quinta-feira, 1 de abril de 2010

Virgin: a melhor entre as estreantes?

Bom dia amigos,

Antes da temporada começar, muitos analistas de Fórmula 1 indicavam que a Virgin seria a melhor entre as estreantes, já que seu projeto parecia ser inovador, seu trabalho vinha sendo conduzido com seriedade e havia o "financiamento" por parte de Sir Richard Branson. Todos os fatores que estiveram presentes na vitoriosa Brawn em 2009.

Mas, esqueceram-se de alguns detalhes, sendo que o mais importante deles é: na equipe de Nick Wirth, não há Ross Brawn nem Nick Fry, o que faz toda a diferença do mundo.

Mais: o carro foi projetado totalmente por números, estudos e simuladores, sem ter passado nunca por um túnel de vento.

No entanto, tudo levava a crer que se tratava de um projeto inovador, que vinha para mudar os paradigmas da Fórmula 1.

Agora, duas corridas depois e, estando a caminho da terceira, a Virgin amarga a derrota para sua "rival" Lotus que, nas duas corridas realizadas conseguiu andar mais rápido que a equipe de Richard Branson. E, como se não bastasse, a equipe malaia conseguiu terminar as duas corridas (ambas com Kovaleinen), enquanto a equipe inglesa não conseguiu chegar sequer à metade de uma delas.

Pior. Após duas corridas realizadas, a equipe percebeu que o projeto tinha um erro grave: o tanque de gasolina não comporta combustível o suficiente para uma prova completa, ou seja, mesmo que não apresentasse as quebras que vem apresentando, os carros da Virgin possivelmente jamais terminariam uma corrida.

Com isto, Nick Wirth já anunciou que será necessário refazer o projeto do chassi do carro, o que ficará pronto para Barcelona, a 5ª corrida do calendário. Sendo assim, a equipe alinhará na Malásia e na China apenas por alinhar, já que seu único objetivo é andar rápido na classificação. E, ainda assim, pode ser que os acertos feitos no carro nas próximas duas corridas não se apliquem no novo chassi que será criado.

Lógicamente, Sir. Branson, que não é estúpido, se resguardou de todas as maneiras possíveis e a conta das mudanças pesará no bolso de Nick Wirth, que já assumiu sua responsabilidade no assunto.

Um "tapa na cara" de todos aqueles, como eu, que acharam que a Virgin poderia surpreender e que a Lotus era uma barca furada.

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