Bom dia amigos,
Na São Paulo Indy 300, etapa de São Paulo da Fórmula Indy, o australiano Will Power sagrou-se vencedor, após uma prova eletrizante e confusa.
A começar pela classificação, que teve de ser mudada do sábado para o domingo, devido a problemas na reta do Sabódromo, onde o piso se encontrava escorregadio, devido às mudanças realizadas para o carnaval.
No domingo, com a pista modificada, passando a ter mais aderência, os carros foram para a classificação, com o escocês Dario Franchitti, da Ganassi garantindo a pole, seguido pela surpresa da prova, Alex Tagliani, da Fazzt. Tony Kanaan foi o único brasileiro a chegar até a fase final da classificação. No entanto, problemas com pneus fizeram com que o brasileiro não conseguisse avançar além da sexta posição.
Na largada, no entanto, a confusão começou. O japonês Takuma Sato perdeu o controle de sua KV na entrada do "S do Samba" e rodou, levando Hélio Castroneves e Scott Dixon com ele. Na confusão, Mário Moraes se atrapalhou e "escalou" o carro de Marco Andretti no fundo do grid.
A corrida passou a rodar em bandeira amarela, com Franchitti se mantendo à frente, seguido por Tagliani, Hunter-Reay, Tony Kanaan e Raphael Matos. Helinho e Dixon, com paradas de boxe para corrigir os problemas, caíram para o final do grid.
No recomeço da prova, as posições se mantiveram, com Franchitti abrindo vantagem para Hunter-Reay, que ultrapassara Tagliani. Kanaan seguia em quarto, partindo para cima de Tagliani.
Na 23ª volta, a venezuelana Milka Duno cometeu mais um de seus muitos erros do fim de semana, causando nova bandeira amarela. Os pilotos aproveitaram para parar nos boxes, onde Kanaan tomou a posição de Tagliani.
No entanto, a primeira posição tinha novo dono, ou melhor, dona, já que Simona de Silvestro assumia a primeira posição ao não parar nos boxes.
Na relargada, no entanto, Hunter-Reay tomou a ponta, deixando a suiça em segundo, enquanto passava a chover no circuito. Kanaan, enquanto isto, era tocado por Tagliani, que havia sido tocado por Dan Wheldon. O brasileiro rodou e viu suas chances de corrida irem por água abaixo, voltando à pista em último.
Neste momento a chuva caiu forte, levando a batidas de Raphael Matos, Danica Patrick, Alex Lloyd e Mario Romancini, além do abandono de Tagliani.
Com isto, a direção decidiu interromper a prova, já que grandes poças, principalmente na Marginal (grande novidade) tornavam a corrida impossível de prosseguir.
Após 40 min. de paralização, e muitas passadas de rodo depois, os carros receberam a bandeira verde.
Neste momento, Franchitti era o líder, seguido por Dixon, Mike Conway e Justin Wilson.
No entanto, os pilotos que ainda não haviam trocado os pneus para os de pista seca decidiram trocá-los, levando Hunter-Reay de volta à ponta, seguido de perto por Ryan Briscoe, que tomava a segunda posição de Raphael Matos.
Neste momento começava o show de Tony Kanaan, que, com pista livre, passava a andar até muito mais rápido que os demais, diminuindo a desvantagem, que se tornou nula após uma entrada rápida do safety car na pista.
Após nova bandeira verde, Ryan Briscoe partiu pra cima de Hunter-Reay, tomando-lhe a primeira posição na volta 50. No entanto, piloto da Andretti logo lhe deu o troco voltando à ponta.
No giro seguinte, Briscoe novamente assumiu a ponta e tentou abrir vantagem. Hunter-Reay, porém, continuava na sua cola, o que fez com que Briscoe errasse e batesse sua Penske contra a barreira de pneus, "devolvendo" a primeira posição à Hunter-Reay.
Só que a vitória era para ser de uma Penske e, a duas voltas do final, Will Power soube aproveitar da vantagem alcançada e tomou a primeira posição do piloto da Andretti, que cruzou em segundo. Vítor Meira, da AJ Foyt, superou Raphael Matos e completou o pódio, com o piloto da Luczo Dragon cruzando em quarto.
No entanto, o show foi dado por Kanaan, que nas últimas cinco voltas ganhou quatro posições, cruzando a linha de chegada em décimo.
A Indy volta às pistas daqui a duas semanas no circuito de rua de São Petesburgo.
segunda-feira, 15 de março de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário