quarta-feira, 31 de março de 2010

Alonso X Massa - Rivalidade ou Ufanismo?

Boa noite amigos,

Nos últimos dias muito tem sido falado sobre as publicações da imprensa espanhola, repercutindo supostas críticas feitas pelos tifosi italianos à atitude de Felipe Massa no GP da Austrália.

Segundo as publicações, os italianos teriam ficado insatisfeitos pelo fato do piloto brasileiro ter segurado o espanhol Fernando Alonso atrás dele durante a corrida, fato este que, segundo as publicações, teriam impedido o espanhol de obter uma melhor posição.

Tais declarações, publicadas pelo diário italiano Corriere de la Serra, tiveram um grande impacto na mídia espanhola, que não tardou a criticar o brasileiro, decretando inclusive a demissão de Massa ao final da temporada.

Declarações como estas são comuns em se falando da imprensa espanhola, cujo ufanismo é declarado, haja visto o que ocorreu quando Alonso e Hamilton dividiram o cockpit da McLaren. Declarações racistas, atitudes de intolerância da torcida, chegando a declarar Hamilton quase como um inimigo.

Agora, a atitude se repete com Felipe Massa, que para os espanhóis, passou de justiceiro, como foi tratado em 2008, quando podia impedir o título de Hamilton, para vilão, agora que desafia Alonso. De campeão latente a piloto medíocre, em mais um exemplo do ufanismo espanhol, que é mais visível quando envolve um negro ou um latino-americano.

O mais cômico é que, os mesmos espanhóis que criticam o brasileiro Massa, por tentar "usurpar" a posição do "Rei" Alonso, são aqueles que já aplaudiram o brasileiro e negro Ronaldinho Gaúcho nos estádios de futebol. Aqueles que expulsam brasileiros nos aeroportos de Madrid são aqueles que vieram aqui buscar Thiago Spliter para jogar a liga espanhola de basquete. E estes são aqueles que espancam imigrantes equatorianos em praças públicas. Enfim, são os responsáveis por atos de pura xenofobia, mas não vivem sem os estrangeiros.

E notem, não estou dizendo que nós brasileiros não temos nossos atos de ufanismo. Afinal, existem os Galvões, Kassabs e Lulas, que sempre acham que somos os melhores em tudo o que fazemos e que somos os eternos injustiçados no mundo. Rubens Barrichello que o diga.

Enfim, não estou dizendo aqui que Massa é o melhor e que Alonso é um cabeça-de-bagre. Apenas estou constatando as atitudes ufanistas da imprensa, que tentam transformar uma rivalidade de equipe, a qual não vemos desde Senna e Prost, em uma guerra entre países.

E que, se chegar aos cockpits, terá apenas três prejudicados: Alonso, Massa e a Ferrari.

3 comentários:

  1. Acredito que é bom dar enfâse, que a disputa entre Alonso e Hamilton foi iniciada pelo piloto espanhol, achar que teria preferência por ser um ótimo ajustador de carros e o Hamilton ter o estilo de pilotagem que se encaixava muito bem aos ajustes, e devido a isso os acertos serem iguais.

    ResponderExcluir
  2. pior é que o Alonso acha que vai ter a mesma boiada que o Schumacher tinha na Ferrari

    ResponderExcluir
  3. o alonso acha que eh bom mas nao chega aos pes do senna

    ResponderExcluir

Pesquisar:

Monitor link