Bom dia amigos,
E, enfim, mais um fim de semana chega, e, mais uma vez trazendo velocidade para todos que dela gostam...
Fórmula 1
Comecemos pela principal categoria do automobilismo:
Neste final de semana, em Barcelona, tem-se início a temporada européia da Fórmula 1, onde, comumente ocorre a identificação das forças da temporada, já que é nesta etapa que as equipes costumam apresentar o carro do ano com as correções identificadas nas primeiras provas.
Sendo assim, o que vimos até agora na temporada pode ser esquecido. Lógico, que espera-se mais de McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes, até pelo fato de serem as equipes mais "abastadas" da categoria. Mas, a distribuição das forças entre elas possivelmente será alterada, inclusive com as demais equipes copiando o duto de ar da McLaren, que tanto deu vantagem à equipe de Woking até agora na temporada.
Sendo assim, o campeonato começa agora. Ou seja, quem deseja lutar pelo título tem que começar vencendo esta prova.
E aí reside a vantagem de Jenson Button. O piloto da McLaren é o único a vencer duas provas no ano, e é o líder do campeonato com 60 pontos, mostrando a vantagem alcançada pela McLaren neste início de temporada, em parte, graças à falta de confiabilidade dos carros da Red Bull, decididamente os mais rápidos do grid até agora.
Em uma impressionante segunda posição, aparece o alemão Nico Rosberg, companheiro de Michael Schumacher, na Mercedes, equipe que até agora não mostrou poder lutar pelo título, apesar do desempenho do alemão, que vem voando e possui 50 pontos, na vice-liderança.
Em terceiro aparecem o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari e o inglês Lewis Hamilton, da McLaren. Os antigos desafetos estão empatados com 49 pontos. Logo atrás, na quinta posição, aparece o alemão Sebastian Vettel, melhor piloto da temporada até agora, mas que vem sofrendo com as seguidas quebras, e marcou apenas 45 pontos, muito graças à vitória na Malásia.
O brasileiro Felipe Massa, líder até a última prova, ocupa apenas a sexta posição, com 41 pontos, 1 à frente do surpreendente polonês Robert Kubica, que coloca uma Renault apenas regular, entre os grandes na briga pelo título. Completa a lista dos 8 primeiros, o australiano Mark Webber, com longínquios 28 pontos.
O alemão Michael Schumacher, heptacampeão da categoria é apenas o 10º lugar, com 10 pontos, enquanto entre brasileiros (exceto Massa), Rubens Barrichello, da Williams é o único que pontuou, marcando 5 pontos. Lucas di Grassi, da Virgin e Bruno Senna, da Hispania ainda não pontuaram.
Enfim, uma corrida que marcará o "reinício" da temporada. E a última esperança de Massa se ainda quiser brigar pelo título.
WRC
Neste fim de semana acontece a quinta etapa do Mundial de Rali, o WRC, que será realizada em Auckland, na Austrália.
Esta é a chance dos adversários tentarem evitar mais uma vitória do hexacampeão Sebastien Loeb, da Citroen. O piloto francês venceu, até agora, 3 das 4 etapas disputadas e lidera com sobras a temporada, com confortáveis 40 pontos de vantagem (93 a 53) sobre o vice-líder, o norueguês Petter Solberg, que corre por equipe própria.
Em terceiro aparece o principal adversário de Loeb (pelo menos na teoria), o finlandês Mikko Hirvonen, da Ford, com 52 pontos, seguido por seu companheiro de equipe, o também finlandês Jari-Matti Latvala, que tem 47 pontos. Completa o Top-5, o francês Sébastien Ogier, da Red Bull Citroen Jr.
O finlandês Kimi Raikkonen, ex-campeão de Fórmula 1 e um dos principais nomes da temporada, ocupa apenas a 10ª posição, com 14 pontos, embora seja nítido que o piloto da Red Bull Citroen Jr. venha em uma notável crescente.
Enfim, são todos contra Loeb. É esperar pra ver...
Le Mans Series
Neste domingo acontece também a segunda etapa da Le Mans Series, campeonato europeu de Endurance (e GT), baseado nas 24 horas de Le Mans (assim como sua versão norte-americana). A prova, com um percurso de 1000km acontece no circuito de Spa-Francorschamps, na Bélgica.
No campeonato, a equipe da Audi lidera a principal categoria da disputa, a LMP1, que abrange os carros mais rápidos do planeta. A equipe, que tem como pilotos o britânico Allan McNish e o italiano Rinaldo Capello possui 32 pontos, 6 a mais que a segunda colocada, a equipe da Aston Martin (Adrian Fernández, Harold Primat e Stefan Mücke). Em terceiro aparece a equipe suiça Rebellion (Andrea Belicchi, Jean-Cristophe Boullion e Guy Smith), com 22 pontos, seguida pela tradicional equipe francesa Oreca (Olivier Panis, Nicolas Lapierre e Stéphane Sarrazin), com 21.
Na cateroria LMP2, a liderança é da equipe britânica Strakka, com 33 pontos, seguida pela OAK, com 26, RML, com 22 e pelo segundo carro da OAK, com 20.
Pela categoria FLM, onde todos os carros utilizam-se de chassis Oreca FLM09, a liderança é da equipe Applewood Seven, com 32, seguida pela Hope Polevision Racing, com 26. A tradicional DAMS é a terceira, com 22, enquanto o segundo carro da Hope Polevision Racing vem em quarto, com 20 pontos.
Na categoria GT1, até agora não há disputa, já que a única equipe que correu pela divisão foi a Labre, com seu Saleen S7-R pilotado por Gabriele Gardel, Patrice Goueslard e Julien Canal, que chegaram "em primeiro" na categoria que não teve um segundo colocado. Sendo assim, rumam tranquilos para o título.
Já na GT2, a disputa é intensa, com os dois Porsches da alemã Felbermayr-Proton ocupando as duas primeiras posições, com 30 e 26 pontos, respectivamente, nos carros pilotados por Marc Lieb/Richard Lietz e Christian Ried/Martin Ragginger/Patrick Long. Em terceiro, o carro da italiana AF Corse, onde corre Giancarllo Fisichella, piloto de testes da Ferrari e Jean Alesi, ex-piloto de Maranello, com 22 pontos, empatados com o carro da britânica CRS Racing, que tem no cockpit os menos conhecidos Phil Quaife, Pierre Ehret e Pierre Kaffer.
Pois bem, como sempre acontece na Le Mans, a corrida será interessante. O difícil é assistir aos 1000km, até porque nenhuma emissora de TV se proporá a transmitir, apesar de ser um evento extremamente interessante.
Nascar
Neste fim de semana, em Darlington, mais uma "etapa dupla" da Nascar, com a disputa da Nationwide Series, hoje, sexta-feira e da Sprint Cup, no sábado.
Na principal disputa da "Stock Car Norte-Americana", a liderança é de Kevin Harvick, com 1467 pontos, que tem "bufando no cangote" o atual tetracampeão Jimmie Johnson, com o surpreendente Kyle Busch em terceiro, com 1368, seguido por Matt Kenseth, que ocupou a ponta por muito tempo, e por Greg Biffle.
Porém, em se tratando de Nascar, tudo pode acontecer, e pilotos que não estão entre o Top-5 no momento podem pintar como vencedores e aparecer nesta lista, como Jeff Gordon, Mark Martin, Juan Pablo Montoya, Tony Stewart, dentre outros.
Enfim, como sempre acontece na Nascar, um novo espetáculo para acontecer, na categoria com maior emoção do automobilismo mundial.
GP2
Neste fim de semana tem início a principal categoria de acesso à Fórmula 1, a GP2. E, neste ano a categoria vem bem desfalcada, já que, graças ao aumento do número de equipes, muitos de seus pilotos deixaram a categoria para ingressar na categoria máxima do automobilismo mundial.
No entanto, isto não significa que a categoria não terá ninguém na disputa e não terá emoção. Apesar de perder nomes como Nico Hulkenberg, Vitaly Petrov, Lucas di Grassi, Romain Grosjean e Karum Chandhok, a categoria conta com a estréia de novatos dos quais se espera muito, como o francês Jules Bianchi, piloto contratado da Ferrari, que correrá pela campeã ART.
Além dele, outros nomes, como o brasileiro Luiz Razia, que corre ao lado do venezuelano Pastor Maldonado, na equipe Rapax, o italiano Davide Valsecchi, campeão da GP2 Ásia, e seu vice-campeão, Oliver Turvey, que correm pela iSport, o mexicano Sérgio Perez e o holandês Giedo van der Garde, que correm pela tradicional Barwa Addax, o belga Jerome D'Ambrosio e o chinês Ho-Pin Tung, que correm pela Renault Jr., que estréia na categoria, além do francês Charles Pic, vice-campeão da World Series By Renault, que tenta sua sorte na GP2 pela equipe Arden.
Enfim, a categoria que é uma escada para a Fórmula 1, mas que se tornou um evento tão interessante para acompanhar (ou até mais) como sua irmã mais velha.
GP3
Desta vez é certo: a GP3 ocorre este fim de semana.
E, parodiando minhas palavras da última semana: Em seu primeiro ano, a categoria terá 18 corridas, divididas em 9 etapas, todas em circuitos europeus que participam de Fórmula 1 e GP2, como Valência e Silverstone, ou em circuitos utilizados como teste, como Portimão, em Portugal.
Na pista, para alavancar a categoria, equipes tradicionais, como a ART, a Manor, a Barwa Addax, a Tech 1, a ATECH, dentre outras. Além delas, há também a MW Arden, criada de uma parceria com a tradicional equipe Arden, com o piloto australiano Mark Webber, e que, obviamente apoiará pilotos da base da Red Bull.
Na pista, pilotos promissores, como o norte-americano Alexander Rossi, o mexicano Esteban Gutierrez (piloto de testes na Fórmula 1), o canadense Robert Wickens, os brasileiros Lucas Foresti e Leonardo Cordeiro, e o italiano Mirko Bortolloti, com passagens por World Series By Renault e GP2.
Enfim, uma competição na qual a FIA vem investindo pesado, e que reune bons pilotos e boas equipes, e o que é o principal, pode conter nomes que gerem respeito no futuro.
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Fim de Semana da Velocidade 08 e 09/05
Marcadores:
fim de semana,
Fórmula 1,
GP2,
GP3,
Le Mans Series,
Nascar,
WRC
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário