Bom dia amigos,
Ontem, no GP da Turquia, a Red Bull novamente se mostrou superior. No entanto, uma manobra desastrada de Sebastian Vettel em tentativa de ultrapassagem sobre o companheiro de equipe, acabou por tirar da equipe austríaca a chance de mais uma vitória, que caiu no colo de Lewis Hamilton e colocou a equipe de Woking no topo da tabela de construtores.
Após abandonar a corrida, o piloto alemão ainda tentou justificar o injustificável, com frases como: "Acho que, se vocês olharem as imagens, estava claro que tinha a parte de dentro da pista" e "Fui por dentro, estava à frente e me focando no ponto de freada e, honestamente, vocês podem ver que ele tocou minha roda traseira direita e eu saí da pista".
No entanto, o que foi possível ver foi o alemão, ainda durante a ultrapassagem, mudar sua trajetória, se enroscando com o carro do australiano, que vinha ao seu lado. A manobra custou a corrida de Vettel e fez com que Webber perdesse duas posições.
No demais, a corrida, ao contrário do que declararam Felipe Massa e Rubens Barrichello, foi acima da média das corridas realizadas no ano, com algumas ultrapassagens e disputas, coisa que não vinha acontecendo em corridas "secas".
A Corrida
A largada não teve muitas mudanças. Entre os dez primeiros, apenas a ultrapassagem de Michael Schumacher sobre Jenson Button, tomando-lhe a quarta posição. Os demais mantiveram suas posições.
A partir daí, a disputa começou. Lá na frente, Lewis Hamilton caçava Mark Webber na disputa pela ponta, enquanto Vettel vinha mais atrás. Enquanto isto, Button ultrapassava Schumacher, recuperando o quarto posto.
Lá atrás, a péssima largada dos pilotos da Williams rendia emoção, já que Rubens Barrichello e Nico Hulkenberg enfileiravam ultrapassagens sobre os pilotos das equipes mais fracas. Enquanto isto, Bruno Senna, após mais uma excelente largada, conseguia andar no mesmo rítimo dos carros da Virgin.
A partir daí o que se viu foi uma perseguição, de Hamilton a Webber, com ambos alternando voltas mais rápidas. Outra disputa vigente era aquela valendo a sétima posição, entre Robert Kubica, Felipe Massa e Vitaly Petrov. Além disso, Alonso, Kobayashi e Sutil, valendo o 10º posto.
A situação continuou assim até os pit-stops, onde a equipe McLaren trabalhou muito mal, devolvendo Hamilton à pista atrás de Sebastian Vettel e com o companheiro de equipe, Jenson Button em sua cola.
A corrida prosseguiu neste rítimo, com os quatro primeiros andando muito próximos, aguardando apenas um erro para ganhar posição.
Enquanto isto, mais atrás, Rosber sofria com o desgaste dos pneus e puxava uma fila com Kubica, Massa, Petrov e Alonso, que havia ganhado as posições de Sutil e Kobayashi.
Alonso ainda queria mais: partiu para cima de Petrov e, ao dividirem uma curva, o russo levou a pior, quebrando a suspensão do carro e abandonando a prova. Com isto, Alonso já era o nono.
Lá na frente, a Red Bull parecia rumar para mais uma dobradinha. Parecia...
Na volta 41, Vettel tentou passar Webber para assumir a liderança. No entanto, em uma manobra pra lá de atrapalhada, tocou roda com o companheiro de equipe, furando o pneu e saindo da prova. Webber também saiu no prejuízo. Perdeu a posição para os carros da McLaren e teve de parar nos boxes para trocar o bico do carro, já que a asa dianteira foi danificada no toque.
Com isto a corrida caiu no colo de Hamilton, que rumaria tranquilo para a vitória, certo? Errado... Button, sentindo que vinha melhor na pista, partiu para cima do companheiro de equipe tomando-lhe a ponta. Hamilton, no entanto, deu o troco, recuperando a ponta na curva seguinte.
A partir daí a ordem da equipe foi de que os pilotos, sob o risco de pane seca, tirassem o pé.
Nem a chuva que caiu no final da prova mudou os rumos da corrida a partir daí, e a dobradinha inglesa se concretizou. Webber, graças à enorme vantagem que tinha sobre Schumacher, conseguiu ainda cruzar em terceiro, à frente do alemão da Mercedes. Rosberg foi o quinto, seguido por Kubica e pelos dois carros da Ferrari, com Massa à frente de Alonso.
Com o resultado, Webber se mantém na ponta com 93 pontos, 5 a mais que o vice-líder, Button. Hamilton é o terceiro com 84.
A próxima prova acontece dia 13 de junho, no Canadá.
Resultado final:
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 58 voltas em 1h28min47s620
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s645
3°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 24s285
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 31s110
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 32s266
6°. Robert Kubica (POL/Renault), a 32s284
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 36s635
8°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 46s544
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 49s029
10°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1min05s650
11°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1min05s944
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min07s800
13°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
16°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
17°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 2 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
Não completaram:
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 53/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 47/abandono
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 40/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 34/abandono
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 33/mecânico
segunda-feira, 31 de maio de 2010
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