Bom dia amigos,
Ontem, após a corrida, a FOTA, Associação que reúne as equipes da Fórmula 1 se reuniu para tomar algumas decisões visando os próximos passos da Fórmula 1.
Em pauta, dois assuntos quase que imediatos.
O primeiro diz respeito ao treino classificatório do GP de Mônaco, que será realizado no próximo final de semana, nas ruas de Monte Carlo.
A solicitação das equipes é que, com a presença de carros muito mais lentos, o treinamento em um circuito estreito como Mônaco seria perigoso e atrapalharia as equipes de ponta. Sendo assim, a idéia era "dividir" a classificação em duas etapas, com os 12 carros mais lentos em um momento e os 12 mais rápidos em outro.
No entanto, para ser aprovada, a medida precisaria ser aprovada por unanimidade pelas equipes. Aí falou mais alto o lado individual das equipes, já que as mais rápidas votaram por dividir a classificação, por não querer ser prejudicadas por "paredes" na pista, enquanto as mais lentas, vendo a possibilidade de conseguir largar mais à frente, em uma pista de difícil ultrapassagem, optaram por ir contra a divisão.
Sendo assim, as coisas continuarão como estão, e todos os pilotos irão para a pista juntos, disputando as qualificatórias, o que pode trazer surpresas no Grid de Largada.
Outra discussão em pauta dizia respeito à presença dos tão discutidos "dutos de ar", que se fizeram presentes no carro da McLaren nas primeiras provas e que foram "copiados" por Red Bull, Sauber, Ferrari, Williams e Mercedes no GP da Espanha.
Considerado perigoso pela grande maioria, já que nas retas faz com que o piloto tenha de tirar uma das mãos do volante para controlar o duto, o item foi voltado para ter ou não sua permanência em 2011.
E não adiantou em nada a argumentação dos inventores do item, a McLaren, que defendiam a permanência do acessório. Mesmo aqueles que o consideraram genial, foram a favor de proibir o apêndice para a próxima temporada. Foi o caso de Christian Horner, chefe da Red Bull:
"É uma grande peça de engenharia, mas algumas das soluções neste final de semana pareceram um pouco inconseqüentes quando você vê os pilotos guiando com a ponta dos dedos e não com as mãos. Então, acho que é uma questão de segurança", disse.
Sendo assim, a peça está banida par 2011, e as equipes terão de achar outra "maravilha da engenharia" para levar seus carros à vantagem no próximo ano.
segunda-feira, 10 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário