sexta-feira, 28 de maio de 2010

GP Turquia: Chance de Felipe?

Bom dia amigos,

Chegamos, neste final de semana, ao GP da Turquia, a sétima etapa da Fórmula 1 em 2010.

E, para nós brasileiros, este circuito tem sabor especial, afinal, das cinco provas realizadas nele até hoje, três foram vencidas por Felipe Massa (2006, 2007 e 2008), dando nova esperança para que o brasileiro "entre" no campeonato este ano.

Porém, quais são as reais chances de Felipe?

Bem, primeiramente temos que analisar o carro da Ferrari, que é bom, mas que, tecnicamente está atrás, em termos de desempenho, dos carros de Red Bull e McLaren.
Mas porque atrás da McLaren? Sim, a equipe de Woking até agora mostrou melhor desempenho que a equipe de Maranello. No entanto, as "flechas de prata" contaram, ou melhor, não contavam com os problemas sofridos por Hamilton e Button nas duas últimas corridas. Além disso, Alonso vem fazendo um fenomenal trabalho, tirando mais do que o carro tem a oferecer.

Enquanto isto, Felipe... bem, o Felipe Massa de hoje não é aquele mesmo de 2008. Não é o piloto arrojado que perdeu o campeonato por erros da equipe naquele ano. Basta ver que, hoje, Massa passa mais longe dos muros, "come" menos zebras e, consequentemente, faz tempos mais lentos. Talvez ainda reflexo do acidente...

Então, que lugar melhor para "voltar" que na Turquia, palco de três vitórias, onde corre tão bem?
É inegavel que Massa seja o melhor dentre os pilotos em circuitos de percurso anti-horário. Afinal, estando em forma e com bom carro, nunca perdeu na Turquia, Bahrein e Brasil.

Porém, o resultado de Massa, em um ano em que as estratégias estão mais fracas, dependem mais de seu desempenho na classificação e de sua sorte, afinal, ultrapassagens são impossíveis na Fórmula 1 de hoje.
Com a sorte, pode ser que ele conte. Agora, na classificação, um terceiro posto já está de bom tamanho, afinal, quem hoje pode andar mais rápido que os carros da Red Bull?

Enfim, Massa tem chances reais de chegar à sua primeira vitória no campeonato, mas, se eu tivesse que apostar em um vencedor, apostaria em Sebastian Vettel...

2 comentários:

  1. .

    Olá Anderson,

    Parabéns pelo blog!

    Até que enfim encontrei alguém com postura real do que vem acontecendo com o Massa, pois, também tenho notado isto... haja vista, relembrarmos Mônaco em 2008 quando os fiscais de prova queriam penalizar o Massa por usar zebra como pista... e hoje não é isto que podemos notar...

    Espero que ele torne a ser o arrojado Massa...

    Forte abraço,


    James.
    F1 Massa

    ...
    ..
    .

    ResponderExcluir
  2. James, obrigado pelos elogios. Estarei sempre tentando melhorar e elogios como os seus dão ânimo para prosseguir evoluindo.

    Quanto ao Massa, sou um grande fã dele. Acredito que ele tem potencial para chegar a campeão do mundo. Porém, acredito que, desde seu retorno, ele não recuperou totalmente a confiança, e isto vem se refletindo nos resultados medianos dele este ano.

    É só lembrar do ano passado, quando Massa, com um carro bem inferior ao atual, conseguiu algumas vezes andar entre os primeiros, deixando o campeonato na 5ª posição (atrás das Red Bull e Brawn).

    Hoje, no entanto, com um carro que lhe daria condições de, ao menos conseguir pódios consecutivos, Massa não consegue mostrar o mesmo desempenho.

    Porém, acredito que ele ainda irá recuperar a confiança e mostrar o que ele sabe. Vamos torcer para que seja o quanto antes.

    ResponderExcluir

Pesquisar:

Monitor link