Bom dia amigos,
Ontem, o Autódromo de Interlagos, principal autódromo brasileiro, completou 70 anos. E, nestes 70 anos, tem-se muita história para contar.
Primeiramente palco para competições nacionais, o autódromo, inaugurado em 1940, no bairro homônimo, passou por uma grande reforma, iniciada em 1967 e que faria com que o autódromo reabrisse apenas em 1970.
A partir daí, ainda com o antigo traçado, o local passou a abrigar disputas internacionais, como a Fórmula Ford Internacional.
No entanto, foi apenas em 1972, com mais uma reforma, que o autódromo paulistano passou a figurar entre os mais importantes do mundo, passando a sediar o Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1, que, no ano seguinte, passaria a figurar no Campeonato Mundial de Fórmula 1.
O GP do Brasil continuou a ser disputado no autódromo até 1980. No ano seguinte, devido aos problemas, principalmente no que tangia à segurança, o GP do Brasil foi transferido para o Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
A prova voltaria ao circuito paulistano em 1990, já com o circuito reformado, e já com seu atual traçado, que teve em muito o dedo de Ayrton Senna, que deu idéias, e ajudou a trazer de volta o GP para sua cidade natal.
A partir daí, o circuito foi se firmando cada vez mais, apesar dos boatos de outros autódromos (como os prometidos para Guarulhos, Campinas e Rio de Janeiro) para tomarem seu lugar de destaque nacional. No entanto, apesar dos pesares, Interlagos se firma cada dia mais como o mais importante autódromo nacional, e um dos mais importantes do mundo, já que, com as reformas realizadas em 2007, o autódromo paulistano passou a figurar entre os preferidos dentre os pilotos da principal categoria do automobilismo (atrás, provavelmente de Spa e Monza).
Hoje, Interlagos abriga importantes provas do automobilismo, como a Stock Car, Mil Milhas Brasil, GT3, e claro, a Fórmula 1, além de outras competições de menor porte, que dão sustentabilidade ao autódromo. Além disso, há também os tradicionais "rachas" noturnos, liberados no autódromo.
Tudo isto faz com que, o Autódromo de Interlagos, no auto de seus 70 anos, seja motivo de orgulho para os paulistanos, principalmente aqueles que, em uma cidade marcada pelo trânsito, gostam de ver velocidade.
quinta-feira, 13 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário