segunda-feira, 17 de maio de 2010

Webber vence em Mônaco e é o novo líder

Bom dia amigos,

No tradicional GP de Mônaco, disputado ontem, nas ruas de Monte Carlo, o australiano Mark Webber foi o vencedor, levando a equipe Red Bull à sua terceira vitória, em seis corridas, e colocando a equipe na ponta da tabela de pilotos e construtores.

Como previsto, a corrida não teve muitas emoções, pelo menos no que tange às ultrapassagens, já que as únicas foram as feitas por Fernando Alonso sobre as "galinhas mortas" do grid (Hispania, Virgin e Lotus).

A corrida começou intensa. Na largada, Sebastian Vettel tomou a segunda posição de Robert Kubica e se postou atrás de Webber, que era nitidamente mais rápido. Enquanto isto, Felipe Massa e Lewis Hamilton sustentaram a quarta e a quinta posições e Rubens Barrichello, em uma excepcional largada, tomou a posição dos dois carros da Mercedes e da McLaren de Jenson Button.

Lá atrás, Alonso, saindo dos boxes, conseguia ultrapassar Karum Chandhok, ocupando a 23ª posição.

No entanto, a corrida começaria a mudar ainda na primeira volta, quando o companheiro de Rubinho, Nico Hulkenberg, errou na entrada do túnel, batendo até de maneira violenta, e acarretando a entrada do Safety Car.

Neste momento, Alonso deu "o pulo do gato", indo aos boxes para fazer sua troca de pneus obrigatória. Além de Alonso, Bruno Senna também fez a troca.

Nesta hora, a cena mais "varzeana" da história da Fórmula 1. O motor de Jenson Button fundiu atrás do Safety Car. Minutos depois, a McLaren informou que um dos cobertores de aquecimento do motor, colocado em um dos dutos de ar, não havia sido retirado do carro do inglês, superaquecendo o motor e causando o problema. Imagine se fosse com Hamilton...

Seis voltas depois, o Safety Car deixou a pista e a corrida se focou em Alonso. O piloto da Ferrari passou a tentar ganhar posições e travou uma briga intensa com o brasileiro Lucas di Grassi, da Virgin, que, com competência, segurava o espanhol, chegando a irritá-lo.

No entanto, em um momento estranho, Di Grassi, que havia fechado a porta do asturiano diversas vezes, "abriu" no final do túnel, dando espaço para a ultrapassagem. Alonso ainda ultrapassaria Trulli, Glock e Kovaleinen. No entanto, nenhum deles ofereceu resistência alguma sobre a Ferrari número 8.

Neste momento, as intenções de Alonso tornaram-se claras. Com pista limpa, o espanhol só era superado por Mark Webber nos tempos de volta, o que, com os demais pilotos parando nos boxes, colocou o espanhol no sexto posto.

Quem também se deu bem nos boxes foi Michael Schumacher, que, com o excelente trabalho da equipe Mercedes, ultrapassou Rubens Barrichello, chegando ao sétimo posto. O brasileiro ainda perderia posição para Nico Rosberg, que vinha sendo o mais rápido na pista, mas que demorou para parar, perdendo tempo atrás de Webber, e, consequentemente, perdendo a sétima posição.

A partir daí a monotonia foi sem tamanho. Os pilotos apenas percorriam a pista, porém, sem arriscar, dada a dificuldade de ultrapassagens, ainda mais em Mônaco.

Os únicos momentos de mais emoção foram os acidentes e as entradas do Safety Car. A primeira, devido a um acidente sofrido por Barrichello, que, com problemas na suspensão, rodou na pista, gerando polêmica ao, revoltado, atirar o volante para o meio da pista.
A outra entrada do Safety Car foi devido à tampa de um bueiro que se soltou e precisou ser recolocada.

No entanto, nem estas relargadas mudaram a história da prova, que rumava para mais um final monótono. Foi então que Trulli, em um dos raros momentos de ousadia da prova, tentou ultrapassar Chandhok, por dentro, na última curva. O indiano manteve seu traçado, o que fez com que a Lotus do italiano "escalasse" seu carro, quase atingido o até então intocável líder Mark Webber.

A seis voltas do fim, a bandeirada com o Safety Car na pista parecia inevitável. No entanto, a direção de prova anunciou a saída do carro de segurança no final da última volta, o que, em tese, não mudaria o resultado da prova.

Porém, uma corrida com Schumacher não pode ser tão previsível. O alemão, aproveitando a relargada, ultrapassou Alonso na última curva, tomando-lhe a sexta posição. Mais tarde, no entanto, os comissários de prova, em uma polêmica decisão, puniram o alemão com a perda de 20s por ultrapassar em bandeira amarela (a luz verde piscava visivelmente na saída do Safety Car), jogando o alemão para o 12º posto.

Com o resultado, Webber assume a liderança com 78 pontos, mesma pontuação que a de seu companheiro de equipe. Porém, o australiano fica com a ponta por ter duas vitórias, contra uma de Vettel. Em terceiro, Alonso, com 75 pontos, seguido por Button, com 70 e Massa, bem mais atrás, com 61.

A próxima prova acontece daqui a duas semanas, na Turquia.

Veja o resultado do GP de Mônaco:
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 78 voltas em 1h50min00s000
2°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s448
3°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s600
4°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 2s600
5°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 4s300
6°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 6s300
7°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 6s600
8°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 6s900
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 7s300
10°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 8s100
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 9s100
12°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 5s700
13°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 4 voltas
14°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 6 voltas
15°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 6 voltas

Abandonos:

Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 71 voltas/acidente
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 71 voltas/acidente
Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 59 voltas/não completou
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 59 voltas/não completou
Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 28 voltas/acidente
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 27 voltas/não completou
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 26 voltas/não completou
Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 23 voltas/não completou
Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 22 voltas/não completou

Mais tarde, outros resultados...

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