sexta-feira, 30 de abril de 2010

Previsões para Barcelona

Bom dia amigos,

Na próxima semana se inicia a temporada européia da Fórmula 1 2010. E nela, os tão falados pacotes aerodinâmicos das equipes, que tem 3 semanas para trabalharem em seus carros.

Mas, será que é possível esperar grandes mudanças no desempenho dos carros para esta fase?

A temporada 2009 mostrou que é, já que foi neste intervalo que a Red Bull evoluiu seu carro e passou a fazer frente à Brawn, que até então reinava absoluta e sem perspectivas de ser incomodada. O resto, já sabemos, Vettel e Webber, após a corrida de Mônaco, que marcou a última vitória de Button em 2009, passaram a engrenar vitórias, diminuindo drasticamente a vantagem de Button e levando a disputa para as últimas provas.

E neste ano, o que esperar?

Bem, especulações sempre são feitas nesta época, e muito vem-se falando das melhorias do carro da Mercedes para esta fase do ano, já que a equipe alemã, depois de fechar como campeã em 2009 (ainda como Brawn), vem tendo desempenho ligeiramente inferior às demais, apesar de ter Nico Rosberg na vice-liderança do campeonato. Segundo os alemães, eles tirarão esta vantagem neste período.

Outra equipe que vem trabalhando incansavelmente por mudanças é a Ferrari, que, depois de iniciar o ano com uma dobradinha, e emplacar Alonso e depois Massa como líderes do campeonato, vem em uma visível descendente, que, se continuar como está, fará com que a Ferrari repita a péssima temporada 2009. Além disso há o problema da confiabilidade dos motores, que não aguentam mais que uma prova, o que obrigou Fernando Alonso a usar 4 motores diferentes em 4 provas, metade do liberado para o ano, o que pode gerar prejuízo para os pilotos da Scuderia.

Na contramão das equipes vem a Williams, que já anunciou que não lancará melhorias para este GP da Espanha, podendo lançá-las em Mônaco, o que já havia sido anunciado tempos antes por Rubens Barrichello.

Pois bem, o que mostra que a Williams já não é mais a mesma, e que Rubinho deveria ter ficado onde está o Alemão hoje, já que o brasileiro, na ativa nos últimos anos, estaria andando mais à frente...

Neymar na Stock Car

Bom dia amigos,

O fenômeno Neymar deixou de ocupar apenas os gramados e as discussões de bar e programas esportivos. Agora, o craque é figura inclusive na Stock Car.

Não, o jogador santista não irá pilotar e muito menos seguiu os passos de Roberto Carlos, adquirindo uma equipe. Na verdade, quem figura na Stock é a campanha para que o garoto dispute a Copa do Mundo, que estará estampada no carro de Giuliano Lossaco na etapa do Rio Grande do Sul.

Abaixo, imagem do carro de Lossaco:


Vendo que, depois de Roberto Carlos e Corinthians, mais uma ligação entre a paixão nacional dos gramados e a das pistas.

E, seguindo o coro nacional: Dunga, leva o Neymar!!!

Fim de Semana da Velocidade 01 e 02/05

Bom dia,

Estamos chegando ao mês de maio, onde se iniciará o Mês da Velocidade, com a realização da famosa tríplice coroa (GP de Mônaco, 500 Milhas de Indianápolis e 24 Horas de Le Mans), entre o meio deste mês e o meio do mês que vem.

E, para iniciar o mês, nada melhor que um fim de semana repleto de velocidade:

Indy

Neste sábado tem-se início a temporada de ovais da Fórmula Indy, com o GP do Kansas.
Após 4 provas em circuitos de rua ou circuitos mistos, a Indy chega aos ovais com um amplo domínio da equipe Penske, com o surpreendente australiano Will Power liderando este domínio, após as vitórias em São Paulo e São Petesburgo, além das pole-positions conquistadas em 3, das 4 provas disputadas até agora.

No entanto, se Power dominou as provas de rua, nos ovais a coisa pode mudar de figura, já que eles não são a especialidade do australiano, que terá que enfrentá-los por quatro provas consecutivas (Kansas, Indianápolis, Texas e Iowa) até a chegada do GP de Watkins Glen.

Porém, se o australiano conseguir manter o rítimo é um sério candidato ao título, visto que sua vantagem de 42 pontos para o segundo colocado, o brasileiro Hélio Castroneves não é algo que se possa despresar.

Para a prova do Kansas, espera-se uma reação da equipe Ganassi, que é a decepção da temporada até o momento, com Dario Franchitti e Scott Dixon, especialistas em ovais, empatados na quinta posição, com 112 pontos.

Outros que aparecem como candidatos são o australiano Ryan Briscoe, da Penske, sétimo na tabela, com 103 e a norte-americana Danica Patrick, da Andretti, que vem decepcionando e ocupa apenas o 16º posto. No entanto, pilotos como Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, 4º na tabela, Ryan Hunter-Heay, da Andretti, 3º, Dan Wheldon, da Panther, 10º e os brasileiros Hélio Castroneves, da Penske, vice-líder, e Tony Kanaan, da Andretti, 8º, não podem ser despresados, assim como o líder Will Power.

Espera-se uma corrida diferente das que temos assistido, mas bem mais no estilo norte-americano de corridas, com velocidade, disputas e as famosas "quatro curvas à esquerda".

Stock Car

Neste domingo acontece a terceira etapa da Stock Car Brasil (erradamente anunciada pelo blog para domingo passado), no novíssimo circuito Velopark, no Rio Grande do Sul, que substitui o circuito de Tarumã nesta temporada.

Na pista, a espectativa é de uma bela prova, como é costume da Stock, que, no entanto, vem assistindo a provas mais "Fórmula 1 Style", com um número menor de ultrapassagens que nos anos anteriores, bem como as provas sendo decididas na primeira curva ou na estratégia de paradas no boxe.

Seguindo por este lado, a corrida no Velopark pode não ser o "divisor de águas" que os organizadores e a torcida esperam, já que os próprios pilotos vem declarando sua preferência pelo traçado de Tarumã. Porém, em se tratando da Stock Car, que costuma se "reinventar" de tempos em tempos, nada pode ser afirmado com certeza.

O que se pode afirmar é o domínio da equipe RC na pista, já que a equipe tem Max Wilson na liderança do campeonato, com 38 pontos, e Ricardo Maurício no quinto posto, com 20. A vice-liderança é de um surpreendente Nonô Figueiredo, da Boettger, com 32, enquanto Átila Abreu, da AMG, com 29 é o terceiro, e Allam Khodair, da Full Time, com 25 é o quarto.

A decepção da temporada até o momento é a equipe Red Bull, que após enfrentar problemas nas duas primeiras provas, vê Daniel Serra apenas em sexto, com 18 pontos, e o atual campeão Cacá Bueno em 12º, com 9.

Porém é cedo para afirmar que a equipe do touro vermelho esteja fora da disputa, podendo a corrida no circuito Velopark, neste caso, funcionar como um "divisor de águas".

Nascar

Seguindo a tradição de corridas em quase todos os finais de semana, a Nascar volta às pistas hoje, em Richmond, com a realização da Nationwide Series, que servirá de abertura para a prova principal, válida pela Sprint Cup, que ocorre amanhã.

Na pista, a liderança é de Jimmie Johnson, atual tetracampeão, com seu Hendrick #48, tendo 1323 pontos, seguido de perto por Kevin Harvick, vencedor da última etapa, com 1297. Em terceiro vem Greg Biffle, com 1237, enquanto Matt Kenseth possui 1224 e Kyle Busch, 1163.

Para esta corrida, realizada em um oval de pequeno para médio, a espectativa é de uma corrida truncada, que deve ser vencida na estratégia, e, como é comum na Nascar, imprevisível.

Bem, como todas as corridas da Nascar, é um bom programa para se acompanhar, não esperando que haja um Big-One como aquele de Talladega.

Moto GP

Neste fim de semana acontece a etapa de Jerez de la Frontera da Moto GP, que, graças ao adiamento da etapa do Japão, será apenas a segunda da temporada.

Na pista, um óbvio favoritismo por parte do heptacampeão Valentino Rossi, da Yamaha, que a cada dia parece mais "invencível".

No entanto, pilotos como o espanhol Jorge Lorenzo, companheiro de Rossi na Yamaha, além de Casey Stoner, da Ducati, e Dani Pedrosa, da Honda, parecem mais do que nunca dispostos a quebrar o monopólio de Rossi, após sua sequencia de títulos, que colocam o italiano como o melhor piloto da história da categoria, ao menos nos números.

Na classificação, Rossi, vencedor da primeira etapa, lidera com 25 pontos, seguido por Lorenzo, com 20, Dovidozzo, com 16, Hayden, com 13 e o atual campeão das Superbikes, Ben Spies, com 11.

Uma corrida no estilo "todos contra Rossi".

WTCC

Neste domingo acontece também a segunda etapa do Mundial de Carros de Turismo, o WTCC, que será realizado em Marrocos.

A categoria, que sofre com a crise financeira, chega ao país africano depois de ter a etapa do México cancelada, e depois de sofrer com a saída de montadoras como a Seat e a Lada.

No entanto, a emoção da categoria continua, já que a disputa continua intensa, como é comum em categorias de turismo, bem como, há a categoria de pilotos como Yvan Muller, Andy Priaulx e Gabrielle Tarquini.

Para esta etapa, o francês Yvan Muller, da Chevrolet entra na liderança, após conquistar uma vitória e um quarto lugar em Curitiba, empatado com o italiano Gabrielle Tarquini, da "Seat Genérica", que também venceu uma e chegou uma em quarto em Curitiba. Ambos tem 37 pontos.

Em terceiro aparece o suiço Alain Menu, da Chevrolet, com 30 pontos, seguido pelo britânico Robert Huff, também da Chevrolet, com 28. O brasileiro Augusto Farfus Jr., da BMW é o sexto, com 16 pontos.

FIA GT

Neste fim de semana, em Silverstone, acontece também a segunda etapa da FIA GT, categoria de Gran Turismo organizada pela FIA (na tentativa de rivalizar com a LMS e a ALMS, que possuem categorias GT bem disputadas).

Na pista, nomes conhecidos do público, como Tomas Enge, Ricardo Zonta, Enrique Bernoldi, Mika Salo e Karl Wendlinger.

No entanto, na liderança da tabela, nenhum destes ex-F1. Aliás, há um ex-F1, só que mais recente: o francês Romain Grosjean, que saiu da equipe Renault pela porta dos fundos, após seguidas lambanças na temporada 2009, lidera a competição, juntamente com o alemão Thomas Mutsch, pela equipe Matech, com 31 pontos, após uma vitória e um segundo lugar na primeira etapa, em Abu Dhabi.

No segundo posto, a dupla da Phoenix/Carsport, formada pelo alemão Marc Hennerici e pelo austríaco Andras Zuber, com 26 pontos. Em terceiro, o alemão Michael Bartels e o italiano Andrea Bertolini, com o carro da Vitaphone, que tem 16 pontos.

Dentre os brasileiros, a dupla da alemã Reiter, formada por Ricardo Zonta e Rafael Daniel ocupa a quinta posição, com 10 pontos, enquanto a segunda dupla da Vitaphone, formada por Enrique Bernoldi e pelo português Miguel Ramos vem na sequencia com 8 pontos.


Mais tarde volto para falar das competições de base: World Series By Renault, Fórmula 2, Fórmula 3 européia e GT3.

quarta-feira, 28 de abril de 2010

Outros resultados do Fim de Semana - 24 e 25/04/2010

Bom dia amigos,

Seguem os demais resultados do fim de semana da velocidade:

Superbikes

Pelo Mundial de Superbikes, foi realizada a quarta etapa da temporada, no circuito de Assen, na Holanda.

E, para quem esperava uma briga entre o inglês Leon Haslam e o italiano Max Biaggi pela vitória, surpreendeu-se com a vitória dupla do inglês Jonathan Rea, da Honda, que na primeira prova, após largar na pole, brigou pela vitória com o compatriota James Toseland, da Yamaha, chegando à primeira vitória.

Na segunda, uma cara mais conhecida: Leon Haslam, da Suzuki, que brigou até o fim com o compatriota, mas não conseguiu sair vencedor, mas teve desempenho melhor que na primeira prova, na qual obteve a 11ª posição.

Seu principal adversário, Max Biaggi, da Aprilla, foi outro que decepcionou, conseguindo apenas um sexto e um quarto lugares, mas manteve a segunda posição na classificação, com 128 pontos.

À sua frente está Haslam, com 148, enquanto Rea, com o resultado, pulou para o terceiro posto, com 110 pontos.

A próxima etapa será realizada dia 9 de maio, em Monza, na Itália.

Fórmula 3 Européia

Neste fim de semana, a Fórmula 3 Européia realizou sua segunda rodada dupla, no circuito de Hockenrein, na Alemanha, como prova de Suporte à abertura da DTM.

Na primeira prova da rodada dupla, domínio total da equipe Signature, que conseguiu a dobradinha, com a vitória do alemão Marco Wittmann e o segundo posto do italiano Edoardo Mortara.

No entanto, a vitória de Wittmann não foi fácil, já que o alemão, após sair na pole-position, largou mal e foi superado pelo espanhol Daniel Juncadella, da equipe Prema, que havia largado em segundo.

No entanto, Wittmann partiu para cima do espanhol, que errou logo na segunda curva, perdendo a posição para Wittmann e Mortara. O espanhol ainda cometeria outro erro, caindo para oitavo e cedendo o terceiro posto para o finlandês Valtteri Bottas, da ART, que também ocupa o posto de piloto de testes da Williams na Fórmula 1.

Na segunda prova, a vitória foi conquistada pelo espanhol Roberto Merhi, da equipe Mucke, que superou o português Antônio Felix da Costa, da Motopark na terceira volta, e partiu para a vitória.

Porém, até chegar ao fim da prova, Merhi sofreu pressão do compatriota Juncadella, que estava disposto a apagar a má atuação da primeira prova. No entanto, a pressão não deu resultado e o piloto da Prema cruzou em segundo, seguido por Mortara, que resistiu à pressão de Wittmann para chegar em terceiro e assumir a liderança do campeonato, com 27 pontos, 1 a mais que seu companheiro de equipe.

Merhi é o terceiro na tabela, com 18, enquanto Juncadella vem em quarto, com 13 pontos.

A próxima etapa acontece nos dias 22 e 23 de maio, no Circuito de Valência, também como prova de suporte à DTM.


Errata

Apenas retificando a errata do calendário, neste fim de semana, ao contrário do que havíamos informado, não houve etapas da Stock Car Brasil e da Racing Festival.

A Stock Car realizará sua próxima etapa neste fim de semana, 2 de maio, no Circuito do Velopark, no Rio Grande do Sul, enquanto o Racing Festival, composto pela Fórmula Future, o Trofeo Linea e a Super 600, tem sua estréia apenas no fim de semana de 29 e 30 de maio, no Rio de Janeiro.

terça-feira, 27 de abril de 2010

Resultados do Fim de Semana - 24 e 25/04

Bom dia amigos,

Seguem os resultados do fim de semana da velocidade:

DTM

Neste domingo foi realizada, no ciruito de Hockenrein, a primeira etapa da DTM, a categoria de turismo alemã. E, o resultado final foi um show da Mercedes na pista, já que a montadora alemã conseguiu levar seus carros às quatro primeiras posições na pista, com Mike Rockenfeller colocando o primeiro carro da Audi na quinta posição.

Dentre os Mercedes, melhor para o inglês Gary Paffett, que, após perder a ponta para o Audi de Martin Tomczyk na largada, contou com a sorte e a quebra do rival para assegurar a vitória.

O segundo posto foi conquistado pelo canadense Bruno Spengler, que contou com os erros de estratégia do inglês Jamie Green e do sueco Mattias Ekström em suas paradas de boxe para chegar a esta posição.
Green, que tentava ganhar a posição de Ekstöm na estratégia, retardou demais sua parada e caiu na disputa, perdendo a posição para Spengler. No entanto, devido a Ekström ter de fazer uma terceira parada, Green conseguiu cruzar a linha de chegada na terceira posição, seguido pelo escocês Paul di Resta.

A decepção da prova ficou por conta do alemão Timo Scheider, atual campeão, que cruzou a linha de chegada em uma modesta 7ª posição, atrás de Ekström.

A próxima etapa da DTM acontece dia 23 de Maio, no circuito de rua de Valência.

Nascar

Pela nona etapa da Nascar Sprint Cup, em Talladega, Kevin Harvick foi o grande vencedor.

O piloto conseguiu a prova, mesmo quase chegando a uma pane seca, já que a prova contou com três prorrogações, o que quase prejudicou a estratégia de Harvick.

Como previsto, a corrida contou com diversas bandeiras amarelas, sendo que, a primeira delas, na 20ª volta, serviu para que os pilotos acertassem seus carros, já que devido às chuvas, não houveram treinos na pista.

Durante a prova, vários incidentes, bem como trocas de líderes, até a volta 183, a 5 do fim, onde um incidente envolvendo Scott Speed, Jeff Burton e Jeff Gordon originou a bandeira amarela que levou à primeira prorrogação. Neste momento, Jamie McMurray, Greg Biffle, Juan Pablo Montoya, Kevin Harvick e Carl Edwards, que não haviam realizado a última parada nos boxes, vinham à frente.

Na relargada, outro incidente, desta vez Ryan Newman foi tocado por Joey Logano e levaram juntos Brad Keselowski, Kasey Kahne, Elliott Sadler, Marcos Ambrose, Bobby Labonte, Sam Hornish Jr e Brian Vickers. A bandeira amarela levou os pilotos da ponta ao desespero, devido à iminente falta de combustível.

Na relargada, Jamie McMurray se mandou na frente, sendo seguido de perto por Kevin Harvick. Os dois fizeram as duas últimas voltas colados um ao outro, até que, no final, Harvick ultrapassou McMurray, conquistando a vitória.

A próxima etapa da Sprint Cup acontece dia 1 de Maio, em Richmond.

Na Nationwide Series, o tão esperado Big One aconteceu na última volta, envolvendo 20 carros. A prova foi vencida por Brad Keselowski.

Veja o vídeo o Big-One:


Mais tarde, os resultados das demais provas.

sábado, 24 de abril de 2010

Fim de semana da velocidade - 24 e 25/04

Bom dia amigos,

Como já pôde ser visto, agora o calendário da velocidade pode ser visto a qualquer momento desejado. Basta verificar o canto esquerdo do site onde, desde de ontem, está disponível o calendário com TODOS os eventos da velocidade, sejam eles nacionais ou internacionais.

No entanto, esta facilidade não eliminará a nossa já famosa sessão "Fim de semana da velocidade", já que nela, damos informações além da data / hora e local dos eventos. Sendo assim, lá vai...

Moto GP

Pois bem, comecemos com aquele que não vai rolar. A etapa do Japão da Moto GP, que era para ser realizada neste final de semana, foi cancelada devido à impossibilidade de enviar-se os equipamentos à terra do sol nascente, já que a Europa passa por um Caos aéreo no momento, o que vem cancelando 80% dos vôos do Velho Continente.

Com isto, a etapa do Japão, que será relizada em Motegi, ocorrerá apenas em outubro, com as motos voltando às pistas nos dias 1 e 2 de maio, em Jerez de la Frontera, na Espanha.

Nascar

Neste final de semana acontece mais uma "rodada dupla" da Nascar, com a Sprint Cup e a Nationwide Series correndo no mais impressionante Speedway norte-americano: o circuito de Talladega, aquele que gera a maior velocidade dentre todos aqueles do calendário da Nascar.

A etapa será a nona da Sprint Cup, que tem como líder o atual tetracampeão, Jimmie Johnson, da Hendrick Motorsport, com 1073 pontos, 36 à frente de Matt Kenseth, da Roush Fenway. Em terceiro, Greg Biffle, com 981, com Kevin Harvick e quarto com 961 e Jeff Gordon em quinto, com 948.

No entanto, como sempre é dito, em se tratando de Nascar, nada é definitivo, e esta classificação pode mudar em apenas uma corrida. Ainda mais uma corrida "instável" como Talladega...

DTM

Ainda se mantendo nas categorias de Turismo, neste fim de semana, em Hockenrein, tem início a temporada do DTM, o campeonato de carros de turismo alemão, que, a cada dia torna-se mais europeu, com grandes nomes de fora do país germânico, além de corridas fora do país da cerveja.

Para este ano a novidade é a presença do escocês David Coulthard na disputa. O veterano piloto assume o Mercedes número 17, da equipe Mücke em sua primeira temporada na categoria.

Fazendo companhia a ele, outros pilotos com grande relação com a Fórmula 1. O principal deles, Ralf Schumacher, irmão do heptacampeão Michael Schumacher, que correr durante anos na principal categoria do automobilismo, por equipes como Williams e Toyota. Neste ano, o alemão corre pela equipe HWA, também com carro Mercedes.

Outros nomes ligados à F1 são os britânicos Gary Paffet e Paul di Resta, compnheiros de Ralf na equipe HWA. Ambos são pilotos de teste na F1, sempre em equipes ligadas à montadora alemã, já que o primeiro testa os carros da McLaren, enquanto o segundo testa os carros da Force India. Aliás, Paffet é o atual vice-campeão, e um dos favoritos ao título deste ano.

O principal adversário de Paffet é o alemão Timo Scheider, da equipe Abt Sportsline, atual campeão da categoria e principal nome da Audi para a disputa.

Enfim, uma boa disputa, com grandes pilotos e corridas interessantes.

Stock Car

Neste fim de semana, ocorre a terceira etapa da Stock Car Brasil, no novíssimo circuito Velopark, em Santa Cruz do Sul.

Na pista, como é comum nas categorias de turismo, é difícil prever-se algo, ainda mais com carros e pilotos tão equilibrados como sempre foi a Stock. No entanto, dentre as equipes, a RC tem sido a mais bem sucedida, tendo Max Wilson como líder do campeonato, com 39 pontos e Ricardo Maurício em quinto, com 20.

O segundo posto é do surpreendente Nonô Figueiredo, da Boettger, com 32. Em terceiro, Átila Abreu, da AMG com 29, com Allam Khodair, da Full Time, vencedor da última etapa, com 25.

O atual campeão, Cacá Bueno, da Red Bull, enfrentou problemas em suas duas primeiras corridas, e ocupa apenas a 12ª posição, com 9 pontos, exatamente a metade de seu companheiro de equipe, Daniel Serra. No entanto, como pode alguém duvidar da competência do carioca?

Isso sem falar de Valdeno Brito, Marcos Gomes, Thiago Camilo, Giuliano Lossaco, dentre outros, que tornam a Stock Car emocionante como vem sendo nos últimos anos.

Enfim uma grande disputa vem por aí...

Racing Festival

Hoje, em Interlagos, tem início o Racing Festival, série de categorias criadas por Felipe Massa e conduzidas por seu pai, Titônio.

A disputa consiste em três categorias formadoras de pilotos, sendo uma de Fórmula (Fórmula Future Fiat), uma de turismo (Trofeo Linea) e uma de motos (600 Super Sports).

A categoria servirá como base para os pilotos, principalmente os de Fórmula, que hoje tem poucas opções de categoria quando saem do kart no Brasil. Com isto, dá àqueles que não tem condições de ir à Europa, a chance de se profissionalizarem no Brasil até conseguir um patrocínio que os leve aos principais centros.

Além disto, o campeão da Fórmula Future garantirá uma temporada na Fórmula 3 italiana, bem como a vaga na academia de pilotos da Ferrari, o que pode garantir o futuro destes pilotos.

Quanto ao Trofeo Linea, o mesmo deve contar, em alguma das etapas, com a presença do próprio Felipe Massa, bem como Michael Schumacher, Cacá Bueno, Augusto Farfus Jr. e Rubens Barrichello, o que deve trazer o interesse aos pilotos, além de ser uma alternativa à base da Stock Car Brasil, já superpovoada.

Enfim, uma boa categoria, criada por quem entende e, com certeza com objetivos puramente esportivos. Pelo menos no início...

Superbikes

Neste final de semana acontece ainda a disputa da etapa da Holanda do Mundial de Superbikes.

Na pista, a disputa entre Max Biaggi e Leon Haslam vem pegando fogo e, a prova deve ser muito bem disputada. Ainda mais com as motos com mais de 1000cc que chegam à velocidades incríveis.

Fórmula 3 Européia

Neste fim de semana, em Hockenrein, tem início a Fórmula 3 européia, o penúltimo degrau dos pilotos que desejam chegar à Fórmula 1, e o último degrau deles na Fórmula 3.

A competição é aquela que costuma trazer à tona os grandes pilotos que chegarão à Fórmula 1, como foi com Ayrton Senna, Nelson Piquet, Martin Brundle e Mika Hakkinen. O último resultado da categoria foi Nico Hulkenberg, atual segundo piloto da Williams.

Enfim, o desempenho dos pilotos nesta categoria é aquele que indica se eles estão preparados para deixar a Fórmula 3 e começar a buscar a vaga na Fórmula 1.

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Massa X Alonso - Ato 2

Bom dia amigos,

Muito foi falado durante a semana sobre a ultrapassagem de Alonso sobre Massa nos boxes de Xangai.

A torcida brasileira se revoltou, os espanhóis enalteceram o arrojo de Alonso, a mídia comentou e o pessoal da Ferrari tentou minimizar o ocorrido.

Pois bem, agora a pergunta é: Depois Massa, Alonso, Domenicali e Montezemolo minimizarem o ocorrido, o que será do futuro da Ferrari e da relação Massa-Alonso?

Bem... primeiramente acredito que esta resposta esteja sendo formulada na cabeça de Massa. É fato que o brasileiro não poderá "deixar a atitude para lá", sob o risco de começar a sofrer o que Barrichello sofreu por aceitar as determinações da equipe.

Por outro lado, Massa tem contrato apenas até o final do ano, e, se começar a "abusar", corre o risco de não ficar na equipe para 2011.

Então, o que o brasileiro deve fazer?

Acredito que, pelo andar da carruagem, se a Ferrari não fizer nada a respeito de seu carro, estará fora da briga pelo título, haja visto que a equipe só conquistou uma vitória, e em cima de erros da Red Bull, a equipe com o melhor carro até aqui.

Também pode ser vista a melhoria no desempenho de McLaren e Mercedes, que, se começaram o campeonato atrás da Ferrari em termos de desempenho, agora já demontram estar, no mínimo, no mesmo nível da equipe do cavalinho rampante.

Sendo assim, a briga de Massa na temporada, caso a Ferrari se mantenha com o mesmo status atual, passa a ser com seu companheiro de equipe, visando, principalmente, um respeito maior dentro da equipe.

Basta a Massa, então, fazer o que fez quando dividiu a equipe com Kimi Raikkonen, que, começou superando o brasileiro, mas que nas duas últimas temporadas foi "engolido" por Massa na pista.

Para isto, Massa não deve se intimidar com Alonso, nem com as ordens da equipe, partindo para cima do espanhol sempre que puder, repetindo o que Senna fez com o então bi-campeão Alain Prost em sua primeira temporada na McLaren.

Prost, que era bi-campeão como Alonso, porém bem mais leal que o espanhol, que segue bem mais o estilo do heptacampeão Michael Schumacher, amado pelos tifosi. Afinal, Alonso tem um estilo de pilotagem mais "sujo", ultrapassando onde dá e onde não dá, e, sempre que necessário, colocando um adversário para fora da pista, em sua ânsia por vitórias.

Estes fatos, no entanto, configuram um arrojo a Alonso, o qual não pode ser visto em Massa, que, apesar de duro na pista, é um piloto mais leal, como fora Prost.

Prost que, apesar dessa lealdade, jogou o carro para cima do arrojado Senna em 1989, num rompante de fúria, devido à inimizade alcançada pelos dois, mostrando também que não era tão "flor que se cheire" assim.

Coisa que já vimos em Massa, em disputa contra Hamilton e contra o próprio Alonso, em disputas anteriores, valendo a briga Ferrari x McLaren.

Enfim... resta a Felipe tomar sua decisão, sabendo que o que decidir pode fazer toda a diferença do mundo em sua carreira, já que nesta decisão pesa sobre ele ser "um novo Prost" ou "um novo Barrichello", além de também pesar ser piloto da Ferrari ou ter de procurar outra equipe para 2011. Decisão difícil de ser tomada...

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Outros resultados do fim de semana - 17 e 18/04 - parte 2

Boa tarde amigos,

Continuando com os resultados do último final de semana da velocidade:

American Le Mans Series

Neste último sábado foi disputada a segunda etapa da ALMS, em Long Beach.

Na pista, vitória da dupla formada por David Brabham e Simon Pagenaud, correndo pela equipe Patrón, que conquistaram a vitória com uma ultrapassagem sobre o carro da dupla da Aston Martin, formada por Harold Primat e Adrian Fernandez.

Na largada, Primat manteve a ponta. Porém, logo no início aconteceu uma bandeira amarela devido a um acidente com o carro de Johnny Mowlem. Na relargada John Field foi mais esperto e conseguiu assumir a liderança da prova.

No decorrer da corrida, um fato interessante: Primat vacilou e David Brabham jogou por dentro para efetuar a ultrapassagem. No entanto, os dois acabaram se chocando. A direção de prova achou que Brabham estava errado e puniu o piloto com um drive through.

Primat não estava muito bem e algumas voltas depois escapou da pista, deixando a disputa em aberto.

No final, Pagenaud conseguiu a ultrapassagem sobre Fernandez, que não conseguiu dar o troco, perdendo a vitória.

Na categoria GT, o brasileiro Jaime Melo largou na ponta, mas acabou sendo superado por Henzler. Depois das trocas de pilotos a liderança passou para o Porsche de Patrick Long. Bruni, companheiro de Melo, acabou se enroscando numa disputa e foi ultrapassado por Jan Magnussen e Tommy Milner, terminando na quarta colocação.

Na GTC a vitória ficou com Butch Leitzinger e na LMPC de Gunnar Jeannette.

Veja o vídeo com a chegada da etapa de Long Beach:



Com o resultado, a dupla da Patón alcançou a dupla da Cytosport, formada pelo alemão Klaus Graf e pelo norte americano Greg Pickett, com 46 pontos. Em terceiro, a dupla da equipe Drayson, formada por Paul Drayson e Johnny Cocker.

A próxima etapa será disputada no dia 22 de maio, no Circuito de Laguna Seca.

World Series By Renault

Pela primeira rodada da World Series By Renault, realizada em Aragon, Espanha, vitórias do russo Mikhail Aleshin, da equipe Carlin e do estoniano Sten Pentus, da equipe Fortec.

Na primeira prova, Aleshin ficou com a vitória após largar na segunda posição e ultrapassar o australiano Daniel Ricciardo, que havia largado na pole. Ricciardo ainda perderia posição para o italiano Daniel Zampieri, da Pons, que, apesar de não ameaçar Aleshin, também não foi ameaçado pelo piloto de testes da Red Bull, que terminou em terceiro. Em quarto chegou Jon Lancaster, da Fortec, com Nelson Panciatici em quinto.

Veja a última volta da primeira corrida:



Na segunda prova, novo vacilo de Ricciardo na largada, sendo ultrapassado pelo tcheco Jan Charouz. que pulou para a ponta, com Pentus em segundo.

Charouz não contava, no entanto, com a estratégia de Pentus, que retardou ao máximo sua parada nos boxes e, quando o fez, voltou à frente de Pentus, que havia sofrido com o tráfego após retornar de sua parada.

Com isto, Pentus, após se segurar na ponta no retorno à pista, rumou para a vitória, com Charouz chegando no segundo posto e Ricciardo completando novamente em terceiro.

Veja a última volta da segunda prova:



Apesar dos vacilos, Ricciardo assumiu a ponta da tabela com os resultados, somando 22 pontos, contra 15 de Aleshin e Pentus e 12 de Zampieri.

A próxima etapa acontece dias 1 e 2 de maio, no circuito de Spa-Francorchamps, na Bélgica.

Fórmula 2

Pela primeira rodada da Fórmula 2, realizada em Silverstone, vitórias do inglês Jolyon Palmer de do austríaco Phillip Eng.

Na primeira prova, o britânico conquistou a vitória após manter a ponta e dominar toda a corrida, que não teve grandes emoções. Atrás dele, o tambén inglês Dean Stoneman, com o russo Sergey Afanasiev em terceiro e Eng em quarto.

Na segunda prova, Eng, assim como havia feito Palmer, se manteve na ponta, indo assim até o final, chegando à frente de Palmer, que chegou a perder o segundo posto para Stoneman, mas que contou com a quebra do compatriota para chegar em segundo. Em terceiro, o dinamarquês Johan Jokinen, com o inglês Jack Clarke chegando em quarto.

Com o resultado, Palmer assumiu a ponta da tabela com 43 pontos, seguido por Eng, com 37. Afanasiev é o terceiro, com 23 enquanto Stoneman e Will Bratt dividem a quarta posição com 18.

A próxima etapa acontece nos dias 1 e 2 de maio, nas ruas de Marrakech, no Marrocos.

terça-feira, 20 de abril de 2010

Outros resultados do fim de semana - 17 e 18/04

Boa noite amigos,

Seguem os demais resultados do fim de semana da velocidade:

Nascar

Neste domingo foi disputada a etapa de Phoenix da Nascar Sprint Cup, a oitava do campeonato.

E, neste SuperSpeedway, a equipe Hendrick Motorsport voltou a conquistar a vitória, desta vez com o veterano Mark Martin, que superou a pressão colocada por Kurt Busch e Tony Stewart para chegar a sua primeira vitória na temporada.

Martin largou na pole-position e conseguiu manter a ponta na largada, sendo seguido de perto pelos irmãos Busch. No entanto, com o passar das voltas, Kyle começou a perder desempenho, deixando logo o Top-5.

O "Buschão", no entanto, continuou ameaçando a liderança de Martin que, se manteve na liderança. Busch se manteve no segundo posto até a volta 95, onde foi ultrapassado por Tony Stewart, que passou a pressionar o piloto da Hendrick.

No entanto, uma bandeira amarela 10 voltas depois fez com que os pilotos fossem aos boxes. Nos pits, a Penske fez um ótimo trabalho devolvendo Kurt Busch na ponta.

O piloto da equipe de Roger Penske se manteve na ponta até a próxima bandeira amarela, na volta 160, onde, sem parar nos pits, Dale Earnhardt Jr. passou à ponta, onde se manteve por 56 voltas, sendo ultrapassado por Mark Martin.

O próprio Earnhardt Jr. voltou a dar emoção à prova, já que, a poucas voltas do fim, se envolveu em acidente com Casey Mears, gerando nova bandeira amarela. Desta vez, Ryan Newman tomou a posição de Martin por ficar na pista.

No entanto, a 6 voltas do fim, quando a bandeira verde foi dada, Martin e Stewart voltaram a ocupar as duas primeiras posições e passaram a brigar pela ponta.

Mark Martin conteve as investidas de Tony Stewart e cruzou em primeiro, com o adversário chegando em segundo. Em terceiro cruzou Kurt Busch, com Jimmie Johnson em quarto e Greg Biffle completando o Top-5.

Com os resultados, Jeff Gordon se manteve na ponta com 1242 pontos, seguido pelo atual campeão, Jimmie Johnson, com 1157. Kurt Busch é o terceiro, com 1144, seguido por Tony Stewart, com 1138 e Denny Hamlin, com 1088.

A próxima prova acontece dia 26 de abril, no oval de Talladega.

WRC

Pelo Mundial de Rali, foi realizado neste final de semana, o Rali da Turquia.

Na pista, nenhuma novidade, já que o francês Sebastien Loeb, da Citroen voltou a vencer.

O piloto francês chegou a sua terceira vitória no campeonato e ampliou ainda mais sua vantagem na ponta da tabela, rumo ao seu sétimo título, chegando a 93 pontos

Em segundo lugar chegou o norueguês Petter Solberg, que corre por sua própria equipe e que, com o resultado assumiu a segunda posição na tabela, a longínquos 40 pontos do líder.

Em terceiro, o principal adversário de Loeb na temporada: o finlandês Mikko Hirvonen, da Ford, que, com o resultado, ultrapassou seu companheiro de equipe, o compatriota Jari-Matti Latvala, que chegou em um discreto oitavo lugar.

A surpresa do rali foi o finlandês Kimi Raikkonen, campeão de Fórmula 1 de 2007, que conquistou seu melhor resultado, chegando em quinto, mostrando sua evolução na temporada, na qual ocupa o décimo lugar.

Os carros voltam às estradas dia 7 de maio, no início do Rali da Nova Zelândia.

Fórmula Truck

Pela segunda rodada da Fórmula Truck, realizada em Jacarepaguá, o Corinthians conseguiu sua primeira vitória na competição.

Roberval Andrade, a bordo do caminhão número 100, da Scania, conseguiu a vitória, chegando à frente do Scania de Leandro Reis.

Valmir Benavides, com seu Volkswagen foi o terceiro, seguido por Wellington Cirino e Felipe Giaffone.

Com o resultado Benavides alcançou Giaffone na ponta da tabela, com 43 pontos. No entanto, o atual campeão, graças a sua vitória em Guaporé, ainda ocupa a primeira posição. Leandro Reis é o terceiro, com 39 pontos.

A próxima prova acontece dia 17 de maio, em Caruaru.

Amanhã, os resultados da American Le Mans Series, Fórmula 2 e World Series By Renault.

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Hunter-Reay vence em Long Beach e quebra o domínio da Penske

Boa noite amigos,

No GP de Long Beach, quarta etapa da Temporada 2010 da Fórmula Indy, o norte-americano Ryan Hunter-Reay sagrou-se vencedor, quebrando a hegemonia da Penske, que havia vencido as três primeiras corridas, na temporada.

A corrida, no entanto, ao contrário das demais, foi monótona, e o piloto da Andretti conseguiu a vitória apenas por conta de problemas enfrentados pelo líder do campeonato, o australiano Will Power, que havia feito a pole-position e vinha na ponta.

Com os problemas, Hunter-Reay tomou a ponta do australiano, que ainda perderia o segundo posto para o inglês Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, que terminou em segundo.

Power, porém, ainda conseguiu segurar-se na pista, cruzando no terceiro posto, à frente de Scott Dixon, da Ganassi, e mantendo a ponta da tabela.

Dentre os brasileiros, o melhor colocado foi Tony Kanaan, da Andretti, que terminou em quinto lugar.

Atrás dele, mais dois brasileiros, com Mário Moraes, da KV em sexto e o vice-líder da temporada, Helio Castroneves em sétimo.

Com os resultados, Power mantem a ponta, com 172 pontos, 42 à frente de Helinho, vice-líder. Em terceiro vem o próprio Hunter-Reay, 1 ponto atrás de Hélio, enquanto Justin Wilson vem em quarto, com 145, à frente da dupla da Ganassi, que vem empatada com 112 pontos, e de Ryan Briscoe, sétimo com 103.

A próxima prova da Indy acontece no Kansas, dia 1º de maio, e marcará o retorno da caregoria para os circuitos ovais, onde, certamente, a competição irá mudar...

Veja o resultado do GP de Long Beach:

1°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 85 voltas
2°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 5s6031
3°. Will Power (AUS/Penske), a 8s5864
4°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 10s6287
5°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 11s7732
6°. Mario Moraes (BRA/KV), a 16s5171
7°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 16s8928
8°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 18s2214
9°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 19s4575
10°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 19s9307
11°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 27s4005
12°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 28s1352
13°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 28s6037
14°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 30s0120
15°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 31s6182
16°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 32s1804
17°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 33s1652
18°. Takuma Sato (JAP/KV), a 1 volta
19°. Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) a 1 volta
20°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), a 1 volta

McLaren "sobra" e consegue a dobradinha na China

Boa noite amigos,

Depois de decepcionar na classificação, a McLaren mostrou porque era considerada a equipe favorita para o GP da China, e conseguiu a dobradinha em Xangai.

Em uma prova emocionante, o atual campeão Jenson Button conquistou, na base da estratégia, a vitória, sendo seguido por seu companheiro de equipe, Lewis Hamilton, que, em mais uma performance sensacional, conseguiu corrigir seu erro estratégico.

Na terceira posição, o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que, pela quarta corrida seguida consegue dar um baile em seu companheiro de equipe, o heptacampeão Michael Schumacher que, em mais uma performance desastrosa, foi apenas o 10º.

Com o resultado, Button assume a liderança do campeonato, com 60 pontos, 10 a mais que o vice-líder, Nico Rosberg. Em terceiro vem Fernando Alonso, da Ferrari, empatado com Lewis Hamilton, ambos com 49, seguidos de Sebastian Vettel, da Red Bull, com 45.

Líder até a última prova, o brasileiro Felipe Massa caiu para a sexta posição, com 41 pontos, após terminar o GP da China apenas em nono.

A corrida

A corrida começou movimentada, com Alonso tomando a ponta na largada.
No entanto, esta vantagem duraria pouco, já que, ainda nas primeiras voltas a chuva apertou e, com isto começaram os erros. No principal deles, o italiano Vitantônio Liuzzi, em mais uma das muitas lambanças cometidas por ele no final de semana, perdeu o controle de sua Force India, levando embora a Toro Rosso de Sebasti e a Sauber de Kamui Kobayashi.

Neste momento, o Safety Car foi para a pista, o que, juntamente com a chuva que apertava, levou os pilotos a pararem no box para a troca dos pneus slick para os intermediários.

Neste momento a corrida mudava de figura, já que Alonso era punido por "queimar" a largada, tendo de cumprir um "drive-through".
Além disso, Rosberg, Button, Kubica e Petrov ficaram na pista, o que se mostrou acertado já que pouco tempo depois a chuva diminuiria sua intensidade.

Na saída dos boxes, o "primeiro ato" de Hamilton, que disputou posição com Vettel, ainda na área dos pits, levando a melhor sobre o alemão, em mais uma disputa discutível, que levou a outro "puxão de orelha" sobre o inglês, mas que não levou a punição.

Na pista, Rosberg, Button e Kubica sobravam, enquanto os demais sofriam com os pneus intermediários, já que a pista vinha secando rapidamente.

Enquanto isto, Hamilton vinha "galgando" posições na pista, com ultrapassagens arrojadas e ousadas, mostrando mais uma vez a habilidade, ousadia e imprudência do inglês, que chegava ao sexto posto.

Na pista, a chuva apertava, levando Rosberg a errar, "dando" a ponta para Button.

O aumento da chuva fez com que todos tivessem de ir aos boxes, onde, em manobra bastante discutível, Alonso "cortou" Massa na entrada dos pits, tirando o brasileiro da pista e conseguindo a "vantagem" de parar primeiro. A manobra acabaria definitivamente com a corrida de Massa, que passaria a brigar no pelotão intermediário, com Rubens Barrichello e Michael Schumacher.

Na volta à pista, o Safety Car, misteriosamente "deu um passeio" de 4 voltas, anulando a vantagem dos três líderes.

No retorno, a prova se acalmou, pelo menos para Button, que partiu para sua segunda vitória na temporada.

Para seu companheiro, no entanto, a corrida continuava, e, com todo seu arrojo, Hamilton superou Robert Kubica e Nico Rosberg para levar a equipe de Woking a sua primeira dobradinha no ano.

Rosberg, com sua caracteristica regularidade, seguiu para o terceiro posto, seguido por Fernando Alonso, que claramente tirou a chance de Massa conseguir um melhor resultado com sua manobra, e Robert Kubica, que mais uma vez levou o carro apenas regular da Renault a um posto entre os "top".

Mais atrás, Felipe Massa superava Michael Schumacher na pista chegando ao nono posto, um prêmio para lá de "de consideração" para que era líder até a última rodada. Entre ele e o Top-5, Sebastian Vettel, Vitaly Petrov e Mark Webber. Schumacher foi o décimo.

A Fórmula 1 volta às pistas dia 9 de maio, em Barcelona, para o GP da Espanha, o primeiro da temporada européia.

Veja o resultado do GP da China:

1°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1h46min42s163 ( 56 voltas )
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 1s530 ( 56 )
3°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 9s484 ( 56 )
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 11s869 ( 56 )
5°. Robert Kubica (POL/Renault), a 22s213 ( 56 )
6°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 33s310 ( 56 )
7°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 47s600 ( 56 )
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 52s172 ( 56 )
9°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 57s796 ( 56 )
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min01s749 ( 56 )
11°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1min02s874 ( 56 )
12°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1min03s665 ( 56 )
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1min11s416 ( 56 )
14°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 1 volta ( 55 )
15°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta ( 55 )
16°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 2 voltas ( 54 )
17°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas ( 52 )

18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 26 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Coswortg), 8
20°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 7
21°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 0
22°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 0
23°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 0
24°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), não alinhou

sábado, 17 de abril de 2010

Surpreendente, Red Bull faz primeira fila em Xangai

Bom dia amigos,

Depois de ser superada pela McLaren e pela Mercedes em todas as sessões de treinos livres, a Red Bull mostrou por que é considerada a principal candidata aos títulos, tanto de pilotos como de construtores.

E, mais uma vez, o responsável pela pole foi o alemão Sebastian Vettel, que com esta, chegou a sua terceira pole-position no ano.

O alemão marcou 1min34s558, ficando à frente de seu companheiro de equipe, o australiano Mark Webber, que fez 1min34s806.

A dupla aliás, é a responsável por um feito interessante, já que, até agora todas as pole-positions foram marcadas pela equipe Red Bull.

Pois bem, voltando à pista, um surpreendente Fernando Alonso abre a segunda fila, mesmo com as claras dificuldades enfrentadas pela Ferrari. O espanhol marcou 1min34s913, e terá ao seu lado o alemão Nico Rosberg, da Mercedes, que mais uma vez desbancou o heptacampeão Michael Schumacher, marcando 1min34s923.

Antes favorita para a primeira fila, a McLaren, com seus dois carros compõe a terceira fila. E, mais uma vez com Jenson Button superando Lewis Hamilton, calando mais uma vez aqueles que disseram que "na McLaren, Button voltará a ser Button".

O líder do campeonato, o brasileiro Felipe Massa, seguiu o que fez em todo o fim de semana, sendo largamente superado por Alonso, e marcou apenas o sétimo tempo, passando a depender de estratégia ou de uma corrida perfeita para que possa manter a liderança.

O mesmo vale para o alemão Michael Schumacher, da Mercedes, que, ao menos pode torcer pela chuva, dada como uma possibilidade, graças a sua habilidade em pista molhada. O mesmo vale para o brasileiro Rubens Barrichello, da Williams, que larga em 11º.

Lá atrás, a surpresa é a presença do italiano Vitantonio Liuzzi, com a Force India, eliminado ainda no Q1, ficando à frente apenas das equipes novatas.

E, entre elas, pela primeira vez a Virgin superou a Lotus na pista, em muito graças ao talento do alemão Timo Glock, que marcou o 18º tempo.

Grid de largada para o GP da China:

1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), 1min34s558
2°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), 1min34s806
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), 1min34s913
4°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), 1min34s923
5°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min34s979
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s034
7°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), 1min35s180
8°. Robert Kubica (POL/Renault), 1min35s364
9°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), 1min35s646
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), 1min35s963
11°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), 1min35s748
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s047
13°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), 1min36s149
14°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), 1min36s311
15°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 1min36s422
16°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), 1min36s647
17°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 1min37s020
18°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), 1min37s161
19°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 1min39s278
20°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 1min39s399
21°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), 1min39s520
22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), 1min39s783
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 1min40s469
24°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), 1min40s578

Hispania contrata Yamamoto como piloto de testes

Bom dia amigos,

Depois de acenar com Cristian Klien, a equipe Hispania fechou com o japonês Sakon Yamamoto como piloto de testes.

A idéia da equipe espanhola é contar com um piloto com experiência na categoria para ajudar no desenvolvimento do carro, já que seus dois pilotos, o brasileiro Bruno Senna e o indiano Karum Chandhok são novatos na categoria.

Bem, se o que eles querem é experiência, não sei se a decisão foi acertada, já que, entre Minardi, Spyker e Toyota, o piloto japonês acumula apenas 17 corridas na categoria, uma experiência pouca coisa maior que a dos atuais titulares da equipe.

Aliás, minhas considerações sobre a contratação parecem ser as mesmas de Bruno, que não ficou muito contente com a contratação, já que o japonês irá substituir hora Senna, hora Chandhok no cockpit da Hispania, nos treinos de sexta-feira, tirando kilometragem dos mesmos.

Bem, segundo a cúpula da equipe, o japonês é uma excelente contratação. Já falo que não compartilho da opinião, já que, se a idéia é o desenvolvimento do carro, há muitos pilotos melhores qualificados para tanto, como David Coulthard, Ralf Schumacher e até Sebastien Bourdais que, se não deixou saudades, ao menos correu ao lado de Vettel...

Hunter-Reay lidera dia de testes em Long Beach

Bom dia amigos,

Nos treinoa livres para o GP de Long Beach, quarta etapa da Fórmula Indy, após duas sessões, Ryan Hunter-Heay foi o mais rápido.

O piloto da Andretti, que vem surpreendendo neste início de temporada, fez 1min10s6346 e superou o favorito Will Power, da Penske, que havia liderado a primeira sessão, mas que nesta foi apenas o quinto..

Em segundo lugar, um dos companheiros de Power na Penske, o australiano Ryan Briscoe, marcando 1min10s6979, ficando à frente do brasileiro Tony Kanaan, da Andretti, que marcou 1min10s7334.

Em quarto outro que vem surpreendento: o canadense Alex Tagliani, com a pequena Fazzt, que marcou 1min10s7995, à frente de Power e do inglês Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, sexto.

Veja o resultado da segunda bateria de testes em Long Beach:

1°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), 1min10s6346 ( 23 voltas )
2°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), 1min10s6979 ( 24 )
3°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), 1min10s7334 ( 25 )
4°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), 1min10s7995 ( 22 )
5°. Will Power (AUS/Penske), 1min10s8640 ( 29 )
6°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), 1min10s9195 ( 22 )
7°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), 1min10s9285 ( 18 )
8°. Mario Moraes (BRA/KV), 1min10s9642 ( 28 )
9°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), 1min11s0267 ( 25 )
10°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), 1min11s0751 ( 21 )
11°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), 1min11s1231 ( 23 )
12°. Marco Andretti (EUA/Andretti), 1min11s2022 ( 23 )
13°. Takuma Sato (JAP/KV), 1min11s3858 ( 25 )
14°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), 1min11s3981 ( 24 )
15°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), 1min11s4294 ( 25 )
16°. Dan Wheldon (ING/Panther), 1min11s9148 ( 25 )
17°. Ernesto Viso (VEN/KV), 1min11s9308 ( 25 )
18°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), 1min11s9809 ( 24 )
19°. Graham Rahal (EUA/Sarah Fisher), 1min11s9863 ( 20 )
20°. Mário Romancini (BRA/Conquest), 1min12s0613 ( 27 )
21°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), 1min12s0952 ( 22 )
22°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), 1min12s1850 ( 20 )
23°. Danica Patrick (EUA/Andretti), 1min12s4116 ( 20 )
24°. Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) 1min12s4210 ( 24 )
25°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), 1min27s3002 ( 10 )

Fim de semana da velocidade - 17 e 18/04 - Parte 2

Bom dia amigos,

Continuando com os principais eventos do fim de semana da velocidade:

WRC

Neste fim de semana, na Turquia, acontece a quarta rodada do WRC, o Mundial de Rali.

E, este ano, a competição de rali mais importante do mundo vem, até agora, coroando um velho conhecido: o atual hexacampeão Sebastien Loeb, da Citroen.

O piloto francês venceu duas das três etapas disputadas até agora e lidera a competição com 68 pontos, 24 a mais que o vice líder da competição, o finlandês Jari-Matti Latvala, da Ford, que ficou com o segundo posto na última etapa disputada.

No entanto, a grande ameaça à hegemonia de Loeb é outro finlandês: Mikko Hirvonen, companheiro de equipe de Latvala, único a conseguir superar Loeb no ano, e que ocupa, no momento, a terceira posição no campeonato, com 37 pontos, graças ao acidente na Jordânia, que lhe impediu de completar a disputa.

Em quarto, o norueguês Petter Solberg, primeiro entre os que não correm por montadora. O norueguês, que corre por equipe própria na disputa tem 35 pontos.

Grande nome do automobilismo mundial, o finlandês Kimi Raikkonen, da Red Bull Citroen, ocupa apenas a 11ª posição, com 4 pontos, mas seu crescimento na disputa é visível.

Vamos ver, se o francês irá vencer novamente e ampliar sua vantagem, ou se alguém conseguirá detê-lo desta vez.

American Le-Mans Series

Bem, depois de uma gafe na última semana, agora é a verdade, a American Le-Mans Series acontece hoje, 17/04, no circuito de Long Beach, como um "evento de entrada" para a prova da Indy.

No entanto, mais que apenas um evento de entrada, a ALMS é a principal competição de endurance deste lado do Atlântico, e que reúne grandes pilotos deste e do outro lado do oceano, como David Brabham, Adrian Fernandez, J.R. Hildebrand, Ryan Hunter-Reay, Scott Sharp, Jan Magnussen, Olivier Beretta e Gianmaria Bruni.

Além dos pilotos, grandes marcas, como a Aston Martin e a GM, que mantem equipes na categoria, juntando-se às independentes, que correm com Mazdas, Porsches, Ferraris, dentre outros.

Uma corrida interessante, que, juntamente com a versão européia da Le-Mans, fazem com que o endurance ganhe popuaridade no mundo, muito devido aos seus protótipos: os carros mais velozes do mundo.

Fórmula 2

Neste fim de semana, em Silverstone, tem-se início a Fórmula 2, uma das categorias de acesso à Fórmula 1.

Na pista, vários pilotos desconhecidos, que disputam a chance de conseguir chegar à principal categoria do automobilismo mundial.

No entanto, em sua segunda temporada, a categoria ainda não conseguiu conquistar a força desejada pela FIA, e segue anos luz atrás de sua "irmã mais velha", a GP2.

Basta ver o ocorrido no último ano:
Dentre os pilotos da GP2, os três primeiros colocados na temporada ocupam um cockpit na Fórmula 1 neste ano: Nico Hulkenberg, na Williams, Vitaly Petrov, na Renault e Lucas di Grassi, na Virgin. Além deles, pilotos como Luiz Razia, Ho Pin Tung, Vateri Bottas e Jerome D`ambrosio ocupam uma das vagas de piloto de testes da categoria.

Enquanto isto, o atual campeão da Fórmula 2, o espanhol Andy Soucek, conquistou a vaga de piloto de testes da Virgin, e foi só.

Tudo isto mostra que a categoria tem um longo caminho a seguir para conseguir se equiparar com a GP2 e até à World Series By Renault, mas, em uma trajetória de apenas um ano, e com o apoio ferrenho dado pela FIA, isto é possível.

World Series By Renault

Mais uma categoria de acesso à Fórmula 1 se inicia esta semana. A categoria, que engloba 4 competições sobre o mesmo "banner" (Fórmula Renault 3.5, Fórmula Renault 2.0, Troféu Megane e Fórmula 4 Européia), se inicia com uma prova em Alcañiz, na Espanha.

Pois bem, dentre as competições, vamos tratar da principal, a Fórmula Renault 3.5, que é a principal e que leva os pilotos à vitória no geral.

A categoria de Fórmula é patrocinada pela Renault e muito se assemelha com a GP2, tendo, inclusive, ganhado espaço nos últimos tempos, como formadora de pilotos para a Fórmula 1.

O maior exemplo disto é Jaime Alguersuari. O espanhol, que hoje vem fazendo um bom trabalho pela Toro Rosso, correu na World Series no último ano, terminando a temporada no quarto posto.

Além dele, os pilotos de testes da Red Bull, Daniel Ricciardo e Brendon Hartley, além de Jan Charouz, piloto de testes da Renault, são oriundos da categoia, sendo inclusive, os principais candidatos ao título no ano.

No entanto, mesmo o título da categoria, não é sinal de chegada à Fórmula 1. Que o diga o belga Bertrand Baguette, que venceu o título de 2009 com sobras, e que hoje vem sofrendo para adaptar-se à Fórmula Indy correndo pela KV, depois de ser dado como provável piloto da equipe francesa na Fórmula 1.

Bem, mas como diz Nelsinho Piquet: "Na Europa o talento é balanceado com o Business", e, se um piloto conseguir aliar as duas coisas, seja na World Series, seja na Fórmula 2 ou na GP2, pode ter um bom futuro na Fórmula 1.

sexta-feira, 16 de abril de 2010

Fim de semana da velocidade - 17 e 18/04

Boa noite amigos,

Neste fim de semana teremos mais uma série de grandes eventos serão realizadas.

Fórmula 1

Comecemos pela Fórmula 1, que fará, neste domingo, no circuito de Xangai, na China, a quarta prova da temporada.

A competição é liderada pelo brasileiro Felipe Massa, da Ferrari, com 39 pontos, seguido de perto pelo seu companheiro de equipe, o espanhol Fernando Alonso, e pelo alemão Sebastian Vettel, da Red Bull, com 37.

No entanto, pelo que pôde ser visto nos treinos, o brasileiro deve perder a ponta para algum dos pilotos da McLaren nesta prova, já que a equipe de Woking se mostrou superior em todos os treinos realizados até o momento, hora com Jenson Button, hora com Lewis Hamilton.

Em contrapartida, a equipe líder do campeonato, a Ferrari, andou todo o tempo no pelotão intermediário, sendo constantemente superado por equipes médias, como a Force India e a Toro Rosso. No entanto, deve ser registrado que a equipe do cavalinho rampante andou até agora com o tanque cheio em todos os treinos, o que pode justificar o mal resultado.

No entanto, por mais que a Scuderia ande no limite, dificilmente chegará no nível que a McLaren (graças a sua entrada de ar traseira), que vem mostrando uma vantagem aerodinâmica incrível.

Resta, para Alonso e Massa, torcer para uma reviravolta, como uma chuva, para mudar este cenário praticamente definido.

Indy

Neste domingo acontece também a quarta etapa da Temporada 2010 da Fórmula Indy, que será realizada no circuito de rua de Long Beach.

E, em mais um circuito de rua, é esperado novo show do australiano Will Power, da Penske, que venceu as duas primeiras provas da temporada, realizadas no mesmo tipo de circuito.

No entanto, caso queira vencer, e aumentar sua vantagem na liderança da tabela, o australiano terá que superar fortes adversários, como seus companheiros de equipe, Hélio Castroneves (atual vice-líder) e Ryan Briscoe, além dos pilotos da Ganassi, que sempre andam na frente, assim como o brasileiro Tony Kanaan, da Andretti.

Outros adversários a serem batidos são os companheiros de Tony na equipe de Michael Andretti, Marco, o "filho do chefe", e Ryan Hunter-Reay, que vem se destacando na atual temporada, mesmo com a pouca idade.

Uma corrida imprevisível, que deverá ter emoção do princípio ao fim, e que só saberemos seu resultado após o término...

Nascar

Neste fim de semana, a Nascar chega ao Texas. E, desta vez, com todas as categorias, que devem correr no SuperSpeedway do estado sulista.

No entanto, o que mais nos interessa é a Sprint Cup, onde Jimmie Johnson vem em uma bela campanha em busca do quinto título, mas que, até o momento, vem brigando "cabeça a cabeça" com Matt Kenseth, atual vice-líder.

Aliás, a sempre boa quantidade de grandes pilotos na pista é sempre um grande atrativo para o público, que poderá ver, além de Johnson e Kenseth, pilotos como Mark artin, Kevin Harvick, Juan Pablo Montoya, Tony Stewart, Jeff Gordon, dentre outros.

Além disso, para nós brasileiros, um atrativo adicional para o fim de semana da Nascar, já que nesta sexta-feira, Nelsinho Piquet irá correr no circuito texana em prova válida pela ARCA, na qual o brasileiro largará na pole, graças ao regulamento que prevê que o atual campeão larga na ponta em caso de chuva. E como o brasileiro herdou o carro campeão...

Enfim, uma bela corrida nos espera. E, para Nelsinho: Boa Sorte! Mas sempre com a humildade, que deve ser parte de todo os seres humanos.


Amanhã, a segunda parte da coluna...

McLaren lidera segndo treino na China

Bom dia amigos,

No segundo treino livre na China, a McLaren se manteve à frente, desta vez com o inglês Lewis Hamilton, que em 26 voltas, marcou o tempo de 1min35s217.

No segundo posto, novamente Nico Rosberg. O alemão da Mercedes ficou 0s248 atrás de Hamilton, confirmando o bom desempenho da equipe Mercedes.

Repetindo o primeiro treino, McLaren e Mercedes ficaram também com a 3ª e a 4ª posições, com Jenson Button e Michael Schumacher.

A Red Bull, depois de um desempenho discreto no primeiro treino, subiu na tabela, marcando o 5º e o 6º tempos, com Sebastian Vettel à frente de Mark Webber.

A Ferrari, por sua vez, voltou a decepcionar, conseguindo apenas a 10ª posição com Fernando Alonso e a 11ª com Felipe Massa, ficando atrás de Adrian Sutil, da Force India, Jaime Alguersuari, da Toro Rosso e Robert Kubica, da Renault.

A surpresa veio por conta do indiano Karum Chandhok, que conseguiu posicionar sua Hispania à frente da Virgin de Lucas di Grassi.

Veja a tabela completa de classificação:

1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 1min35s217 ( 26 voltas )
2°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s248 ( 22 )
3°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 0s376 ( 26 )
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s385 ( 28 )
5°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s574 ( 30 )
6°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 0s778 ( 29 )
7°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s203 ( 31 )
8°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s160 ( 43 )
9°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s172 ( 29 )
10°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 1s387 ( 33 )
11°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s727 ( 36 )
12°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s769 ( 27 )
13°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 2s204 ( 32 )
14°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 2s214 ( 33 )
15°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s440 ( 30 )
16°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 2s587 ( 31 )
17°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 2s650 ( 29 )
18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4s407 ( 35 )
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 4s730 ( 30 )
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5s016 ( 27 )
21°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 5s791 ( 32 )
22°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Coswortg), a 5s890 ( 28 )
23°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 6s128 ( 32 )

Button lidera treino marcado por acidente

Bom dia amigos,

Na primeira sessão de treinos livres para o GP da China, em Xangai, Jenson Button foi o mais rápido. O piloto inglês marcou 1min36s677, ficando 0s071 à frente do alemão Nico Rosberga, da Mercedes.

No entanto, a performance de McLaren e Mercedes, que dominaram o treino (Hamilton foi o 3º com Schumacher em 4º), sumiu em decorrência do ocorrido com um dos carros do meio do grid: a Toro Rosso de Sebastien Buemi.

O carro do piloto suiço perdeu as duas rodas após passar em um desnível da pista (que já foi considerada a melhor do calendário), proporcionando uma cena jamais vista na Fórmula 1.

A sorte foi que, com a baixa procura por ingressos para a prova, as arquibancadas no local estavam vazias. Sendo assim, os destroços que voaram do carro não puderam atingir ninguém.

Veja o vídeo do acidente:


Voltando à pista, Ferrari e Red Bull, principais equipes da temporada, decepcionaram e ficaram no meio da tabela.

Veja o resultado do primeiro treino livre para o GP da China:

1°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), 1min36s677 ( 15 voltas )
2°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 0s071 ( 17 )
3°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), a 0s098 ( 19 )
4°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 0s832 ( 14 )
5°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 0s924 ( 20 )
6°. Robert Kubica (POL/Renault), a 1s039 ( 17 )
7°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 1s068 ( 25 )
8°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 1s303 ( 17 )
9°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1s331 ( 13 )
10°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1s421 ( 19 )
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1s484 ( 19 )
12°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), a 1s698 ( 21 )
13°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), a 1s744 ( 19 )
14°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1s892 ( 20 )
15°. Paul di Resta (ING/Force India-Mercedes), a 1s941 ( 26 )
16°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 2s001 ( 17 )
17°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 3s262 ( 5 )
18°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), a 4s854 ( 22 )
19°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 5s102 ( 23 )
20°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), a 5s153 ( 20 )
21°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5s504 ( 27 )
22°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), a 7s189 ( 23 )
23°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 7s272 ( 20 )
24°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), sem tempo ( 6 )

Fómula 1 2011: 20 corridas, com Stefan

Bom dia amigos,

Ainda no início da Temporada 2010, a Fórmula 1 já começa a se desenhar para 2011, com a "temporada de seleção" da 13ª equipe para o próximo ano.

No entanto, se a FIA e Bernie Ecclestone acharam que a situação seria semelhante à do último ano, onde várias equipes se candidataram para ocupar as vagas remanescentes, se enganaram.

Assim que foram abertas as inscrições, Prodrive e Lola, duas dentre as favoritas para ocupar uma das vagas, já anunciaram que não irão se inscrever para tentar uma vaga na categoria em 2011.

A Prodrive, associada à Aston Martin, anunciou que está focada em seu retorno ao WRC, o Mundial de Rali, o que, segundo eles, irá consumir tempo e recursos, o que tornaria inviável qualquer tentativa da equipe ingressar na F1.

"Presenciamos os desafios técnicos e financeiros que as novas equipes estão enfrentando neste ano apenas para estarem no grid. Temos uma enorme admiração por seu esforço e não acredito que isso seja uma estratégia apropriada para a Prodrive ou Aston Martin adotarem", concluiu David Richards, chefe da equipe.

A Lola, por sua vez, alegou falta de tempo para a elaboração de um projeto viável, o que tornaria a entrada para 2011, um sonho impossível:

"As inscrições recém anunciadas para 2011 nos deuxou com tempo insuficiente para no preparar para o que seria um programa bem diferente", disse Martin Birrane, proprietário da Lola, que ainda disse que, a tentativa de entrada da equipe inglesa para 2010 ocorreu devido à proposta de um teto orçamentário, idéia que foi abandonada pela categoria.

No entanto, apesar das declarações dos proprietários, penso também em uma possibilidade de retaliação à FIA, que, na última seleção, por obscuros critérios adotados, deixou de lado as equipes para selecionar as muito menos estruturadas Campos, Manor e USF1, visto que as duas primeiras apenas conseguiram competir em 2010, graças a presença de um "mecenas" nas equipes, enquanto que a última fechou as portas sem sequer concluir o carro.

Tais negativas abrem caminho para a Stefan GP, equipe do sérvio Zoran Stefanovic, montada a partir do espólio da Toyota e que, tentou "forçar goela abaixo" sua participação já neste ano. A Stefan foi a única equipe até agora a anunciar o desejo de correr em 2011. No entanto, sua inscrição para a seletiva ainda não foi realizada.

Alheio a este imbrólio, Bernie Ecclestone segue adicionando corridas ao calendário. Se neste ano, a corrida na Coréia do Sul é a novidade, para o ano que vem, mais uma corrida na Ásia: desta vez tendo como palco a Índia.

E o chefão da Fórmula 1 não para por aí: "Serão 20 corridas, se preparando para 25", diz o inglês, anunciando que, a despeito do que vem sendo falado, nenhuma corrida deixará o calendário para a entrada das novas provas.

É isto aí... a temporada 2011 já começou. Pelo menos nos bastidores...

terça-feira, 13 de abril de 2010

Outros resultados do fim de semana - 10 e 11/04

Boa noite amigos,

Seguem os resultados das demais provas realizadas neste último fim de semana

Le Mans Series

Na etapa inaugural da Le Mans Series em 2010, no Circuito de Paul Ricard, na França, a vitória ficou com a equipe da Audi, com seu carro pilotado pelo britânico Alan McNish (ex Fórmula 1) e pelo italiano Rinaldo Capello.

Em segundo lugar ficou a equipe da Aston Martin, com o trio formado pelo mexicano Adrian Fernández, o suiço Harold Primat e o alemão Stefan Mücke, com a equipe da Rebellion em terceiro, com o italiano Andrea Belicchi, o francês Jean-Christophe Boullion e o britânico Guy Smith.

A equipe Oreca, que foi a principal adversária da Audi, com o trio francês formado por Olivier Panis, Nicolas Lapierre e Stéphane Sarrazin, após enfrentar problemas, chegou apenas na quarta posição, com seu Peugeot 908 HDi.

Nas outras categorias, vitória da equipe Strakka na LMP2 (7º no geral), com os britânicos Danny Watts, Nick Leventis e Jonny Kane. Na FLM, vitória da Applewood Seven (15º no geral), com os franceses Damien Toulemonde e David Zollinger, juntamente com o australiano Ross Zampatti. Na GT2, vitória da equipe Felbermayr-Proton, com o alemão Marc Lieb e o austriaco Richard Lietz, enquanto na GT1, vitória da equipe Larbre, com o suiço Gabriele Gardel, juntamente com os franceses Patrice Goueslard e Julien Canal.

Destaque também para a estréia do ex-campeão de Fórmula 1, Nigel Mansell, que, juntamente com seus filhos Greg e Leo levaram o protótipo da equipe Mansell à 13ª posição no geral.

Além de Mansell, outro estreante de destaque foi o piloto de testes da Ferrari, o italiano Giancarlo Fisichella, que juntamente com o francês Jean Alesi, também ex-piloto de Fórmula 1 e o finlandês Toni Villander, levaram a Ferrari F430, da equipe AF Corse ao terceiro lugar na categoria GT2, sendo 21º no geral.

A categoria volta às pistas dia 9 de maio para a disputa dos 1000km de Spa, na Bélgica.

Superbikes

Pela terceira rodada do Mundial de Superbikes, realizada no circuito de rua de Valência, na Espanha, vitórias do britânico Leon Haslam, da Suzuki, na primeira prova e do japonês Noriyuki Haga, da Ducati na segunda.

Na primeira prova, a escrita do campeonato foi seguida, com Haslam vencendo, chegando à frente do italiano Max Biaggi, da Aprilla, seu principal rival pelo título. Completou o pódio o britânico James Toseland, da Yamaha.

Na segunda prova, a surpresa: uma inesperada dobradinha da Ducati, com Haga cruzando em primeiro seguido por seu companheiro de equipe, o espanhol Carlos Checa.
Obviamente, para não fugir da escrita, Biaggi foi o tereiro, com Haslam chegando em quarto.

Com os resultados, Leon Haslam segue na ponta com 123 pontos, contra 105 de Biaggi. Carlos Checa vem em terceiro com 80, enquanto Haga é o quarto com 79.

Os pilotos voltam à pista no próximo dia 25, em Assem, na Holanda.

Rolex Grand-Am

Pela terceira rodada da Rolex Grand-Am, disputada como "suporte" à Indy, neste fim de semana, no Barber Motorsports Park, vitória da equipe Ganassi.

A equipe de Chip Ganassi cruzou em primeiro com seu Riley/BMW, pilotado pelo norte-americano Scott Pruett e pelo mexicano Memo Rojas.

Na categoria GT, a vitória ficou com a equipe SpeedSource, com seu Mazda RX-8 pilotado pelos norte-americanos Emil Assentato e Jeff Segal.

A caregoria volta às pistas dia 24 deste mês, no Autódromo Internacional da Virgínia

Falha nossa

Boa noite amigos,

Gostaria de desculpar-me sobre a minha falha na postagem sobre o fim de semana da velocidade, onde indiquei que haveriam provas da American LeMans Series e da Fórmula Truck neste final de semana que passou.

Na verdade, as provas ocorrem neste final de semana de 17 e 18 de Abril, nos circuitos de Long Beach e Jacarepaguá respectivamente.

Peço desculpas mais uma vez pelo erro...

segunda-feira, 12 de abril de 2010

Ryan Newman vence em Phoenix

Boa noite amigos,

Pela etapa de Phoenix da Nascar Sprint Cup, realizada na noite deste último sábado, Ryan Newman sagrou-se vencedor.

O piloto da Stewart-Haas conquistou a vitória após ultrapassar Jeff Gordon, da Hendrick, na última relargada, e conseguindo segurar as investidas do rival no final da prova.

