sexta-feira, 19 de março de 2010

Fórmula 1: Mudanças necessárias

Bom dia amigos,

Muito tem-se falado nesta semana sobre a monótona corrida realizada no Bahrein neste fim de semana, onde, com o fim das paradas para reabastecimento, as posições de largada pouco se alteraram do início para o final da corrida e, vimos apenas uma disputa por posição e ultrapassagem na pista, já que as ultrapassagens sobre Vettel só aconteceram por conta dos problemas enfrentados por sua Red Bull.

Agora, após a corrida (a qual vi apenas a largada e os flashes, além de ouvir a transmissão no rádio), muitas idéias vem sendo dadas para trazer a emoção de volta à Fórmula 1.

A principal reclamação dos pilotos é justamente contra o fim do reabastecimento. Muitos se mostraram contra a medida, o que, no quesito espetáculo torna-se infundado, já que, nos últimos anos temos visto apenas trocas de posição nos boxes, já que, ultimamente ninguém ganhava provas na pista, e sim nas paradas, com raras excessões.

Outra sugestão proposta, esta por donos de equipes, é a adoção de uma segunda parada obrigatória nos boxes, o que faria com que os pilotos não se preocupassem em poupar os pneus e pudessem "partir para cima" uns dos outros, gerando ultrapassagens, o que torna-se uma boa idéia, mas não resolve todos os problemas do mundo.

De certo, apenas que, as mudanças implantadas para o ano, como a maior pontuação para o vencedor e a proibição do reabastecimento, foram criadas justamente com o objetivo de aumentar o espetáculo, já que as corridas haviam se tornado extremamente técnicas e, cá pra nós, ninguém paga ingresso para ver qual o mecânico que trabalha melhor...

Outra constatação importante é que, na minha opinião, os maiores responsáveis pela situação atual da Fórmula 1 são justamente os donos de equipes, já que, muitas das medidas que deixariam a categoria mais igualitária, com os pilotos decidindo na pista, são vetadas pelos donos das grandes, que não aceitam perder seu domínio na categoria, fazendo com que mantenham-se os apêndices aerodinâmicos que dificultam as ultrapassagens.

Não sou mecânico nem engenheiro, mas assisto corridas a minha vida inteira e, não é segredo para ninguém que hoje os carros conseguem chegar, mas não conseguem ultrapassar.

Portanto, acredito que a categoria precisa passar por mudanças. Nada tão radical como os atalhos sugeridos por Bernie Ecclestone. Apenas algumas restrições aerodinâmicas para que não ocorra o tão falado turbilhão de ar, que se forma atrás dos carros, além de um sistema que auxilie nas ultrapassagens, como um "push-to-pass" (semelhante ao "nitro" usado na Stock Car), já auxiliariam.

E, claro, a utilização de pistas com maiores pontos de ultrapassagem, como Indianápolis ou Estoril, ao invés de "pistas de kart" como é hoje Abu Dhabi.

Pois, se a Fórmula 1 não tomar as devidas providências, pode ter que começar a se preocupar em não perder espaço para outras categorias, como a Indy ou a Le Mans Series, que aos poucos vem se popularizando por dar ao público o que ele quer: espetáculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link