quinta-feira, 11 de março de 2010

Os brasileiros na Fórmula 1

Bom dia amigos,

Estamos a apenas dois dias do início da temporada 2010 da Fórmula 1 no Bahrein. Temporada esta que conta com quatro brasileiros na disputa, para honrar a bandeira do país que revelou campeões como Ayrton Senna, Nelson Piquet e Emerson Fittipaldi, mas também contou com decepções como Antonio Pizzonia, Cristiano da Matta e Mauricio Gugelmin.

E, tão perto da primeira corrida, o que podemos esperar dos brasileiros na categoria?

Felipe Massa

É para 2010, sem sombra de dúvidas, a principal esperança de sucesso do país na categoria.

O piloto da Ferrari chega para a temporada com vontade de mostrar serviço, depois do acidente que o tirou da metade final da temporada em 2009.

No entanto, a vida do ferrarista não será fácil, já que conta com adversários de peso como os pilotos da McLaren Lewis Hamilton e Jenson Button, Michael Schumacher, da Mercedes e Sebastian Vettel, da Red Bull.

Porém, o maior adversário de Massa está dentro da própria Ferrari. Trata-se de seu companheiro de equipe, o espanhol bi-campeão do mundo Fernando Alonso.

Tratado por muitos como favorito ao título, Alonso começa o ano como o mais badalado dos pilotos, tanto pela imprensa como dentro da própria Fórmula 1. Tal fato indica que, ao menos no início da temporada, as atenções estarão voltadas todas ao espanhol, inclusive dentro da própria Ferrari.

A esperança de Massa para mudar a situação é terminar a primeira parte do campeonato com vantagem sobre seu companheiro de equipe, trazendo para si a atenção da equipe.

Com corridas como Bahrein e Turquia, que costumam ser dominadas por Massa, no início da tabela, o objetivo torna-se factível. Sendo assim, Felipe entra na temporada como um dos favoritos ao título mundial.

Rubens Barrichello

O piloto mais longevo da Fórmula 1, Rubinho chega a sua 18ª temporada neste ano.

O brasileiro, com passagens por Jordan, Stewart, Ferrari, Honda e Brawn, inicia o ano no cockpit de uma nova equipe, a Williams, que conta com a experiência de muitos títulos na categoria, sonho ainda não alcançado pelo brasileiro.

No entanto, é sabido que a Williams de hoje está longe da equipe campeã de outrora. Nos últimos campeonatos nenhuma vitória e poucos momentos de alegria, conquistados pelo alemão Nico Rosberg, hoje na Mercedes.

Porém, em uma temporada com tantas mudanças, a equipe se saiu bem nos testes de inverno, mostrando que o carro é bem melhor que seus predecessores, principalmente no quesito confiabilidade.

No entanto, o principal problema da equipe de Grove é o motor, já que o fraco e beberrão Cosworth ainda não parece em condições de bater os qualificados Ferrari e Mercedes.

No entanto, em uma temporada sem reabastecimentos e com diversas mudanças aerodinâmicas, um carro com poucas quebras pode render bons frutos, mesmo que não seja dos mais rápidos.

Com tudo isso, é de se pensar que Rubinho deve andar na maior parte do tempo na zona de pontuação, podendo "beliscar" alguns pódios e, quem sabe uma vitória.

Lucas di Grassi

Lucas chega à Fórmula 1 depois de muitos anos competindo na GP2.

O piloto, que por anos foi o responsável por testes da equipe Renault, fará sua estréia a bordo do segundo carro da Virgin, uma das novatas da categoria.

A equipe é considerada por muitos como a melhor entre as novatas, o que não é um grande alívio, já que, nos testes de inverno, a equipe de Richard Branson e Nick Wirth chegou a andar 4s atrás das líderes.

Além disso, o carro apresentou diversos problemas de confiabilidade, sendo responsável por grande parte das bandeiras vermelhas nos testes.

No entanto, a equipe conta com boa estrutura para evoluir durante a temporada, além de contar com a categoria de dois pilotos extremamente constantes, como são Glock e Di Grassi.

Estes fatores mostram que Lucas deve andar na parte de trás do grid, mas que, em no decorrer da temoprada, pode até conseguir alguns poucos pontos, com uma perspectiva melhor para 2011.

Bruno Senna

Bruno Senna é outro que debutará na Fórmula 1 em 2010.

O sobrinho de Ayrton Senna, que pilotará o carro da HRT quase ficou novamente de fora do grid, devido à grave situação financeira que assolou a equipe espanhola.

No entanto, graças ao "mecenas" Juan Carabante, o brasileiro garantiu sua presença para a temporada.

Porém, as perspectivas não são das melhores. O carro, construído pela tradicional Dallara fica devendo em muito para os demais do grid, pelo menos em design, já que, quanto ao desempenho nada pode ser dito, já que o carro nunca foi para a pista.

Com isto, o shakedown do carro será feito nos treinos de sexta-feira, no Bahrein, o que, para uma equipe estruturada, é impensável.

Enfim, com todas estas adversidades, Bruno Senna deve andar na maior parte do tempo no fundo do grid, brigando com seu companheiro de equipe, o indiano Karum Chandhok, mas contando com seu arrojo para se destacar e conseguir um assento melhor para 2011.

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