Boa tarde amigos,
Terminado o longo treino classificatório em Interlagos, Rubens Barrichello tem a grande chance de levar a decisão do campeonato para Abu Dhabi, já que, após uma volta magistral no Q3, conquistou a pole-position. Em contrapartida, seus principais adversários na luta pelo título, Jenson Button e Sebastian Vettel largam em 14º e 16º respectivamente.
O treino que garantiu a pole de Rubinho começou debaixo de uma forte chuva e, logo com 5 minutos decorridos teve uma bandeira vermelha, que o interrompeu por volta de 15 minutos.
Na volta, ainda embaixo d'água, Interlagos viu Sebastian Vettel praticamente perder suas chances de conquista de título, já que, devido a um erro da equipe, que não o mandou para a pista no momento em que a chuva deu uma ligeira trégua (e consequentemente a pista estava mais seca), não conseguiu tempo para qualificar-se ao Q2, ficando na 16ª posição.
Situação semelhante viveram os pilotos da McLaren, que também não se qualificaram, com Kovaleinen em 17º e Hamilton em 18º. Na parte de cima da tabela, Barrichello e Button ficaram separados por apenas 0s1, com o brasileiro à frente.
Veio o Q2 e, logo em seu início, a chuva apertou forte, paralizando o treino por mais de 1 hora.
No momento em que se discutia a realização do qualificatório amanhã pela manhã, o tempo abriu e o treino foi reiniciado.
Neste reinício, todos os pilotos foram para a pista, ainda com pneus de chuva e, com a pista secando cada vez mais, os tempos baixavam a cada volta.
Restando 6 minutos para o fim do Q2, alguns pilotos começaram a arriscar os pneus intermediários, coisa que não deu muito certo no início.
Enquanto isso, Button sofria, não conseguindo marcar uma boa volta com seu acerto de carro e nas situações em que a pista se encontrava, mas, mesmo assim, ocupava a 9ª posição, enquanto Barrichello vinha em terceiro.
Foi aí que, com a pista cada vez mais seca, os pneus intermediários começaram a funcionar e, os pilotos foram subindo na classificação a cada volta, deixando Button, que não trocou os pneus, em 14º, à frente apenas do italiano Vitantonio Liuzzi, que nem marcou tempo no Q2, devido a acidente no início do mesmo.
Barrichello por sua vez apenas torcia, e teve de torcer muito, pois, a cada piloto que completava uma volta ele perdia uma posição e, após vários pilotos completarem suas voltas, ele vinha em 10º, com apenas o estreante Kobayashi na pista. O japonês fazia uma boa volta e tomaria a posição de Rubinho, mas escorregou na subida da junção e não conseguiu melhorar sua 11ª posição.
Barichello chegou ao Q3 no lucro e viu Mark Webber, Nico Rosberg e Kimi Raikkonen se revezando na primeira posição. Foi quando, a 1 minuto do fim do qualificatório, ele, em uma volta fenomenal, cravou o primeiro tempo, que não conseguiu ser superado pelos adversários, garantindo a pole.
Ao seu lado larga Mark Webber, da Red Bull, seguidos por Adrian Sutil, da Force India em terceiro e Jarno Trulli, da Toyota em quarto.
Rubinho que, aliando a sorte ao talento, tem, após 17 anos na Fórmula 1, uma chance real de conquistar o título mundial.
sábado, 17 de outubro de 2009
Barrichello é pole em Interlagos
Marcadores:
Barrichello,
Button,
GP Brasil,
Interlagos,
pole,
título
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário