quinta-feira, 13 de maio de 2010

Interlagos 70

Bom dia amigos,

Ontem, o Autódromo de Interlagos, principal autódromo brasileiro, completou 70 anos. E, nestes 70 anos, tem-se muita história para contar.

Primeiramente palco para competições nacionais, o autódromo, inaugurado em 1940, no bairro homônimo, passou por uma grande reforma, iniciada em 1967 e que faria com que o autódromo reabrisse apenas em 1970.

A partir daí, ainda com o antigo traçado, o local passou a abrigar disputas internacionais, como a Fórmula Ford Internacional.

No entanto, foi apenas em 1972, com mais uma reforma, que o autódromo paulistano passou a figurar entre os mais importantes do mundo, passando a sediar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que, no ano seguinte, passaria a figurar no Campeonato Mundial de Fórmula 1.

O GP do Brasil continuou a ser disputado no autódromo até 1980. No ano seguinte, devido aos problemas, principalmente no que tangia à segurança, o GP do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.

A prova voltaria ao circuito paulistano em 1990, já com o circuito reformado, e já com seu atual traçado, que teve em muito o dedo de Ayrton Senna, que deu idéias, e ajudou a trazer de volta o GP para sua cidade natal.

A partir daí, o circuito foi se firmando cada vez mais, apesar dos boatos de outros autódromos (como os prometidos para Guarulhos, Campinas e Rio de Janeiro) para tomarem seu lugar de destaque nacional. No entanto, apesar dos pesares, Interlagos se firma cada dia mais como o mais importante autódromo nacional, e um dos mais importantes do mundo, já que, com as reformas realizadas em 2007, o autódromo paulistano passou a figurar entre os preferidos dentre os pilotos da principal categoria do automobilismo (atrás, provavelmente de Spa e Monza).

Hoje, Interlagos abriga importantes provas do automobilismo, como a Stock Car, Mil Milhas Brasil, GT3, e claro, a Fórmula 1, além de outras competições de menor porte, que dão sustentabilidade ao autódromo. Além disso, há também os tradicionais "rachas" noturnos, liberados no autódromo.

Tudo isto faz com que, o Autódromo de Interlagos, no auto de seus 70 anos, seja motivo de orgulho para os paulistanos, principalmente aqueles que, em uma cidade marcada pelo trânsito, gostam de ver velocidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link