segunda-feira, 19 de abril de 2010

McLaren "sobra" e consegue a dobradinha na China

Boa noite amigos,

Depois de decepcionar na classificação, a McLaren mostrou porque era considerada a equipe favorita para o GP da China, e conseguiu a dobradinha em Xangai.

Em uma prova emocionante, o atual campeão Jenson Button conquistou, na base da estratégia, a vitória, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que, em mais uma performance sensacional, conseguiu corrigir seu erro estratégico.

Na terceira posição, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que, pela quarta corrida seguida consegue dar um baile em seu companheiro de equipe, o heptacampeão Michael Schumacher que, em mais uma performance desastrosa, foi apenas o 10º.

Com o resultado, Button assume a liderança do campeonato, com 60 pontos, 10 a mais que o vice-líder, Nico Rosberg. Em terceiro vem Fernando Alonso, da Ferrari, empatado com Lewis Hamilton, ambos com 49, seguidos de Sebastian Vettel, da Red Bull, com 45.

Líder até a última prova, o brasileiro Felipe Massa caiu para a sexta posição, com 41 pontos, após terminar o GP da China apenas em nono.

A corrida

A corrida começou movimentada, com Alonso tomando a ponta na largada.
No entanto, esta vantagem duraria pouco, já que, ainda nas primeiras voltas a chuva apertou e, com isto começaram os erros. No principal deles, o italiano Vitantônio Liuzzi, em mais uma das muitas lambanças cometidas por ele no final de semana, perdeu o controle de sua Force India, levando embora a Toro Rosso de Sebasti e a Sauber de Kamui Kobayashi.

Neste momento, o Safety Car foi para a pista, o que, juntamente com a chuva que apertava, levou os pilotos a pararem no box para a troca dos pneus slick para os intermediários.

Neste momento a corrida mudava de figura, já que Alonso era punido por "queimar" a largada, tendo de cumprir um "drive-through".
Além disso, Rosberg, Button, Kubica e Petrov ficaram na pista, o que se mostrou acertado já que pouco tempo depois a chuva diminuiria sua intensidade.

Na saída dos boxes, o "primeiro ato" de Hamilton, que disputou posição com Vettel, ainda na área dos pits, levando a melhor sobre o alemão, em mais uma disputa discutível, que levou a outro "puxão de orelha" sobre o inglês, mas que não levou a punição.

Na pista, Rosberg, Button e Kubica sobravam, enquanto os demais sofriam com os pneus intermediários, já que a pista vinha secando rapidamente.

Enquanto isto, Hamilton vinha "galgando" posições na pista, com ultrapassagens arrojadas e ousadas, mostrando mais uma vez a habilidade, ousadia e imprudência do inglês, que chegava ao sexto posto.

Na pista, a chuva apertava, levando Rosberg a errar, "dando" a ponta para Button.

O aumento da chuva fez com que todos tivessem de ir aos boxes, onde, em manobra bastante discutível, Alonso "cortou" Massa na entrada dos pits, tirando o brasileiro da pista e conseguindo a "vantagem" de parar primeiro. A manobra acabaria definitivamente com a corrida de Massa, que passaria a brigar no pelotão intermediário, com Rubens Barrichello e Michael Schumacher.

Na volta à pista, o Safety Car, misteriosamente "deu um passeio" de 4 voltas, anulando a vantagem dos três líderes.

No retorno, a prova se acalmou, pelo menos para Button, que partiu para sua segunda vitória na temporada.

Para seu companheiro, no entanto, a corrida continuava, e, com todo seu arrojo, Hamilton superou Robert Kubica e Nico Rosberg para levar a equipe de Woking a sua primeira dobradinha no ano.

Rosberg, com sua caracteristica regularidade, seguiu para o terceiro posto, seguido por Fernando Alonso, que claramente tirou a chance de Massa conseguir um melhor resultado com sua manobra, e Robert Kubica, que mais uma vez levou o carro apenas regular da Renault a um posto entre os "top".

Mais atrás, Felipe Massa superava Michael Schumacher na pista chegando ao nono posto, um prêmio para lá de "de consideração" para que era líder até a última rodada. Entre ele e o Top-5, Sebastian Vettel, Vitaly Petrov e Mark Webber. Schumacher foi o décimo.

A Fórmula 1 volta às pistas dia 9 de maio, em Barcelona, para o GP da Espanha, o primeiro da temporada européia.

Veja o resultado do GP da China:

1°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1h46min42s163 ( 56 voltas )
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s530 ( 56 )
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 9s484 ( 56 )
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 11s869 ( 56 )
5°. Robert Kubica (POL/Renault), a 22s213 ( 56 )
6°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 33s310 ( 56 )
7°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 47s600 ( 56 )
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 52s172 ( 56 )
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 57s796 ( 56 )
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min01s749 ( 56 )
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min02s874 ( 56 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min03s665 ( 56 )
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min11s416 ( 56 )
14°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta ( 55 )
15°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 55 )
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas ( 54 )
17°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas ( 52 )

18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 26 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Coswortg), 8
20°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 7
21°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 0
22°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 0
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 0
24°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), não alinhou

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