Bom dia amigos,
Ainda no início da Temporada 2010, a Fórmula 1 já começa a se desenhar para 2011, com a "temporada de seleção" da 13ª equipe para o próximo ano.
No entanto, se a FIA e Bernie Ecclestone acharam que a situação seria semelhante à do último ano, onde várias equipes se candidataram para ocupar as vagas remanescentes, se enganaram.
Assim que foram abertas as inscrições, Prodrive e Lola, duas dentre as favoritas para ocupar uma das vagas, já anunciaram que não irão se inscrever para tentar uma vaga na categoria em 2011.
A Prodrive, associada à Aston Martin, anunciou que está focada em seu retorno ao WRC, o Mundial de Rali, o que, segundo eles, irá consumir tempo e recursos, o que tornaria inviável qualquer tentativa da equipe ingressar na F1.
"Presenciamos os desafios técnicos e financeiros que as novas equipes estão enfrentando neste ano apenas para estarem no grid. Temos uma enorme admiração por seu esforço e não acredito que isso seja uma estratégia apropriada para a Prodrive ou Aston Martin adotarem", concluiu David Richards, chefe da equipe.
A Lola, por sua vez, alegou falta de tempo para a elaboração de um projeto viável, o que tornaria a entrada para 2011, um sonho impossível:
"As inscrições recém anunciadas para 2011 nos deuxou com tempo insuficiente para no preparar para o que seria um programa bem diferente", disse Martin Birrane, proprietário da Lola, que ainda disse que, a tentativa de entrada da equipe inglesa para 2010 ocorreu devido à proposta de um teto orçamentário, idéia que foi abandonada pela categoria.
No entanto, apesar das declarações dos proprietários, penso também em uma possibilidade de retaliação à FIA, que, na última seleção, por obscuros critérios adotados, deixou de lado as equipes para selecionar as muito menos estruturadas Campos, Manor e USF1, visto que as duas primeiras apenas conseguiram competir em 2010, graças a presença de um "mecenas" nas equipes, enquanto que a última fechou as portas sem sequer concluir o carro.
Tais negativas abrem caminho para a Stefan GP, equipe do sérvio Zoran Stefanovic, montada a partir do espólio da Toyota e que, tentou "forçar goela abaixo" sua participação já neste ano. A Stefan foi a única equipe até agora a anunciar o desejo de correr em 2011. No entanto, sua inscrição para a seletiva ainda não foi realizada.
Alheio a este imbrólio, Bernie Ecclestone segue adicionando corridas ao calendário. Se neste ano, a corrida na Coréia do Sul é a novidade, para o ano que vem, mais uma corrida na Ásia: desta vez tendo como palco a Índia.
E o chefão da Fórmula 1 não para por aí: "Serão 20 corridas, se preparando para 25", diz o inglês, anunciando que, a despeito do que vem sendo falado, nenhuma corrida deixará o calendário para a entrada das novas provas.
É isto aí... a temporada 2011 já começou. Pelo menos nos bastidores...
sexta-feira, 16 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário