Bom dia amigos,
No GP da Espanha de Fórmula 1, disputado no circuito de Barcelona, o australiano Mark Webber provou a superioridade dos carros da Red Bull e venceu a prova de ponta a ponta. Em segundo, contando com vários lances de sorte, chegou o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari, com o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, que enfrentou diversos problemas chegando em terceiro.
Como era esperado, a corrida foi mais um "passeio" dos carros na pista, já que, ultrapassagens, daquelas clássicas, em disputas por posição, foi vista apenas uma, de Nico Rosberg sobre o compatriota e xará Nico Hulkenberg. Mesmo assim, a manobra só aconteceu devido à superioridade do carro da Mercedes sobre o da Williams.
Bem, uma corrida com estas características (e chata, diga-se de passagem), só poderia ser decidida de outras maneiras: na largada, nas paradas de boxe e nas quebras. Pois, assim foi.
Na largada, os pilotos tomaram suas posições, que pouco mudariam dali para o final, com Webber mantendo a ponta, seguido por Vettel, Hamilton, Alonso, Button, Schumacher e Massa, que conseguiu chegar ao sétimo posto graças a uma arrojada manobra sobre Robert Kubica, da Renault.
Destaque para Rubens Barrichello, que após sair em 17º, pulou para o 13º posto, ultrapassando Hulkenberg em seguida e assumindo a 12ª posição. Outro destaque na largada foi Bruno Senna, que, de 21º passou ao 17º posto. No entanto, o sobrinho de Ayrton não conseguiu tirar proveito do feito realizado, já que errou e foi parar na brita ainda na primeira volta.
Pois bem, a corrida prosseguiu desta maneira até a primeira parada nos boxes (para muitos a única), a qual foi antecipada pelas equipes, preocupadas com o desgaste dos pneus macios. Neste momento os erros de parada de Red Bull e McLaren fizeram com que Sebastian Vettel e Jenson Button perdessem suas posições para Lewis Hamilton e Michael Schumacher respectivamente.
Na volta à pista, a emoção ficou por conta da briga pelo quinto posto, entre Michael Schumacher e Jenson Button, que havia perdido posição para o alemão. No entanto, neste momento deu para ver a dificuldade de ultrapassagens da Fórmula 1 atual, já que Button, visivelmente mais rápido que Schumacher, não conseguia ultrapassá-lo, fosse na reta ou nas curvas de alta, características do circuito catalão.
A briga provocou a aproximação de Felipe Massa, que, aparentemente poseria levar vantagem sobre a contenda. No entanto, o brasileiro foi fechado pela Hispania de Karum Chandhok em uma curva, e, não conseguindo frear o suficiente, quebrou a asa dianteira, se mantendo na pista com a asa quebrada (já que era quase impossível ultrapassar, melhor não perder posição). No entanto, o brasileiro, depois do ocorrido, não conseguiu manter o rítimo e parou de pressionar os adversários. Com os pneus desgastados, Button desistiria pouco depois.
A corrida parecia decidida. No entanto, a decisão das equipes de fazer uma parada para troca de pneus muito cedo, influenciaria no resultado. Sebastian Vettel seria a primeira vítima. Com um furo no pneu, o alemão passaria reto em uma curva, tendo de ir aos boxes para trocá-los, perdendo assim a terceira posição para Fernando Alonso, que demonstrava sorte de campeão, chegando ao pódio.
No entanto, a sorte de Alonso não pararia por aí. Na penúltima volta, também vítima de um pneu furado, Hamilton passou reto em uma curva, batendo na barreira de pneus e perdendo um segundo lugar já garantido. Assim, Alonso herdaria o segundo posto, e Vettel, que, com problemas nos freios, lutava para manter o carro na pista, o terceiro.
E assim foi até o fim da prova, uma das mais monótonas dos últimos anos (rivalizando com o GP do Bahrein deste ano). Com o resultado, Button se mantém na liderança, com 70 pontos, seguido por Alonso com 67. Vettel, com 60 vem em terceiro, 7 pontos à frente de seu companheiro de equipe, Mark Webber, que vem em quarto. Rosberg, antigo vice-líder, agora é o quinto, com 50, seguido por Hamilton e Massa, empatados em sexto (o inglês fica à frente por possuir um quinto lugar a mais que o brasileiro), com 49. Kubica, Schumacher e Sutil completam o Top-10.
A próxima etapa acontece já no próximo final de semana, em Mônaco.
Veja o resultado do GP da Espanha:
1°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 66 voltas em 1h35min44s101
2°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 24s065
3°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 51s338
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min02s195
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 1min03s728
6°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1min05s767
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min12s941
8°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1min13s677
9°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
10°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
11°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1 volta
12°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 1 volta
14°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 2 voltas
15°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2 voltas
16°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 2 voltas
17°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 3 voltas
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 3 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 4 voltas
Não completaram:
Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 24 voltas/problema mecânico
Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 39 voltas/problema mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 48 voltas/problema mecânico
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 66 voltas/acidente
Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 66 voltas/não largou
segunda-feira, 10 de maio de 2010
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