No entanto, apesar da vitória de Newman, o destaque da prova foi a disputa entre Jimmie Johnson, Juan Pablo Montoya e Kyle Busch pela liderança, que durou grande parte da corrida e que deu ao atual teracampeão 10 pontos extras por liderar a maior parte da prova. Johnson completou a prova em terceiro.

Completaram o Top-5, o veterando Mark Martin, da Hendrick e o colombiano Juan Pablo Montoya, da Ganassi.

Com os resultados, Johnson segue na ponta com 1073 pontos, contra 1037 de Matt Kenseth, segundo colocado. Em terceiro vem Greg Biffle, com 981, com Kevin Harvick e Jeff Gordon completando os 5 primeiros.

Os pilotos voltam à pista no próximo domingo, no Texas.

Resultado da etapa de Phoenix (Top-15):

1. Ryan Newman
2. Jeff Gordon
3. Jimmie Johnson
4. Mark Martin
5. Juan Montoya
6. Matt Kenseth
7. Carl Edwards
8. Kyle Busch
9. Clint Bowyer
10. Joey Logano
11. Marcos Ambrose
12. Dale Earnhardt Jr
13. Kevin Harvick
14. Robby Gordon
15. A.J. Allmendinger

Nelsinho é segundo na Copa Montana

Boa noite amigos,

Parece que os ares norte-americanos vem fazendo bem para Nelsinho Piquet. Em seu retorno ao automobilismo brasileiro, o filho do tricampeão Nelson Piquet voltou ao pódio, depois de quase dois anos de ausência.

Pilotando na Copa Montana, categoria de pick-ups da Stock Car Brasil, o piloto, que disputa categoria semelhante na Nascar (embora com pick-ups maiores) surpreendeu chegando na segunda posição na prova realizada no Autódromo Internacional de Curitiba.

O piloto, convidado para a disputa, foi superado apenas pelo atual campeão, Julio Campos, da AMD, que sagrou-se vencedor. Mesmo assim, mostrou que tem um excepcional talento natural, conseguindo chegar na frente em uma categoria que não tem experiência.

O que mostra que os problemas enfrentados por Nelsinho na Europa eram mais psicológicos e de acessoria, já que agora, sem a velha marra herdada do pai, o piloto vem acumulando resultados surpreendentes.

O que pode gerar sucesso ao brasileiro na Nascar...

Com queda de Stoner, Yamaha faz dobradinha no Qatar

Boa noite amigos,

Na estréia da MotoGP em 2010, realizada no Qatar, nenhuma novidade: Valentino Rossi foi novamente o vencedor.

No entanto, a maneira que a vitória chegou ao italiano foi, no mínimo, inusitada, já que o australiano Casey Stoner, da Ducati, que venceu a prova nos últimos três anos, sofreu uma queda, ainda no início da prova, o que abriu caminho para o "Doutor".

Stoner, aliás, vinha liderando com folga no momento da queda, e parecia rumar para uma vitória fácil. No entanto, o australiano, sem condições de voltar à prova, teve de abandoná-la.

Rossi, então tomou a ponta e apenas manteve a vantagem sobre o italiano Andrea Dovizioso, da Honda, que foi a principal ameaça para a vitória de Rossi, mas que, no final da prova, perdeu o segundo posto para o companheiro de Rossi, o espanhol Jorge Lorenzo.

No quarto posto, o norte-americano Nick Hayden, ao menos garantiu uma posição de ponta para a Ducati, enquanto o estreante norte-americano, Ben Spies, atual campeão do Mundial de Superbikes, conseguiu um excepcional 5º posto, com a Tech 3, após travar belo duelo com o espanhol Dani Pedrosa, da Honda, que acabou em sétimo.

Resultado final da prova:

1°. Valentino Rossi (ITA/Fiat Yamaha), 42min50s099 ( 22 voltas )
2°. Jorge Lorenzo (ESP/Fiat Yamaha), a 1s022 ( 22 )
3°. Andrea Dovizioso (ITA/Repsol Honda), a 1s865 ( 22 )
4°. Nicky Hayden (EUA/Ducati), a 1s876 ( 22 )
5°. Ben Spies (EUA/Tech 3 Yamaha), a 3s903 ( 22 )
6°. Randy de Puniet (FRA/LCR Honda), a 9s322 ( 22 )
7°. Dani Pedrosa (ESP/Repsol Honda), a 16s508 ( 22 )
8°. Colin Edwards (EUA/Tech 3 Yamaha), a 19s867 ( 22 )
9°. Loris Capirossi (ITA/Suzuki), a 20s893 ( 22 )
10°. Hiroshi Aoyama (JAP/Interwetten Honda), a 21s100 ( 22 )
11°. Marco Simoncelli (ITA/Gresini Honda), a 31s638 ( 22 )
12°. Hector Barbera (ESP/Aspar), a 32s573 ( 22 )
13°. Marco Melandri (ITA/Gresini Honda), a 40s780 ( 22 )

Khodair sobra na pista em Curitiba

Boa noite amigos,

Pela segunda rodada da Stock Car Brasil, o paulista Allam Khodair conquistou, com sobras, a vitória no Autódromo Internacional de Curitiba.

O piloto da Full Time chegou à vitória depois de ultrapassar, ainda no início da prova, seu companheiro de equipe, o também paulista Marcos Gomes e segurar a ponta pelo restante da corrida.

Ricardo Maurício, da RC, em excelente prova, foi o segundo, enquanto Nonô Figueiredo, da Boettger, foi o terceiro. Prejudicado pela equipe, Marcos Gomes terminou apenas em sexto.

Veja o vídeo da prova:




A corrida

Logo na largada a corrida começou agitada, com Ricardo Maurício pulando da sexta para a quarta posição, enquanto na frente Marcos Gomes mantinha a ponta, seguido de perto por Khodair.

No entanto, o piloto do carro 80 não suportou a pressão e acabou ultrapassado por seu companheiro de equipe, Mais atrás, Luciano Burti vinha lento, mas mantinha a terceira posição, sendo pressionado por Ricardinho.

A pressão de Ricardo Maurício logo deu resultado e o piloto da RC ultrapassou o ex-Fórmula 1 ainda no início da prova. Burti, vendo que seu carro não chegaria ao fim, entrou nos boxes abandonando a prova.

Enquanto isso, no pelotão do fundo, o atual campeão, Cacá Bueno, da Red Bull, que tinha largado na penúltima fila devido à punição sofrida pela equipe ao final do treino de classificação, vinha em excelente corrida de recuperação, galgando posições, muitas vezes na marra, o que danificou a frente de seu carro que, no entanto, se mantinha na pista.

No pelotão da frente, Khodair abria vantagem, enquanto Ricardo Maurício e Nonô Figueiredo se aproximavam de Marcos Gomes, que no entanto, mantinha confortável vantagem na segunda posição.

Porém, o que parecia uma dobradinha certa da equipe Full Time, ruiu nas paradas de boxe, já que a equipe teve um problema na troca dos pneus de Marcos Gomes, que na volta à pista, perdeu posições para Ricardo Maurício, Nonô Figueiredo e Max Wilson.

Khodair no entanto, se manteve à frente e rumou para a vitória, seguido por Ricardo Maurício, que ameaçou uma pressão no final, mas que logo desistiu, já que era difícil tirar a vantagem do piloto da Full Time.

Em terceiro, depois de travar uma bela briga com Max Wilson, Nonô Figueiredo conseguiu cruzar, com o piloto da RC em quarto. Marcos Gomes, que depois dos problemas não conseguiu mais andar, perdeu a posição para Valdeno Brito, chegando em sexto.

Com o resultado, Max Wilson, da RC segue líder com 39 pontos, seguido por Nonô Figueiredo, da Boettger, com 32, Átila Abreu, da AMG, com 29, Allam Khodair, da Full Time, com 25 e Ricardo Maurício, da RC, com 20.

A próxima prova acontece dia 2 de maio, no Velopark, no Rio Grande do Sul.

Resultado da etapa de Curitiba da Stock Car:

1°. Allam Khodair (Full Time Blausiegel/P), 33 voltas em 45min56s768
2°. Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/C), a 1s967
3°. Nonô Figueiredo (Esso Boettger/C), a 3s261
4°. Max Wilson (Eurofarma RC/C), a 3s566
5°. Valdeno Brito (Esso Boettger/C), a 8s548
6°. Marcos Gomes (Full Time Blausiegel/P), a 11s257
7°. Átila Abreu (AMG/C), a 23s966
8°. Thiago Camilo (ipiranga Vogel/C), a 30s204
9°. Cacá Bueno (Red Bull/P), a 39s816
10°. Lico Kaesemodel (RCM/P), a 42s552
11°. Giuliano Losacco (Flash Power Micos/P), a 43s391
12°. Daniel Serra (Red Bull/P), a 52s461
13°. Ricardo Zonta (Corinthians/C), a 52s628
14°. Pedro Gomes (Ecopads Vogel/C), a 54s629
15°. Felipe Maluhy (Officer ProGP/C), a 54s878
16°. Popó Bueno (A.Mattheis/C), a 55s167
17°. Claudio Ricci (Amir Nasr/P), a 55s289
18°. Diego Nunes (RC3 Bassani/P), a 55s543
19°. Alceu Feldmann (RCM/P), a 59s100
20°. Constantino Jr. (Amir Nasr/P), a 1min03s755
21°. Christian Fittipaldi (Gramacho Costa/C), a 4 voltas
22°. Allan Hellmeister (JF/P), a 5 voltas

Helio Castroneves vence no Alabama

Boa noite amigos,

Neste domingo foi disputada a terceira etapa da Temporada 2010 da IndyCar Series, no Barber Motorsport Park, no Alabama.

E, em mais uma prova, a equipe Penske saiu vencedora. No entanto, ao contrário das duas primeiras provas da temporada, onde o australiano Will Power saiu vencedor, desta vez foi o brasileiro Hélio Castroneves quem conquistou a vitória.

O brasileiro, que largou em terceiro, valeu-se da tática de paradas nos boxes para conquistar a vitória, seguido pelos pilotos da Ganassi, que seguiram seus passos, com o escocês Dario Franchitti, atual campeão, sendo superado seu companheiro de equipe, o neozelandês Scott Dixon, que ficou com a segunda posição.

A corrida

Na largada, parecia que Power conquistaria mais uma, já que o australiano manteve a ponta e ia se mantendo à frente, seguido pelo inglês Mike Conway, da Dreyer & Reinbold, por Helinho e por Marco Andretti.

Na 12ª volta, com a rodada do japonês Takuma Sato, da KV, a pista ficou em bandeira amarela, o que fez os pilotos irem aos boxes. Helinho e Andretti, no entanto, ficaram na pista, e passaram a ocupar as duas primeiras posições.

Na relargada, Andretti ultrapassou Helinho, assumindo a ponta, que o norte-americano manteu após sua primeira parada nos boxes, com o brasileiro sempre na cola.

As posições foram mantidas na segunda janela de pit-stops, mas, neste ponto, a estratégia do brasileiro de economia de combustível já era clara, e se tornou evidente quando seus principais adversários na briga da vitória, Andretti e Power, tiveram que parar a poucas voltas do fim para um "Splash and Go", deixando o brasileiro livre para vencer.

Seguindo a estratégia de Helinho, Dixon e Franchitti completaram o pódio, com Will Power superando Andretti no final e ficando com a quarta posição, deixando o norte-americano em quinto.

Veja os melhores momentos da vitória de Helinho no Alabama:


Dentre os brasileiros, Tony Kanaan, da Andretti foi o oitavo, Mário Moraes, da KV, o 13º, seguido por Raphael Matos, da DeFerran, 14º. Vítor Meira, da A.J. Foyt foi o 18º e o estreante Mário Romancini o 22º.

Com a vitória, Helinho assumiu a vice-liderança do campeonato, com 109 pontos, 32 a menos que seu companheiro de equipe, Will Power. Em terceiro vem Dario Franchitti, da Ganassi, com 94, seguido pelo inglês Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, com 85 e pelo neozelandês Scott Dixon, da Ganassi, com 80.

A próxima etapa acontece no próximo domingo, nas ruas de Long Beach.

Veja o resultado do GP do Alamaba:

1°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), 90 voltas em 1h56min41s3928
2°. Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 0s5703
3°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 8s1590
4°. Will Power (AUS/Penske), a 8s6639
5°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 9s7410
6°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 10s9611
7°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 11s5478
8°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 12s8533
9°. Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 13s3162
10°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 14s8450
11°. Dan Wheldon (ING/Panther), a 15s2007
12°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 15s6727
13°. Mario Moraes (BRA/KV), a 16s7242
14°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Dragon), a 1 volta
15°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 1 volta
16°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 1 volta
17°. Graham Rahal (EUA/Newman-Haas-Lanigan), a 1 volta
18°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 1 volta
19°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 1 volta
20°. Bertrand Baguette (BEL/Conquest), a 1 volta
21°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 1 volta
22°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 1 volta
23°. Alex Lloyd (ING/Dale Coyne) a 1 volta
24°. Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 4 voltas
25°. Takuma Sato (JAP/KV), a 23 voltas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Power fecha dia na frente no Alabama

Boa noite amigos,

Nos treinos livres realizados nesta sexta-feira no Barber Motorsports, no Alabama, Will Power voltou a ficar na frente de seus adversários.

O australiano da Penske, que venceu as duas corridas realizadas até agora na Temporada 2010 da Indy, fechou o dia com 1min11s788, sendo o único piloto a andar abaixo da casa de 1min11s.

Em segundo, 0s3 atrás do australiano, seu conterrâneo e companheiro de equipe Ryan Briscoe, com 1min12s089.

Completam o Top-5, Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold, Dario Franchitti, da Ganassi e Marco Andretti, da Andretti.

Dentre os brasileiros, o melhor colocado foi Helio Castroneves, da Penske, oitavo colocado, uma posição à frente de Tony Kanaan, da Andretti. Mário Romancini, da Conquest foi o 14º, Vítor Meira, da AJ Foyt, foi o 16º, uma posição à frente de Raphael Matos, da DeFerran. Mário Moraes, da KV foi o 24º e penúltimo lugar, ficando apenas à frente da eterna lanterninha, a venezuelana Milka Duno, da Dale Coyne.

Abaixo, o resultado dos treinos livres realizados nesta sexta-feira:

1. Will Power (Penske) 1min11s788
2. Ryan Briscoe (Penske) 1min12s089
3. Justin Wilson (Dreyer & Reinbold) 1min12s104
4. Dario Franchitti (Ganassi) 1min12s150
5. Marco Andretti (Andretti) 1min12s286
6. Scott Dixon (Ganassi) 1min12s306
7. Hideki Mutoh (Newman/Haas/Lanigan) 1min12s463
8. Helio Castroneves (Penske) 1min12s539
9. Tony Kanaan (Andretti) 1min12s748
10. Takuma Sato (KV) 1min12s766
11. Alex Lloyd (Dale Coyne) 1min12s777
12. Mike Conway (Dreyer & Reinbold) 1min12s888
13. Simona de Silvestro (HVM)1min13s089
14. Mario Romancini (Conquest) 1min13s135
15. EJ Viso (KV) 1min13s138
16. Vitor Meira (Foyt) 1min13s175
17. Raphael Matos (Luczo Dragon de Ferran) 1min13s233
18. Ryan Hunter-Reay (Andretti) 1min13s283
19. Dan Wheldon (Panther) 1min13s540
20. Graham Rahal (Sarah Fisher) 1min13s730
21. Danica Patrick (Andretti) 1min13s755
22. Alex Tagliani (Fazzt) 1min13s901
23. Bertrand Baguette (Conquest) 1min14s045
24. Mario Moraes (KV) 1min14s053
25. Milka Duno (Dale Coyne) 1min16s344

E, aparentemente, nada nem ninguém vem sendo capaz de segurar Power neste início de temporada. Resta ver como será o restante...

Entrevista com Nelsinho Piquet

Boa noite amigos,

Em entrevista ao site Tazio, após fechar em segundo o dia de treinos livres da Copa Montana, categoria de acesso à Stock Car, Nelsinho Piquet abriu o coração, com seu jeito sempre controlado e frio, herdados do pai.

O piloto, nascido na Alemanha, mas radicado brasileiro, falou sobre tudo: sobre o escândalo que se envolveu na Fórmula 1, sobre sua vida hoje na Nascar, seus objetivos para o futuro, sua vontade de correr em categorias distintas e até sobre a atual temporada da Fórmula 1.

Vale a pena assistir à entrevista, muito bem feita pelo pessoal do Tazio.

Fim de Semana da Velocidade 10 e 11/04

Bom dia amigos,

Um agitado fim de semana da velocidade nos espera nestes dias 10 e 11 do mês de abril, com nada menos que 8 competições, dentre as principais do calendário, a serem realizadas.

Indy

A Fórmula Indy chega à terceira etapa da temporada, que será realizada no Barber Motorsport Park, no Alabama.

Assim como o circuito de São Paulo, o circuito de Barber estréia na categoria nesta temporada, levando novamente a Indy a um circuito misto.

O circuito permanente de 3.218 metros possui 17 curvas entre subidas e descidas, e um layout que mistura retas curtas e médias, configurando uma pista de média para baixa velocidade, o que foge dos padrões da Indy e do Automobilismo norte-americano, acostumado com os Speedways, o que pode tornar a prova mais interessante.

Na pista, o favoritismo é novamente dos carros da Penske, em especial o líder do campeonato, o australiano Will Power que, mesmo que não complete a prova, ainda sairá de Barber como o líder da temporada. Aliás, isto é bom para o australiano, que não costuma se dar bem em circuitos mistos.

Outro que pode ser encarado com um dos favoritos é o brasileiro Hélio Castroneves, da Penske, que costuma se dar bem neste tipo de circuito, bem como Tony Kanaan, da Andretti e Dario Franchitti, da Ganassi, que aparecem como sérios candidatos à vitória.

Quem pode surpreender também é o japonês Takuma Sato, da KV. Melhor japonês da história da Fórmula 1, Sato ainda não mostrou a que veio na Indy e, nada melhor do que correr em um tipo de circuito no qual está acostumado para mudar este cenário.

Enfim, uma corrida que reserva muitas emoções, principalmente a nós brasileiros, acostumados a este tipo de corrida.

Nascar

Neste fim de semana, a Nascar Sprint Cup volta às pistas. E, depois de correr no apertado circuito de Martinsville, desta vez a prova ocorre em um SuperSpeedway.

Trata-se do circuito de Phoenix, um dos mais tradicionais da categoria, símbolo do que o norte-americano mais gosta: velocidade.

E, para esta prova, a categoria já tem um favorito: Jimmie Johnson. O piloto da Hendrick, atual tetracampeão, assumiu a ponta na última etapa disputada e vem com tudo para tentar consolidar a liderança do campeonato. No entanto, pilotos como Kevin Harvick, Kurt Busch e Mark Martin chegam fortes na disputa.

Enfim, uma prova que promete muito, ainda mais com a grande chance de que ocorra um "Big-One".

Stock Car

Outra prova que promete é a segunda etapa da Stock Car Brasil. A prova será realizada neste domingo no Autódromo Internacional de Curitiba.

E, depois de uma primeira etapa, de certo modo, monótona, a direção da categoria mudou as regras. Agora, os pilotos podem acionar o "push-to-pass" 12 vezes por corrida, contra dez vezes em Interlagos.

Tudo isto para ver mais disputa nas pistas, já que, em Interlagos, vimos Max Wilson vencer com folga, principalmente devido aos problemas enfrentados por Cacá Bueno.

Aliás, o filho de Galvão é um dos que pintam como favoritos para a prova, já que, depois da decepção em São Paulo, o carioca precisa recuperar terreno para poder brigar pelo título.

Outros pilotos que vem fortes são Ricardo Maurício, Allam Khodair, Max Wilson e Daniel Serra. Mas, em se tratando de Stock, tudo pode acontecer.

Copa Montana

Tá certo, é apenas uma categoria de acesso à Stock Car. No entanto, uma presença ilustre traz foco à categoria: Nelsinho Piquet.

Depois de correr com as Pick-ups nos Estados Unidos, o ex-piloto da Renault desembarca no Brasil para correr de Pick-Ups, já que a antiga Copa Vicar passou a utilizar a "bolha" da Montana.

E, obviamente, Nelsinho pinta como grande favorito para a prova, que reúne aspirantes à principal categoria do automobilismo nacional.

Uma prova interessante de se assistir.

Moto GP

A principal categoria da motovelocidade também faz sua estréia neste fim de semana. As motos vão à pista no circuito de Doha, no Qatar.

E, mais uma vez, a categoria chega com um favorito. E novamente o mesmo: Valentino Rossi. O "monstro" italiano chega para mais uma temporada na categoria, da qual possui sete títulos.

No entanto, o italiano continua tendo adversários em condições de lhe tirar o título, como os espanhóis Dani Pedrosa e Jorge Lorenzo, além do australiano Casey Stoner, seu principal adversário.

Resta ver se eles terão força o suficiente desta vez para desbancar Valentino.

Superbikes

E, continuando com as motos, o Mundial de Superbikes também vai às pistas neste fim de semana. A categoria chega à sua terceira etapa no circuito de rua de Valência.

Na pista, a briga promete ser entre o líder do campeonato, o inglês Leon Haslam e o italiano Max Biaggi, vice-líder. No entanto, outros pilotos, como o espanhol Carlos Checa, também vem fortes para a disputa.

Disputa esta que será transmitida pela TV, através do canal BandSports.

Le Mans Series

Trocando as motos pelos protótipos, a Le Mans Series faz sua estréia neste final de semana, com a disputa das 8 horas de Le Castellet, no circuito de Paul Ricard, na França.

A categoria de endurance européia chega a mais uma temporada contando com os carros mais rápidos do mundo. E continua contando com grandes pilotos, como Giancarlo Fisichella, piloto de testes da Ferrari, que faz sua estréia na categoria.

Mas, o grande destaque será o Leão. Ainda não se sabe se Nigel Mansell pilotará nesta primeira prova, mas só sua presença no paddock já é o suficiente para atrair a atenção de todos.

Enfim, a categoria sempre traz boas provas, com o Leão na pista então...

ALMS

Continuando no Endurance, só que em outro continente, a American Le Mans Series correrá sua segunda etapa neste fim de semana, desta vez no famoso circuito de rua de Long Beach, que já foi palco de provas de Fórmula 1.

E, assim como sua prima européia, a categoria de endurance norte-americana contará com grandes nomes, pilotando as máquinas mais rápidas do mundo. Um deles, outro piloto de testes da Ferrari, Marc Gené, que corre ao lado de outros ex-pilotos de Fórmula 1, Alex Wurz e Anthony Davidson.

Enfim, mais uma grande prova, que como todas do endurance, contam com muita emoção.

Rolex GrandAm

Ainda no terreno do endurance, mas desta vez tratando do "primo pobre". A Rolex GrandAm faz sua terceira prova na temporada.

E, ao contrário das outras provas em que era a atração principal, desta vez a prova de endurance será apenas uma corrida de suporte para a prova da Indy, já que ambas serão realizadas no Barber Motosport, no Alabama.

A categoria, no entanto, conta com grande apelo com o público norte-americano, que gosta de acompanhá-la. No resto do mundo, no entanto, a categoria só tem destaque em sua prova de estréia, as 24 horas de Daytona, que atrai pilotos de todo o mundo.

Mesmo assim não deixa de ser uma corrida interessante.

Fórmula Truck

Por fim (Ufa!!!), chegamos à Fórmula Truck. A categoria que tem os potentes caminhões realizará sua segunda etapa no ano, após a estréia em Guaporé.

Desta vez o cenário é o Rio de Janeiro, com a prova sendo realizada no tradicional Autódromo de Jacarepaguá, que, totalmente reformulado, é uma surpresa para os competidores.

Na pista, destaque para o líder e atual campeão, Felipe Giaffone, além de pilotos tradicionais, como Roberval Andrade, Wellington Cirino e Valmir Benavides. Outro nome interessante é o de Cristiano da Matta, que estréia na categoria nesta temporada.

Enfim, uma boa prova, onde só de ouvir o ronco destes motores já é de dar arrepio...

Pesquisar:

Monitor link