi a vez do australiano parar e voltar atrás do escocês, que precisaria apenas poupar combustível e manter a vantagem de 6s que tinha sobre Briscoe.

Franchitti se manteve no rítimo e seguiu tranquilo para vencer a corrida e conquistar seu segundo título na categoria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link