Bom dia amigos,
Em uma corrida marcada pelo grave acidente sofrido pelo australiano Mark Webber, seu companheiro de equipe, o alemão Sebastian Vettel foi o vencedor.
O piloto da Red Bull venceu de ponta a ponta, quase sem ser incomodado, em mais uma corrida com emoções apenas no princípio.
A corrida começou movimentada, com Webber fazendo uma péssima largada e caindo da segunda para a nona posição, o que beneficiou Lewis Hamilton, que partiu para cima de Vettel, tocando-o logo na primeira curva. Os dois, porém, mantiveram as primeiras posições, seguidos por Alonso e Massa.
Com a queda na largada, Webber tentou ganhar posições na base da estratégia, antecipando assim sua parada.
No retorno, porém, o australiano voltou atrás da Lotus de Kovaleinen, e, ao tentar a manobra, calculou mal e acabou "entrando" na Lotus do finlandês, decolando em seguida, num dos acidentes mais impressionantes dos últimos tempos na Fórmula 1.
Veja o vídeo do acidente de Webber:
Com o acidente, o Safety Car foi à pista. Neste momento, a corrida se modificou completamente, já que, com a iminente entrada do Safety Car, muitos pilotos anteciparam suas paradas, ganhando segundos e posições valiosas.
Lá na frente, porém, Hamilton, Alonso e Massa, que já haviam passado a linha de chegada no momento da entrada do carro de segurança (Vettel passou na saída dos boxes antes), seriam os grandes prejudicados. Seriam, pois Hamilton, em manobra absolutamente ilegal, deixou o carro de segurança para trás e foi atrás de Vettel, ganhando um tempo precioso na disputa e mantendo o segundo posto. O inglês seria punido posteriormente, mas, o druve-trought dado à ele não o tiraria do segundo posto.
Com isso, Alonso e Massa foram os prejudicados, pois passaram uma volta andando lentos antes de parar nos boxes, com o prejuízo do brasileiro sendo maior ainda, visto que ele, por estar atrás, teve de esperar o pit-stop do companheiro de equipe, caindo assim para a 14ª posição.
Em contrapartida, Rubens Barrichello foi extremamente beneficiado com o Safety Car, pulando para o 5º posto com sua Williams, com a possibilidade de ser o 4º, já que o terceiro lugar, Kamui Kobayashi, da Sauber, ainda não havia parado.
Estabelecidas as posições, o que se viu daí em diante foi uma "prossissão", com os carros apenas andando em fila indiana, em uma corrida de dar sono em qualquer pessoa.
Sendo assim, as únicas emoções da prova foram as ultrapassagens realizadas por Kobayashi, já na última volta, onde o japonês ganhou as posições de Sebastien Buemi e Fernando Alonso, cruzando a linha de chegada em sétimo.
No entanto, a prova não terminou com a bandeirada, já que, horas após a corrida, a FIA anunciou punição a Button, Barrichello, Hulkenberg, Kubica, Petrov, Sutil, Buemi, De la Rosa e Liuzzi por rodarem abaixo do tempo mínimo com o Safety Car na pista, aumentando 5s nos tempos de corrida de cada um, o que não foi o suficiente para grandes alterações.
O único beneficiado da decisão foi o alemão Nico Rosberg, que, com a punição, "herdou" o 10º posto de Pedro de la Rosa.
A próxima prova, o GP da Inglaterra, acontece no dia 11 de julho, no reformado circuito de Silverstone.
Resultado final:
1°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault)
2°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes)
3°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes)
4°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth)
5°. Robert Kubica (POL/Renault)
6°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes)
7°. Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari)
8°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari)
9°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari)
10°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes)
11°. Felipe Massa (BRA/Ferrari)
12°. Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari)
13°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari)
14°. Vitaly Petrov (RUS/Renault)
16°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes)
15°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes)
17°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth)
18°. Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth)
19°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth)
20°. Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth)
21°. Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth)
22°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth)
23°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth)
24°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário