sexta-feira, 18 de junho de 2010

As punições e seus efeitos

Bom dia amigos,

Muito se falou dos polêmicos toques ocorridos no bem disputado GP do Canadá, realizado no último final de semana. E, mais do que isso, se falou da falta de punição para os envolvidos. Pois bem, analizaremos alguns deles caso a caso.

Massa e Liuzzi

Esse foi um lance complicado, já que Liuzzi e Massa mantiveram seus traçados, com o brasileiro jogando por dentro na curva, fazendo com que o italiano ficasse com a linha de fora.
O que atrapalhou ambos naquela manobra foi a presença de Jenson Button, mais lento que a dupla, e ocupando a linha da direita da pista, o que "reduziu" o tamanho da pista para os pilotos de Force India e Ferrari que, tentando passar no mesmo espaço, acabaram se tocando.

Para mim, lance normal de corrida

Schumacher e Kubica

No lance entre Schumacher e Kubica, o alemão manteve seu traçado e "espalhou" pra cima do polonês na hora da curva, o que fez com que o piloto da Renault tivesse de sair da pista, o que não o fez, seguindo na pista e tocando o alemão.
Embora anti-ético de ambas as partes, a manobra foi totalmente legal, e foi correto ninguém sair punido.

Kubica e Sutil

A manobra de Kubica, recém ultrapassado por Sutil na entrada dos boxes é extremamente discutível. Para mim, o polonês foi errado, cortou o piloto alemão que contornava a curva, podendo provocar um acidente naquele setor; tudo para não reduzir e perder tempo atrás de Sutil na hora de entrar nos boxes.

Um drive-trought, no mínimo, devia ser dado ao polonês.

Hulkenberg e Liuzzi

O piloto da Williams, neste caso, claramente joga o carro pra cima do italiano da Force India, em um cálculo errado de ultrapassagem, mostrando sua ansiedade e inexperiência. Devia ter sido punido.

Schumacher e Massa

Apesar das críticas ao brasileiro, pelo que vi, considerei que o alemão errou. No entanto, não achei que foi uma atitude deliberada como a que Schumi teve contra Damon Hill em 1994 ou Jacques Villeneuve em 1997, e sim, um acidente de percurso, causado por seu excesso de ansiedade no retorno à Fórmula 1. Porém, erro este, passível de punição.

Pois bem, analisados os casos, nos perguntamos. Por que nenhuma punição?
E, a resposta é clara: Em tempos em que a Fórmula 1 vem sendo acusada de ter corridas monótonas, e vendo o sucesso de Indy e Nascar, com toques e tudo o mais, além da repercussão negativa da punição a Schumacher na manobra sobre Alonso em Mônaco, os dirigentes da Fórmula 1 devem ter pensado: "Pra que punir? Pra deixar a corrida mais chata?"

Afinal, toques são comuns em qualquer categoria do automobilismo, e costumam empregar emoção à prova.

Sendo assim, sou a favor de punir apenas a deslealdade, como a manobra de Hamilton sobre Petrov alguns GPs atrás, ou a manobra de Kubica no Canadá. Os toques por imprudência ou erros, devem ser desconsiderados, afinal, os pilotos costumam sair prejudicados destas manobras. Pra que mais uma punição?

E, vale lembrar que um dos comissários de prova era Emerson Fittipaldi, um adepto das emoções das corridas...

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