Bom dia amigos,
A equipe Toyota, surpreendentemente anuncia sua retirada da Fórmula 1. A direção da equipe japonesa, em uma coletiva realizada em Tóquio, anunciou que deixará a Fórmula 1 imediatamente, apesar de ter assinado o pacto de concórdia que garantia sua presença até 2012.
Os motivos alegados pela montadora foram econômicos, já que, a equipe possuia um dos maiores orçamentos da categoria, e, mesmo assim, jamais chegou à vitória em 7 temporadas na categoria.
A saída da montadora japonesa acontece menos de um ano depois da saída de sua maior rival, a Honda, que também alegou problemas econômicos (e que deu chance para a criação da Brawn).
Com isso, alguns pilotos, como o japonês Kamui Kobayashi, que era dado como certo na Fórmula 1 para o próximo ano, terão que sair à procura de uma equipe para 2010. Além dele, caso a equipe não seja vendida, seus engenheiros, mecânicos e projetistas também terão que procurar vaga em outro local. Vale lembrar que a equipe já havia dispensado seus dois pilotos titulares, o italiano Jarno Trulli e o alemão Timo Glock.
A vaga da equipe japonesa deve ser ocupada pela Sauber, que, ainda como BMW, anunciou sua retirada, não assinando o pacto de concórdia, mas que, com novos investidores, vinha pleiteando uma vaga na categoria.
No entanto, a saída da equipe japonesa abre espaço para a saída da equipe Renault, que se reunirá nesta quarta-feira para definir seu futuro na categoria, e que, também cogita sair após problemas financeiros, além do escândalo envolvendo Flávio Briatore e Nelsinho Piquet, que deixou a imagem da equipe e da montadora bem arranhados no mundo do automobilismo.
Resta ver como Jean Todt irá lidar com seus primeiros problemas, ainda no início de seu mandato como presidente da FIA.
quarta-feira, 4 de novembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário