sábado, 24 de abril de 2010

Fim de semana da velocidade - 24 e 25/04

Bom dia amigos,

Como já pôde ser visto, agora o calendário da velocidade pode ser visto a qualquer momento desejado. Basta verificar o canto esquerdo do site onde, desde de ontem, está disponível o calendário com TODOS os eventos da velocidade, sejam eles nacionais ou internacionais.

No entanto, esta facilidade não eliminará a nossa já famosa sessão "Fim de semana da velocidade", já que nela, damos informações além da data / hora e local dos eventos. Sendo assim, lá vai...

Moto GP

Pois bem, comecemos com aquele que não vai rolar. A etapa do Japão da Moto GP, que era para ser realizada neste final de semana, foi cancelada devido à impossibilidade de enviar-se os equipamentos à terra do sol nascente, já que a Europa passa por um Caos aéreo no momento, o que vem cancelando 80% dos vôos do Velho Continente.

Com isto, a etapa do Japão, que será relizada em Motegi, ocorrerá apenas em outubro, com as motos voltando às pistas nos dias 1 e 2 de maio, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

Nascar

Neste final de semana acontece mais uma "rodada dupla" da Nascar, com a Sprint Cup e a Nationwide Series correndo no mais impressionante Speedway norte-americano: o circuito de Talladega, aquele que gera a maior velocidade dentre todos aqueles do calendário da Nascar.

A etapa será a nona da Sprint Cup, que tem como líder o atual tetracampeão, Jimmie Johnson, da Hendrick Motorsport, com 1073 pontos, 36 à frente de Matt Kenseth, da Roush Fenway. Em terceiro, Greg Biffle, com 981, com Kevin Harvick e quarto com 961 e Jeff Gordon em quinto, com 948.

No entanto, como sempre é dito, em se tratando de Nascar, nada é definitivo, e esta classificação pode mudar em apenas uma corrida. Ainda mais uma corrida "instável" como Talladega...

DTM

Ainda se mantendo nas categorias de Turismo, neste fim de semana, em Hockenrein, tem início a temporada do DTM, o campeonato de carros de turismo alemão, que, a cada dia torna-se mais europeu, com grandes nomes de fora do país germânico, além de corridas fora do país da cerveja.

Para este ano a novidade é a presença do escocês David Coulthard na disputa. O veterano piloto assume o Mercedes número 17, da equipe Mücke em sua primeira temporada na categoria.

Fazendo companhia a ele, outros pilotos com grande relação com a Fórmula 1. O principal deles, Ralf Schumacher, irmão do heptacampeão Michael Schumacher, que correr durante anos na principal categoria do automobilismo, por equipes como Williams e Toyota. Neste ano, o alemão corre pela equipe HWA, também com carro Mercedes.

Outros nomes ligados à F1 são os britânicos Gary Paffet e Paul di Resta, compnheiros de Ralf na equipe HWA. Ambos são pilotos de teste na F1, sempre em equipes ligadas à montadora alemã, já que o primeiro testa os carros da McLaren, enquanto o segundo testa os carros da Force India. Aliás, Paffet é o atual vice-campeão, e um dos favoritos ao título deste ano.

O principal adversário de Paffet é o alemão Timo Scheider, da equipe Abt Sportsline, atual campeão da categoria e principal nome da Audi para a disputa.

Enfim, uma boa disputa, com grandes pilotos e corridas interessantes.

Stock Car

Neste fim de semana, ocorre a terceira etapa da Stock Car Brasil, no novíssimo circuito Velopark, em Santa Cruz do Sul.

Na pista, como é comum nas categorias de turismo, é difícil prever-se algo, ainda mais com carros e pilotos tão equilibrados como sempre foi a Stock. No entanto, dentre as equipes, a RC tem sido a mais bem sucedida, tendo Max Wilson como líder do campeonato, com 39 pontos e Ricardo Maurício em quinto, com 20.

O segundo posto é do surpreendente Nonô Figueiredo, da Boettger, com 32. Em terceiro, Átila Abreu, da AMG com 29, com Allam Khodair, da Full Time, vencedor da última etapa, com 25.

O atual campeão, Cacá Bueno, da Red Bull, enfrentou problemas em suas duas primeiras corridas, e ocupa apenas a 12ª posição, com 9 pontos, exatamente a metade de seu companheiro de equipe, Daniel Serra. No entanto, como pode alguém duvidar da competência do carioca?

Isso sem falar de Valdeno Brito, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Giuliano Lossaco, dentre outros, que tornam a Stock Car emocionante como vem sendo nos últimos anos.

Enfim uma grande disputa vem por aí...

Racing Festival

Hoje, em Interlagos, tem início o Racing Festival, série de categorias criadas por Felipe Massa e conduzidas por seu pai, Titônio.

A disputa consiste em três categorias formadoras de pilotos, sendo uma de Fórmula (Fórmula Future Fiat), uma de turismo (Trofeo Linea) e uma de motos (600 Super Sports).

A categoria servirá como base para os pilotos, principalmente os de Fórmula, que hoje tem poucas opções de categoria quando saem do kart no Brasil. Com isto, dá àqueles que não tem condições de ir à Europa, a chance de se profissionalizarem no Brasil até conseguir um patrocínio que os leve aos principais centros.

Além disto, o campeão da Fórmula Future garantirá uma temporada na Fórmula 3 italiana, bem como a vaga na academia de pilotos da Ferrari, o que pode garantir o futuro destes pilotos.

Quanto ao Trofeo Linea, o mesmo deve contar, em alguma das etapas, com a presença do próprio Felipe Massa, bem como Michael Schumacher, Cacá Bueno, Augusto Farfus Jr. e Rubens Barrichello, o que deve trazer o interesse aos pilotos, além de ser uma alternativa à base da Stock Car Brasil, já superpovoada.

Enfim, uma boa categoria, criada por quem entende e, com certeza com objetivos puramente esportivos. Pelo menos no início...

Superbikes

Neste final de semana acontece ainda a disputa da etapa da Holanda do Mundial de Superbikes.

Na pista, a disputa entre Max Biaggi e Leon Haslam vem pegando fogo e, a prova deve ser muito bem disputada. Ainda mais com as motos com mais de 1000cc que chegam à velocidades incríveis.

Fórmula 3 Européia

Neste fim de semana, em Hockenrein, tem início a Fórmula 3 européia, o penúltimo degrau dos pilotos que desejam chegar à Fórmula 1, e o último degrau deles na Fórmula 3.

A competição é aquela que costuma trazer à tona os grandes pilotos que chegarão à Fórmula 1, como foi com Ayrton Senna, Nelson Piquet, Martin Brundle e Mika Hakkinen. O último resultado da categoria foi Nico Hulkenberg, atual segundo piloto da Williams.

Enfim, o desempenho dos pilotos nesta categoria é aquele que indica se eles estão preparados para deixar a Fórmula 3 e começar a buscar a vaga na Fórmula 1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link