Bom dia amigos,
Continuando com os principais eventos do fim de semana da velocidade:
WRC
Neste fim de semana, na Turquia, acontece a quarta rodada do WRC, o Mundial de Rali.
E, este ano, a competição de rali mais importante do mundo vem, até agora, coroando um velho conhecido: o atual hexacampeão Sebastien Loeb, da Citroen.
O piloto francês venceu duas das três etapas disputadas até agora e lidera a competição com 68 pontos, 24 a mais que o vice líder da competição, o finlandês Jari-Matti Latvala, da Ford, que ficou com o segundo posto na última etapa disputada.
No entanto, a grande ameaça à hegemonia de Loeb é outro finlandês: Mikko Hirvonen, companheiro de equipe de Latvala, único a conseguir superar Loeb no ano, e que ocupa, no momento, a terceira posição no campeonato, com 37 pontos, graças ao acidente na Jordânia, que lhe impediu de completar a disputa.
Em quarto, o norueguês Petter Solberg, primeiro entre os que não correm por montadora. O norueguês, que corre por equipe própria na disputa tem 35 pontos.
Grande nome do automobilismo mundial, o finlandês Kimi Raikkonen, da Red Bull Citroen, ocupa apenas a 11ª posição, com 4 pontos, mas seu crescimento na disputa é visível.
Vamos ver, se o francês irá vencer novamente e ampliar sua vantagem, ou se alguém conseguirá detê-lo desta vez.
American Le-Mans Series
Bem, depois de uma gafe na última semana, agora é a verdade, a American Le-Mans Series acontece hoje, 17/04, no circuito de Long Beach, como um "evento de entrada" para a prova da Indy.
No entanto, mais que apenas um evento de entrada, a ALMS é a principal competição de endurance deste lado do Atlântico, e que reúne grandes pilotos deste e do outro lado do oceano, como David Brabham, Adrian Fernandez, J.R. Hildebrand, Ryan Hunter-Reay, Scott Sharp, Jan Magnussen, Olivier Beretta e Gianmaria Bruni.
Além dos pilotos, grandes marcas, como a Aston Martin e a GM, que mantem equipes na categoria, juntando-se às independentes, que correm com Mazdas, Porsches, Ferraris, dentre outros.
Uma corrida interessante, que, juntamente com a versão européia da Le-Mans, fazem com que o endurance ganhe popuaridade no mundo, muito devido aos seus protótipos: os carros mais velozes do mundo.
Fórmula 2
Neste fim de semana, em Silverstone, tem-se início a Fórmula 2, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.
Na pista, vários pilotos desconhecidos, que disputam a chance de conseguir chegar à principal categoria do automobilismo mundial.
No entanto, em sua segunda temporada, a categoria ainda não conseguiu conquistar a força desejada pela FIA, e segue anos luz atrás de sua "irmã mais velha", a GP2.
Basta ver o ocorrido no último ano:
Dentre os pilotos da GP2, os três primeiros colocados na temporada ocupam um cockpit na Fórmula 1 neste ano: Nico Hulkenberg, na Williams, Vitaly Petrov, na Renault e Lucas di Grassi, na Virgin. Além deles, pilotos como Luiz Razia, Ho Pin Tung, Vateri Bottas e Jerome D`ambrosio ocupam uma das vagas de piloto de testes da categoria.
Enquanto isto, o atual campeão da Fórmula 2, o espanhol Andy Soucek, conquistou a vaga de piloto de testes da Virgin, e foi só.
Tudo isto mostra que a categoria tem um longo caminho a seguir para conseguir se equiparar com a GP2 e até à World Series By Renault, mas, em uma trajetória de apenas um ano, e com o apoio ferrenho dado pela FIA, isto é possível.
World Series By Renault
Mais uma categoria de acesso à Fórmula 1 se inicia esta semana. A categoria, que engloba 4 competições sobre o mesmo "banner" (Fórmula Renault 3.5, Fórmula Renault 2.0, Troféu Megane e Fórmula 4 Européia), se inicia com uma prova em Alcañiz, na Espanha.
Pois bem, dentre as competições, vamos tratar da principal, a Fórmula Renault 3.5, que é a principal e que leva os pilotos à vitória no geral.
A categoria de Fórmula é patrocinada pela Renault e muito se assemelha com a GP2, tendo, inclusive, ganhado espaço nos últimos tempos, como formadora de pilotos para a Fórmula 1.
O maior exemplo disto é Jaime Alguersuari. O espanhol, que hoje vem fazendo um bom trabalho pela Toro Rosso, correu na World Series no último ano, terminando a temporada no quarto posto.
Além dele, os pilotos de testes da Red Bull, Daniel Ricciardo e Brendon Hartley, além de Jan Charouz, piloto de testes da Renault, são oriundos da categoia, sendo inclusive, os principais candidatos ao título no ano.
No entanto, mesmo o título da categoria, não é sinal de chegada à Fórmula 1. Que o diga o belga Bertrand Baguette, que venceu o título de 2009 com sobras, e que hoje vem sofrendo para adaptar-se à Fórmula Indy correndo pela KV, depois de ser dado como provável piloto da equipe francesa na Fórmula 1.
Bem, mas como diz Nelsinho Piquet: "Na Europa o talento é balanceado com o Business", e, se um piloto conseguir aliar as duas coisas, seja na World Series, seja na Fórmula 2 ou na GP2, pode ter um bom futuro na Fórmula 1.
sábado, 17 de abril de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário