Bom dia amigos,
No GP do Canadá, realizado neste domingo em Montreal, a McLaren voltou a superar a Red Bull e fazer uma dobradinha. E, novamente, quem comandou o 1-2 da equipe de Woking foi o campeão de 2008, Lewis Hamilton.
Em uma prova emocionante como há muito não se via na Fórmula 1, Hamilton contou com os problemas enfrentados com os pneus, pelas Red Bull, além de uma bela ultrapassagem sobre Fernando Alonso para garantir a vitória e a liderança no campeonato. Alonso, após ser superado por Button na pista, caiu para o quarto lugar na classificação, atrás da dupla da McLaren e de Mark Webber, que, chegando em quinto, viu a ponta do campeonato ser tomada por Hamilton.
A corrida
A prova começou emocionante, com os quatro primeiros colocados se mantendo na pista. Pouco atrás, na luta pela quinta posição, Massa se viu prensado por Button, o quarto e Liuzzi, que vinha perdendo o quinto posto para o brasileiro. O italiano, no entanto, manteve sua trajetória de pista e tocou a Ferrari de Massa, fazendo com que pedaços dos carros de ambos ficassem pela pista e eles despencassem na classificação.
Ainda na primeira volta, os carros da Sauber, em momentos distintos, perderam parte da carenagem e tiveram de parar nos boxes, com Kobayashi chegando a passar reto em uma curva. Ao final da primeira volta, Hamilton, Vettel, Alonso, Button, Webber e Kubica eram os seis primeiros.
A partir daí, o intenso desgaste dos pneus levou a uma prova cheia de disputas e alternativas. Logo nas primeiras voltas, Nico Rosberg parou nos boxes devido ao desgaste dos pneus macios, no que foi seguido por Trulli e sua frágil Lotus.
Poucas voltas depois, o líder Hamilton resolveu parar também, seguido por Alonso, que não conseguia segurar o ímpeto de Button. Na saída dos boxes, Hamilton e Alonso disputaram a posição de forma eletrizante, com o espanhol tomando-lhe o posto.
Na volta seguinte, Button parou, deixando as Red Bull na ponta, com Vettel em primeiro e Webber em segundo. As equipes do touro vermelho vinham tão bem que um surpreendente Buemi vinha na quarta posição, atrás da Mercedes de Schumacher.
No entanto, a vantagem do heptacampeão de contar com pneus duros não durou muito. Graças ao desgaste dos pneus Schumi parou na 12ª volta. Duas voltas depois foi a vez de Webber ter de parar, com Vettel parando na volta seguinte e deixando a liderança nas mãos de Buemi, que sequer deve ter sonhado com isto.
A boa performance de Schumi, no entanto, não durou muito, já que na volta à pista, o alemão se enroscou com a Renault de Kubica e teve de voltar aos boxes com o carro avariado, o que lhe fez perder muitas posições.
Lá na frente, Alonso e Hamilton chegavam em Buemi para tomar-lhe a ponta. Porém, quando ia fazer a manobra, Alonso se atrapalhou e Hamilton, se aproveitando da brecha, tomou-lhe o segundo posto. Ainda na mesma volta, Buemi, com os pneus em frangalhos, fez sua parada, dando a ponta para o inglês.
A partir daí a corrida se acalmou, até a 26ª volta, quando Hamilton se atrapalhou na ultrapassagem de um retardatário e Alonso tentou dar-lhe o troco da manobra voltas antes. O inglês, no entanto, percebendo que perderia a ponta, antecipou sua parada nos boxes. Alonso, para não perder tempo com pneus gastos, parou duas voltas depois, deixando Webber na liderança.
Enquanto Webber seguia na frente, perdendo tempo por conta do desgaste dos pneus, Hamilton enfileirava voltas mais rápidas, tentando chegar no australiano. Neste meio tempo, Barrichello foi acertado por Alguersuari, perdendo o bico do carro e dando adeus às chances de pontuar.
Na 50ª volta, após intensa perseguição, Hamilton chegou em Webber que, com os pneus deteriorados, não conseguiu segurar o ímpeto do inglês, perdendo o primeiro posto. A possibilidade de perder os pneus fez com que a equipe Red Bull chamasse o australiano para os pits, deixando Alonso no segundo lugar.
Porém, o segundo lugar de Alonso não duraria muito, já que, poucas voltas depois, em mais uma falha na ultrapassagem de um retardatário, o espanhol foi ultrapassado por Button, que assumia o segundo posto e abria sobre o espanhol.
Button, neste momento, foi pra cima de Hamilton, que, com maestria, conseguia segurar o atual campeão do mundo, mantendo a ponta.
Lá atrás, na briga pelos pontos, Massa e Schumacher disputavam o nono lugar. Nesta disputa, um toque entre ambos fez com que o brasileiro levasse a pior, dando adeus aos pontos, em uma "corrida de merda" como foi definida por Massa.
Schumacher, no entanto, não manteria a posição, sendo superado pelos dois carros da Force India, com Sutil o ultrapassando na última volta e o tirando da zona de pontuação.
Lá na frente, Hamilton rumava para mais uma vitória, seguido por Button, Alonso, Vettel, Webber e Rosberg.
Com o resultado, Hamilton assume a ponta com 109 pontos, seguido de Button com 106, Webber com 103 e Alonso com 94. Massa é apenas o oitavo, com 67, enquanto Barrichello é o 12º, com 7 pontos. Bruno Senna e Lucas di Grassi, em equipes medíocres, ainda não pontuaram.
A próxima etapa acontece daqui a duas semanas em Valência, na Espanha.
Resultado final:
1°. Lewis Hamilton (ING/McLaren-Mercedes), 70 voltas em 1h33min53s456
2°. Jenson Button (ING/McLaren-Mercedes), a 2s254
3°. Fernando Alonso (ESP/Ferrari), a 9s214
4°. Sebastian Vettel (ALE/Red Bull-Renault), a 37s817
5°. Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault), a 39s291
6°. Nico Rosberg (ALE/Mercedes), a 56s084
7°. Robert Kubica (POL/Renault), a 57s300
8°. Sebastian Buemi (SUI/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
9°. Vitantonio Liuzzi (ITA/Force India-Mercedes), a 1 volta
10°. Adrian Sutil (ALE/Force India-Mercedes), a 1 volta
11°. Michael Schumacher (ALE/Mercedes), a 1 volta
12°. Jaime Alguersuari (ESP/Toro Rosso-Ferrari), a 1 volta
13°. Nico Hulkenberg (ALE/Williams-Cosworth), a 1 volta
14°. Rubens Barrichello (BRA/Williams-Cosworth), a 1 volta
15°. Felipe Massa (BRA/Ferrari), a 1 volta
16°. Heikki Kovalainen (FIN/Lotus-Cosworth), a 2 voltas
17°. Vitaly Petrov (RUS/Renault), a 2 voltas
18°. Karun Chandhok (IND/Hispania-Cosworth), a 4 voltas
19°. Lucas Di Grassi (BRA/Virgin-Cosworth), a 5 voltas
Não completaram:
Timo Glock (ALE/Virgin-Cosworth), 50/mecânico
Jarno Trulli (ITA/Lotus-Cosworth), 43/mecânico
Pedro de la Rosa (ESP/Sauber-Ferrari), 31/abandono
Bruno Senna (BRA/Hispania-Cosworth), 14/abandono
Kamui Kobayashi (JAP/Sauber-Ferrari), 2/abandono
segunda-feira, 14 de junho de 2010
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