Bom dia,
Estamos chegando ao mês de maio, onde se iniciará o Mês da Velocidade, com a realização da famosa tríplice coroa (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans), entre o meio deste mês e o meio do mês que vem.
E, para iniciar o mês, nada melhor que um fim de semana repleto de velocidade:
Indy
Neste sábado tem-se início a temporada de ovais da Fórmula Indy, com o GP do Kansas.
Após 4 provas em circuitos de rua ou circuitos mistos, a Indy chega aos ovais com um amplo domínio da equipe Penske, com o surpreendente australiano Will Power liderando este domínio, após as vitórias em São Paulo e São Petesburgo, além das pole-positions conquistadas em 3, das 4 provas disputadas até agora.
No entanto, se Power dominou as provas de rua, nos ovais a coisa pode mudar de figura, já que eles não são a especialidade do australiano, que terá que enfrentá-los por quatro provas consecutivas (Kansas, Indianápolis, Texas e Iowa) até a chegada do GP de Watkins Glen.
Porém, se o australiano conseguir manter o rítimo é um sério candidato ao título, visto que sua vantagem de 42 pontos para o segundo colocado, o brasileiro Hélio Castroneves não é algo que se possa despresar.
Para a prova do Kansas, espera-se uma reação da equipe Ganassi, que é a decepção da temporada até o momento, com Dario Franchitti e Scott Dixon, especialistas em ovais, empatados na quinta posição, com 112 pontos.
Outros que aparecem como candidatos são o australiano Ryan Briscoe, da Penske, sétimo na tabela, com 103 e a norte-americana Danica Patrick, da Andretti, que vem decepcionando e ocupa apenas o 16º posto. No entanto, pilotos como Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, 4º na tabela, Ryan Hunter-Heay, da Andretti, 3º, Dan Wheldon, da Panther, 10º e os brasileiros Hélio Castroneves, da Penske, vice-líder, e Tony Kanaan, da Andretti, 8º, não podem ser despresados, assim como o líder Will Power.
Espera-se uma corrida diferente das que temos assistido, mas bem mais no estilo norte-americano de corridas, com velocidade, disputas e as famosas "quatro curvas à esquerda".
Stock Car
Neste domingo acontece a terceira etapa da Stock Car Brasil (erradamente anunciada pelo blog para domingo passado), no novíssimo circuito Velopark, no Rio Grande do Sul, que substitui o circuito de Tarumã nesta temporada.
Na pista, a espectativa é de uma bela prova, como é costume da Stock, que, no entanto, vem assistindo a provas mais "Fórmula 1 Style", com um número menor de ultrapassagens que nos anos anteriores, bem como as provas sendo decididas na primeira curva ou na estratégia de paradas no boxe.
Seguindo por este lado, a corrida no Velopark pode não ser o "divisor de águas" que os organizadores e a torcida esperam, já que os próprios pilotos vem declarando sua preferência pelo traçado de Tarumã. Porém, em se tratando da Stock Car, que costuma se "reinventar" de tempos em tempos, nada pode ser afirmado com certeza.
O que se pode afirmar é o domínio da equipe RC na pista, já que a equipe tem Max Wilson na liderança do campeonato, com 38 pontos, e Ricardo Maurício no quinto posto, com 20. A vice-liderança é de um surpreendente Nonô Figueiredo, da Boettger, com 32, enquanto Átila Abreu, da AMG, com 29 é o terceiro, e Allam Khodair, da Full Time, com 25 é o quarto.
A decepção da temporada até o momento é a equipe Red Bull, que após enfrentar problemas nas duas primeiras provas, vê Daniel Serra apenas em sexto, com 18 pontos, e o atual campeão Cacá Bueno em 12º, com 9.
Porém é cedo para afirmar que a equipe do touro vermelho esteja fora da disputa, podendo a corrida no circuito Velopark, neste caso, funcionar como um "divisor de águas".
Nascar
Seguindo a tradição de corridas em quase todos os finais de semana, a Nascar volta às pistas hoje, em Richmond, com a realização da Nationwide Series, que servirá de abertura para a prova principal, válida pela Sprint Cup, que ocorre amanhã.
Na pista, a liderança é de Jimmie Johnson, atual tetracampeão, com seu Hendrick #48, tendo 1323 pontos, seguido de perto por Kevin Harvick, vencedor da última etapa, com 1297. Em terceiro vem Greg Biffle, com 1237, enquanto Matt Kenseth possui 1224 e Kyle Busch, 1163.
Para esta corrida, realizada em um oval de pequeno para médio, a espectativa é de uma corrida truncada, que deve ser vencida na estratégia, e, como é comum na Nascar, imprevisível.
Bem, como todas as corridas da Nascar, é um bom programa para se acompanhar, não esperando que haja um Big-One como aquele de Talladega.
Moto GP
Neste fim de semana acontece a etapa de Jerez de la Frontera da Moto GP, que, graças ao adiamento da etapa do Japão, será apenas a segunda da temporada.
Na pista, um óbvio favoritismo por parte do heptacampeão Valentino Rossi, da Yamaha, que a cada dia parece mais "invencível".
No entanto, pilotos como o espanhol Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi na Yamaha, além de Casey Stoner, da Ducati, e Dani Pedrosa, da Honda, parecem mais do que nunca dispostos a quebrar o monopólio de Rossi, após sua sequencia de títulos, que colocam o italiano como o melhor piloto da história da categoria, ao menos nos números.
Na classificação, Rossi, vencedor da primeira etapa, lidera com 25 pontos, seguido por Lorenzo, com 20, Dovidozzo, com 16, Hayden, com 13 e o atual campeão das Superbikes, Ben Spies, com 11.
Uma corrida no estilo "todos contra Rossi".
WTCC
Neste domingo acontece também a segunda etapa do Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, que será realizado em Marrocos.
A categoria, que sofre com a crise financeira, chega ao país africano depois de ter a etapa do México cancelada, e depois de sofrer com a saída de montadoras como a Seat e a Lada.
No entanto, a emoção da categoria continua, já que a disputa continua intensa, como é comum em categorias de turismo, bem como, há a categoria de pilotos como Yvan Muller, Andy Priaulx e Gabrielle Tarquini.
Para esta etapa, o francês Yvan Muller, da Chevrolet entra na liderança, após conquistar uma vitória e um quarto lugar em Curitiba, empatado com o italiano Gabrielle Tarquini, da "Seat Genérica", que também venceu uma e chegou uma em quarto em Curitiba. Ambos tem 37 pontos.
Em terceiro aparece o suiço Alain Menu, da Chevrolet, com 30 pontos, seguido pelo britânico Robert Huff, também da Chevrolet, com 28. O brasileiro Augusto Farfus Jr., da BMW é o sexto, com 16 pontos.
FIA GT
Neste fim de semana, em Silverstone, acontece também a segunda etapa da FIA GT, categoria de Gran Turismo organizada pela FIA (na tentativa de rivalizar com a LMS e a ALMS, que possuem categorias GT bem disputadas).
Na pista, nomes conhecidos do público, como Tomas Enge, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Mika Salo e Karl Wendlinger.
No entanto, na liderança da tabela, nenhum destes ex-F1. Aliás, há um ex-F1, só que mais recente: o francês Romain Grosjean, que saiu da equipe Renault pela porta dos fundos, após seguidas lambanças na temporada 2009, lidera a competição, juntamente com o alemão Thomas Mutsch, pela equipe Matech, com 31 pontos, após uma vitória e um segundo lugar na primeira etapa, em Abu Dhabi.
No segundo posto, a dupla da Phoenix/Carsport, formada pelo alemão Marc Hennerici e pelo austríaco Andras Zuber, com 26 pontos. Em terceiro, o alemão Michael Bartels e o italiano Andrea Bertolini, com o carro da Vitaphone, que tem 16 pontos.
Dentre os brasileiros, a dupla da alemã Reiter, formada por Ricardo Zonta e Rafael Daniel ocupa a quinta posição, com 10 pontos, enquanto a segunda dupla da Vitaphone, formada por Enrique Bernoldi e pelo português Miguel Ramos vem na sequencia com 8 pontos.
Mais tarde volto para falar das competições de base: World Series By Renault, Fórmula 2, Fórmula 3 européia e GT3.
sexta-feira, 30 de abril de 2010
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