terça-feira, 30 de março de 2010

Power volta a vencer em São Petesburgo

Bom dia amigos,

Na etapa de São Petesburgo da Indy, que foi adiada para esta segunda-feira devido às chuvas que assolaram a Flórida neste domingo, o australiano voltou a vencer com sua Penske, ampliando sua vantagem na liderança do campeonato.

Em uma largada com pista molhada, assim como aconteceu em São Paulo, a bandeira amarela não demorou a ser acionada, devido a um toque entre Mike Conway, da Dreyer & Reinbold e o atual campeão Dario Franchitti, da Ganassi. Tony Kanaan, nesta hora, já havia perdido posições para Marco Andretti, Scott Dixon e Helio Castroneves, ocupando o quinto posto.

Na re-largada, Power, que tinha largado na pole-position não tracionou bem, perdendo a liderança para Andretti. Pior: o australiano logo foi superado também por Dixon e Castroneves, parecendo que havia deixado a briga pela vitória.

Andretti, no entanto, não ficaria muito tempo na liderança, já que seu carro, de equipe homônima, não aguentou a pressão exercida pela Ganassi de Dixon, que logo assumiu a ponta, sendo seguido de perto por Helinho.

Neste momento, Power tentava se recuperar e, após algumas voltas, ultrapassava Andretti assumindo o terceiro posto. Lá na frente, Helinho pressionava Dixon, sem sucesso.

Enquanto isso, Dario Franchitti vinha em corrida de recuperação no fundo do grid, enfileirando ultrapassagens.

Power era outro que crescia em desempenho, e, aproveitando vacilo de Helinho, assumiu o segundo posto.

Na 25ª volta, no entanto, a situação, que vinha em uma constante, mudou completamente, devido a uma batida do japonês Takuma Sato na barreira de pneus, o que fez com que o Safety Car entrasse na pista.

Neste momento, boa parte dos pilotos partiram para os boxes, o que "embaralhou" a corrida, já que muitos preferiram permanecer na pista. Na volta, Vítor Meira, que não havia parado liderava a prova, seguido por Raphael Matos.

Esta confusão, no entanto, causou prejuízo aos líderes, já que Scott Dixon, ao tentar ultrapassar Mario Moraes, foi fechado pelo brasileiro, quebrando o bico e parte da carenagem de seu carro. Com isto, Helinho viria para assumir a ponta assim que as condições se normalizassem, já que ele havia ultrapassado Power nos boxes.

A partir daí as paradas de boxe passaram a determinar os líderes, com Raphael Matos, Dario Franchitti e Ryan Briscoe chegando à ponta, até a volta 46, onde o inglês Dan Wheldon atropelou o carro de Mario Moraes, causando nova bandeira amarela.

Na volta, Power reassume a ponta, até a batida entre Mike Conway e Raphael Matos na volta 64, o que causou nova entrada do Safety Car na pista, com os pilotos indo para os boxes.

Novamente sem parar, Meira assumiria a ponta, até sua parada na volta 72, com Power reassumindo a ponta após ultrapassar o venezuelano Ernesto Viso.

Power ruma então para mais uma vitória, seguido pelo inglês Justin Wilson, da Dreyer & Reinbold e pelo australiano Ryan Briscoe, da Penske, que, em excelente corrida de recuperação, e na base da tática, conseguiu chegar ao terceiro posto, segurando no final o ímpeto de seu companheiro de equipe, o brasileiro Helio Castroneves, que pressionava o australiano no final.

O atual campeão Dario Franchitti foi outro que fez uma excepcional corrida de recuperação, chegando em quinto, seguido pelo canadense Alex Tagliani.

Dentre os brasileiros, Raphael Matos foi o oitavo, Tony Kanaan, o décimo, Mário Romancini, o 13º e Vítor Meira, depois de liderar e enfrentar problemas com sua A.J. Foyt, o 15º.

Na classificação, Power abre 46 pontos sobre os vice-líderes, o norte-americano Ryan Hunter-Reay, da Andretti, o inglês Justin Wilson e o escocês Dario Franchitti (103 a 59). O brasileiro melhor classificado é Raphael Matos, na quinta posição com 56 pontos.

A próxima corrida ocorre no Alabama, no dia 11 de abril.

Veja o resultado final da etapa de São Petesburgo:

1°. Will Power (AUS/Penske), 100 voltas
2°. Justin Wilson (ING/Dreyer & Reinbold), a 0s8244
3°. Ryan Briscoe (AUS/Penske), a 4s7290
4°. Helio Castro Neves (BRA/Penske), a 5s1699
5°. Dario Franchitti (ESC/Chip Ganassi), a 22s2172
6°. Alex Tagliani (CAN/Fazzt), a 29s3224
7°. Danica Patrick (EUA/Andretti), a 30s3360
8°. Raphael Matos (BRA/De Ferran Luczo Fragon), a 30s6695
9°. Graham Rahal (EUA/Sarah Fisher), a 30s8426
10°. Tony Kanaan (BRA/Andretti), a 31s3508
11°. Ryan Hunter-Reay (EUA/Andretti), a 31s6286
12°. Marco Andretti (EUA/Andretti), a 32s1703
13°. Mário Romancini (BRA/Conquest), a 39s8086
14°. Hideki Mutoh (JAP/Newman-Haas-Lanigan), a 39s9949
15°. Vitor Meira (BRA/A.J.Foyt), a 56s0593
16°. Simona de Silvestro (SUI/HVM), a 1 volta
17°. Ernesto Viso (VEN/KV), a 3 voltas

Não completaram:

Scott Dixon (NZL/Chip Ganassi), a 27 voltas/acidente
Mike Conway (ING/Dreyer & Reinbold), a 36 voltas/acidente
Dan Wheldon (ING/Panther), a 54 voltas/acidente
Mário Romancini (BRA/Conquest), a 55 voltas/acidente
Takuma Sato (JAP/KV), a 76 voltas/acidente
Alex Lloyd (ING/Dreyer & Reinbold) a 86 voltas/acidente
Milka Duno (VEN/Dale Coyne), a 93 voltas/dirigibilidade

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