Bom dia amigos,
A uma semana das 500 Milhas de Indianápolis, não são só os treinos classificatórios em Indiana que movimentarão o mundo da Velocidade. Vários outros eventos manterão os motores ligados neste final de semana. Seguem abaixo:
Moto GP
Saimos de um templo do automobilismo para outro. A Moto GP chega ao famoso circuito de Le Mans para a realização de sua terceira etapa.
No entanto, se engana quem pensa que as motos passearão pelo lendário Circuit de la Sarthé. Na verdade, a prova será disputada no Bugatti Circuit, circuito interno de Le Mans que utiliza parte do traçado original (como acontece com o circuito interno de Indianápolis, onde era realizada a Fórmula 1).
Porém, não é isso que tira o charme da prova, que em 2009 foi vencida pelo espanhol Jorge Lorenzo, que hoje chega como líder da competição e principal esperança para quebrar a hegemonia do italiano Valentino Rossi, que já dura sete anos.
No entanto, não tem como duvidar de Rossi. Apesar dos indícios de que o italiano deseja partir das motos para os carros (seja para a Le Mans, Fórmula 1 ou WRC), o italiano tem sangue de campeão, e uma determinação incrível. E ainda, está a apenas 4 pontos do companheiro de Yamaha (45 a 41).
Outro forte candidato é Dani Pedrosa. O espanhol da Honda foi terceiro em 2009 e hoje ocupa o terceiro posto da temporada, com 29 pontos.
Há ainda outros grandes nomes, encabeçados pelo australiano Casey Stoner, que briga pela vitória. É o caso dos norte-americanos Ben Spies e Nick Heyden e do italiano Andrea Dovidozzo.
Enfim, tudo para que haja uma grande corrida, em mais um dos templos do automobilismo. E se preparando para as 24 horas...
DTM
Seguindo em território europeu, chegamos à Valência, onde será realizada a segunda etapa do DTM, o campeonato de Carros de Turismo alemão.
E, no moderno circuito de rua espanhol, grandes carros e pilotos brigarão em uma corrida que, pelo menos até agora, espera-se que seja emocionante, como é comum nas provas da DTM.
Na pista, os Audis e Mercedes terão bons pilotos os conduzindo, como os alemães Timo Scheider, Mike Rockenfeller e Ralf Schumacher, ou os britânicos Gary Pafett, Jamie Green, Paul di Resta e David Coulthard, que caracterizam a invasão britânica na competição alemã.
Há ainda o sueco Mattias Ekström, o canadense Bruno Spengler, o francês Alexandre Prémat, dentre outros...
No entanto, no atual momento, a vantagem é de Gary Paffett. O piloto de testes da McLaren e que compete pela equipe da Mercedes-AMG, lidera a competição com 10 pontos, seguido por Spengler, seu companheiro de equipe, com 8 e por Green, da Persson-Mercedes, com 6. Paul di Resta, também da AMG é o quarto com 6, enquanto o atual campeão, Timo Scheider, da Audi, é só o sétimo, com 2 pontos.
Mas, vale lembrar que esta é apenas a segunda prova do ano...
WTCC
Mantendo-se na Europa, continuamos com os carros de Turismo. Mas, desta vez, em nível mundial. Neste final de semana acontece a terceira etapa do Mundial de Carros de Turismo, no Circuito de Monza, na Itália.
Na pista, bons pilotos, como o italiano Gabrielle Tarquini, o francês Yvan Muller, os britânicos Robert Huff e Andy Priaulx, o português Tiago Monteiro, o brasileiro Augusto Farfus Jr., dentre outros, representam grandes marcas, como Chevrolet, Seat (Volkswagen) e BMW.
Apesar dos grandes nomes, a competição sofre com as dificuldades financeiras, que culminaram com a saída da equipe oficial da Seat (que manteve apenas o suporte e aparato técnico para equipes independentes) e da Lada. No entanto, há a possibilidade do ingresso das japonesas Honda e Toyota para 2011, o que daria um novo "up" na categoria.
Enquanto isto não acontece, vemos a liderança do atual campeão Tarquini, da SR-Sport/Seat, com 70 pontos, seguido por Yvan Muller, da Chevrolet, com 63. Huff, também da Chevrolet, é o terceiro, com 46, enquanto Priaulx, da BMW é o quarto, com 39. O brasileiro Augusto Farfus Jr., da BMW é apenas o décimo, com 17 pontos.
Stock Car Brasil
Mantendo-se nos carros de Turismo, chegamos ao Brasil, onde, neste domingo acontece a quarta etapa da Stock Car Brasil, no Autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro.
O autódromo aliás, pode presenciar sua última Stock Car, já que deve ser demolido para as obras visando os Jogos Olímpicos de 2016.
Enquanto o autódromo está lá, deve presenciar uma boa corrida, como é costume da Stock, muito embora, assim como a Fórmula 1, as corridas da Stock tenham perdido muito de sua emoção nesta temporada.
Porém, os pilotos que lá atuam, em nada tem a ver com isso, e seguem tentando dar o máximo de espetáculo possível, o que nos remete à competição, que tem Átila Abreu, da AMG na liderança com 49 pontos, seguido por Ricardo Maurício, da RC, campeão em 2008, com 45 pontos.
Em terceiro aparece Max Wilson, companheiro de Ricardinho na RC, com 39 pontos. Nonô Figueiredo, da Corsan, é o quarto, com 32, com Allam Khodair, da Full Time em quinto, com 25 pontos.
O atual campeão, Cacá Bueno, da Red Bull é apenas o nono, com 19 pontos, 2 atrás de seu companheiro de equipe, Daniel Serra, o sétimo.
Enfim, esperamos que a corrida siga o rítimo das corridas de 2009 e que deixe para trás as corridas decidas nos boxes que vem acontecendo em 2010. E é claro, que a Globo passe a corrida...
Nascar
Se mantendo nos bólidos de série, chegamos à terra do Tio Sam. Em fim de semana de movimentação em Indianápolis, tradicional Nascar terá corridas, como de costume.
Desta vez, o local da prova é o Speedway de Charlotte. No entanto, ao contrário das demais provas, a corrida não valerá pontos para o campeonato, sendo apenas uma prova de exibição, coisa que há tempos não é vista no Brasil ou Europa, mas que leva os norte-americanos à euforia, principalmente por não haver "corrida de resultados" e primar-se pelo show.
Assim sendo, a NASCAR Sprint Showdown e a NASCAR Sprint All-Star Race devem lotar o circuito, em uma prova que, como é comum na Nascar, deverá ter emoção do princípio ao fim e que, não valendo pontos para o campeonato, irá primar pelo que mais gostamos, o espetáculo.
FIA GT
Voltando à Europa, mas agora com os carros de Gran-Turismo, chegamos à competição Mundial, a FIA GT, onde competem os cobiçados carros, sem a presença tradicional dos protótipos, que é comum em outras competições, principalmente nas baseadas em Le Mans.
A corrida válida pelo Mundial acontece em Brno, na República Tcheca e vale pela terceira etapa da competição.
Na pista, as Maseratis, Aston Martins, Lamborghinis e Corvettes, tem como pilotos nomes conhecidos do grande público, como Karl Wendlinger, Enrique Bernoldi, Romain Grosjean, Tomas Enge, Stephane Sarrazin, Mika Salo, Andreas Zuber, dentre outros.
E, justamente um destes nomes lidera a competição: Romain Grosjean. O piloto, que saiu da Fórmula 1 pela porta dos fundos após pouco menos de dez corridas, após grande primeira corrida, está na ponta ao lado do alemão Thomas Mutsch, com a equipe Matech, com 31 pontos.
Atrás deles se encontra a equipe Hexis, com os franceses Frédéric Makowiecki e Thomas Accary, que tem 26 pontos, empatados com a equipe Phoenix Racing / Carsport, dos pilotos Marc Hennerici e Andreas Zuber, e com a equipe Vitaphone Racing Team, com Michael Bartels e Andrea Bertolini.
Uma boa prova, mas que devia seguir as demais competições de GT e permitir a presenças das Ferraris e Porsches...
American Le Mans Series
Continuando nos GTs, voltamos aos EUA, onde, neste final de semana acontece a quarta etapa da American Le Mans Series, a competição de protótipos e GT norte-americana. A prova acontece no circuito de Laguna Seca, tradicional no país do Tio Sam.
Na pista, pilotos como David Brabham, Emanuele Pirro, J. R. Hildebrand, Gianmaria Bruni e Jan Magnussen, conhecidos no mundo da velocidade, mas não de fama plena.
Na disputa, liderança das equipes Muscle e Patrón, na categoria LMP, com Greg Pickett e Klaus Graf pela Muscle e David Brabham e Simon Pagenaud pela Patrón, tendo as duas 46 pontos, 8 a mais que a terceira colocada, a Drayson, com Paul Drayson e Johnny Cocker.
Na categoria LMPC, a liderança é de Scott Tucker e Christophe Bouchut, pela Tech 5, empatados com Gunnar Jeannette e Elton Julian, da Green Earth, ambas com 46 pontos, com a equipe Genoa em terceiro, comm 36.
Pela GT, a liderança é da equipe Risi, composta pelo italiano Gianmaria Bruni e pelo brasileiro Jaime Melo, com 40 pontos, empatada com a equipe Flying Lizard, composta por Jörg Bergmeister e Patrick Long. Logo atrás, a equipe Rahal/Letterman, com Bill Auberlen e Tommy Milner, que tem 39 pontos.
Uma boa corrida, como todas da ALMS, mas que irá durar 6 horas, o que pode tirar um pouco da paciência de quem assistir, principalmente nos momentos sem ultrapassagens.
Fórmula 2
Chegamos às categorias de monopostos. Assim sendo, sem corridas de Indy e Fórmula 1, chegamos às categorias de acesso.
E, a principal delas que corre no final de semana é a Fórmula 2, categoria criada no último ano pela FIA como alternativa à GP2 e à World Series By Renault.
A corrida ocorre no circuito de Monza, na Itália, e servirá como "corrida de suporte" à etapa do WTCC.
Na pista, pilotos almejando chegar à Fórmula 1, mesmo sabendo que a falta de tradição da categoria podem levá-los a seguir os passos de Andy Soucek, que, após sobrar na competição, conseguiu apenas a vaga de piloto de testes da frágil Virgin.
No entanto, os pilotos sabem que, mostrando bom desempenho, podem chamar a atenção e alçar vôos maiores.
E, neste objetivo, quem vem na frente é o austríaco Philipp Eng, que lidera a competição, com 80 pontos. Em sua cola, o inglês Dean Stoneman, com 61, seguido pelos compatriotas Jolyon Palmer, com 53 e Will Bratt, com 33, mesmo número de pontos do russo Sergey Afanasyev.
E que venham novos pilotos.
Fórmula 3
Em se tratando de novos pilotos, nada supera, em formação histórica, a Fórmula 3.
Sendo assim, nada mais justo que falar da categoria, que é dividida por países na Europa.
E, neste fim de semana, acontecem disputas nas principais competições de Fórmula 3: a Européia e a Britânica.
Na européia, a prova acontece no Circuito de Valência, nas Espanha, como suporte à prova da DTM, e valendo como a terceira etapa do campeonato.
A competição tem como líder, o italiano Edoardo Mortara, da equipe Signature, com 27 pontos, seguido pelo alemão Marco Wittmann, da mesma equipe, com 26. Em terceiro, o espanhol Roberto Merhi, da Mucki, com 18, com o compatriota Daniel Juncadella, da Prema em quarto, com 13 e o britânico Alexander Sims, da ART, com 12.
Na competição britânica, a prova acontece em Magny-Cours, na França, válida como quarta etapa da competição.
Na tabela, a liderança é do francês Jean-Eric Vergne, da tradicional equipe Carlin, com 76 pontos, seguido pelo britânico Oliver Webb, da Fortec, com 64 e pelo também britânico James Calado, da Carlin, com 51. O brasileiro Adriano Buzaid, também da Carlin é o quarto, com 49, seguido por Daisuke Nakajima, irmão de Kazuki Nakajima, que corre pela equipe Raikkonen/Robertson, com 40. O brasileiro Gabriel Dias, da Hitech é o sétimo, com 32, enquanto Felipe Nasr é o décimo, com 15 e Lucas Foresti, o 15º, com apenas 1 ponto.
Enfim, a esperança é que, de todos estes, possa pintar mais um grande nome do automobilismo.
Star Mazda
Por fim, outra competição de acesso, desta vez norte-americana, a Star Mazda, competição que equivale à Fórmula 3 na Europa.
A corrida servirá como suporte para a etapa da American Le Mans Series, sendo disputada também em Laguna Seca e valendo pela terceira etapa da competição.
Na disputa, a liderança é do norte-americano Conor Daly, da equipe Juncos, com 82 pontos, seguido pelo francês Tristan Vautier, da Andersen, com 71 e pelo brasileiro João Victor Horto, da Apex. O outro brasileiro na disputa, Caio Lara, da JDC, é o sexto, com 63.
sexta-feira, 21 de maio de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário