Boa noite amigos,
Na corrida realizada nesta madrugada (a qual vi através do VT mal editado da Sportv), o atual campeão, Jenson Button, em uma estratégia arriscada, sagrou-se vencedor, no circuito de Albert Park, em Melbourne.
A corrida, ao contrário do GP do Bahrein, teve emoção do princípio ao fim, em grande parte graças à chuva que caiu antes do início da prova e que obrigou a todos largarem com pneus intermediários.
Outro fator que deu emoção à corrida foi o princípio de prova, que teve Alonso largando mal, sendo superado por Felipe Massa, que pulou da quinta para a segunda posição. Logo em seguida, Alonso, ao tentar fazer uma curva, espremeu Jenson Button e acabou tocado, rodando na pista e atingindo Michael Schumacher, que teve o bico de sua Mercedes avariado e teve de ir para os boxes.
Quem se deu bem com tudo isso foi o polonês Robert Kubica, que saiu da nona posição e, com o enrosco entre os pilotos, subiu para a terceira posição. Outro que foi bem na largada foi Bruno Senna, que saiu de 21º para a 13ª posição.
No entanto, ainda na primeira volta, o japonês Kamui Kobayashi perdeu completamente o controle de sua Sauber e acabou no muro. No entanto, o carro do japonês voltou à pista e atingiu em cheio a Williams de Nico Hulkenberg, tirando o jovem alemão da prova.
Com isto, o Safety Car veio à pista. Nesta altura os nove primeiros eram: Vettel, Massa, Kubica, Button, Hamilton, Webber, Rosberg, Liuzzi e Barrichello. Na re-largada, três voltas mais tarde, Lewis Hamilton superou seu companheiro de equipe e partiu para cima de Button.
Button, vendo que seu rendimento não era bom, resolveu parar nos boxes para colocar pneus de pista seca, o que se mostraria uma decisão acertada mais adiante. No entanto, no momento de sua saída, o inglês não se mantinha na pista, e a previsão era de chuva nos minutos seguintes, o que levava a crer que o inglês estava fora da prova.
No pelotão da frente, Vettel seguia soberano, enquanto Massa segurava o ímpeto de Kubica e Hamilton. Mais atrás, Alonso e Schumacher faziam corridas de recuperação.
Com a pista secando, todos os pilotos foram aos boxes, o que deu a Button um ganho de diversas posições. A Ferrari foi mal na troca de Massa e o brasileiro voltou atrás de Robert Kubica e de Mark Webber.
Na volta à pista, Hamilton e Alonso, que haviam ficado para trás nos pits, começaram a enfileirar ultrapassagens, sendo mais clássicas no caso de Alonso, e mais arrojadas no caso de Hamilton.
Hamilton, então, encostou em Felipe Massa, que não conseguiu segurar a McLaren do inglês. O mesmo aconteceu com Mark Webber, fazendo com que Hamilton assumisse a quarta posição, partindo para cima de Kubica. Enquanto isso, Massa era pressionado por Alonso, que não conseguia fazer a ultrapassagem, e Schumacher, em corrida discreta, se mantinha atrás de pilotos e carros medianos, como Pedro de la Rosa, da Sauber e Jaime Alguersuari, da Toro Rosso, chegando ao cúmulo de tomar um "X" do brasileiro Lucas di Grassi em uma ultrapassagem.
Neste momento o evento que decidiria a corrida: Vettel, que vinha liderando tranquilamente e caminhava para uma vitória certa, teve problemas com a direção de sua Red Bull e acabou passando reto em uma curva, parando na caixa de brita, "dando" o primeiro posto a Button, até então discreto, mas fazendo uma prova tecnicamente perfeita.
Hamilton, então, partia para cima de Kubica, disputa essa que foi "brilhantemente" cortada pela edição da Sportv. Como não conseguia ultrapassar o polonês, o inglês da McLaren foi para os boxes, no que foi seguido por Mark Webber.
Button, Kubica, e a dupla da Ferrari, no entanto, permaneceram na pista, com Massa tentando atacar Kubica e sendo atacado por Alonso. No entanto, Hamilton e Webber, que vinham logo atrás começaram a tirar a diferença sobre o trio em mais de 1s por volta, o que fez com que os três parassem as disputas e começassem a poupar pneus.
Hamilton, voando na pista, logo chegou em Alonso e passou a pressioná-lo. O espanhol usava toda sua experiência para segurar o quarto posto, enquanto Felipe tentava escapar, em vão. Porém, o esforço excessivo para passar Alonso foi demais para os pneus de Hamilton, que se desgastaram e fizeram com que o inglês perdesse a vantagem que tinha em termos de desempenho.
Mesmo assim, Hamilton foi pra cima de Alonso e, ao levar uma "fechada de porta" do espanhol, foi tocado por Webber, tirando ambos da briga pelo quarto posto.
Assim, Button rumou para a vitória, seguido do surpreendente Kubica e sua Renault, com Massa em terceiro e Alonso em quarto. Hamilton cruzou em sexto e Webber em nono.
O destaque ficou para o indiano Karum Chandhok, que pela primeira vez conseguiu levar a Hispania ao final de uma corrida, chegando a três voltas do líder.
Com o resultado, Alonso segue na ponta, com 37 pontos, seguido por Massa, com 33 e Button, com 31.
Veja o resultado final do GP da Austrália:
1°. Jenson Button (ING/McLaren), 58 voltas em 1h33min36s531
2°. Robert Kubica (POL/Renault), a 12s034
3°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 14s488
4°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 16s304
5°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 16s683
6°. Lewis Hamilton (ING/McLaren), a 29s898
7°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India), a 59s847
8°. Rubens Barrichello (BRA/Williams), a 1min00s536
9°. Mark Webber (AUS/Red Bull), a 1min07s319
10°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1min09s391
11°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso), a 1min11s301
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber), a 1min14s084
13°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus), a 2 voltas
14°. Karun Chandhok (IND/Hispania), a 4 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Virgin), 41 voltas
Sebastian Vettel (ALE/Red Bull), 26 voltas
Lucas di Grassi (BRA/Virgin), 25 voltas
Adrian Sutil (ALE/Force India), 12 voltas
Vitaly Petrov (RUS/Renault), 10 voltas
Bruno Senna (BRA/Hispania), 5 voltas
Sébastien Buemi (SUI/Toro Rosso), 1 volta
Nico Hulkenberg (ALE/Williams), 1 volta
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber), 1 volta
Jarno Trulli (ITA/Lotus), 0 voltas
Os pilotos voltam às pistas no GP da Malásia, que será realizado no próximo fim de semana.
domingo, 28 de março de 2010
Button, na estratégia, vence na Austrália
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