Bom dia amigos,
Primeiramente gostaria de desculpar-me pela falta dos demais resultados das competições do último final de semana. Porém, a correria dos últimos dias não me permtiu. Aliás, seguindo no assunto, caso alguém tenha interesse em colaborar com o Blog, pode me contatar através do e-mail cirrastda@gmail.com
Bem, voltando à velocidade, que é o que importa, neste fim de semana temos como destaque a disputa da etapa do Texas da Fórmula Indy, primeira etapa após as 500 Milhas de Indianápolis.
Na disputa de mais um oval, a equipe Ganassi surge como favorita para a disputa, já que se mostrou superior neste tipo de circuito até o momento, e tem em Dario Franchitti e Scott Dixon uma dupla que se dá muito bem neste tipo de pista.
No entanto, a Penske possui o líder do campeonato, o australiano Will Power, que se mostrou superior nos circuitos de rua, mas que nos ovais não vem mostrando o mesmo desempenho.
Melhor acostumado com os ovais é Hélio Castroneves. O brasileiro, vencedor no circuito misto de Barber, é o quarto na disputa, atrás de Power e da dupla da Ganassi. Porém, na temporada de ovais conquistou apenas um 4º lugar no Kansas.
Há também aqueles que podem incomodar, como os pilotos da Andretti, em especial Tony Kanaan e Marco Andretti, além de Ryan Hunter-Reay, que faz excelente temporada, justificando sua contratação. Danica Patrick, no entanto, vem sendo a decepção do ano.
Outro que pode incomodar é Alex Tagliani. O canadense, que corre pela estreante equipe Fazzt, vem mostrando consistência e andando na frente seguidamente, apesar de não ter vencido.
Enfim, será uma prova com várias alternativas, embora, se eu tivesse que cravar um nome, cravaria Scott Dixon.
Nascar
Se mantendo em território norte-americano, chegamos à disputa da Nascar. A categoria, que nesta semana trouxe de volta às pistas da terra do Tio Sam o canadense Jacques Villeneuve, chega a mais uma etapa, cada vez mais próximo da decisão dos 12 participantes do Chase.
Desta vez o pega acontece no circuito de Pocono, um grande tri-oval localizado nas Pocono Mountains, na Pennsylvania.
E, em mais uma disputa, temos surpresas, afinal, o multicampeão Jimmie Johnson, após péssima prova em Charlotte, despencou para o sétimo posto na classificação.
Enquanto isto, Kevin Harvick segue tranquilo, ocupando a liderança do campeonato, seguido de perto pelo surpreendente Kyle Busch, que mostra que toda a expectativa sobre ele tinha fundamento.
Outro fato que deve ser salientado é a recuperação de Jeff Gordon. A "lenda" da Nascar há tempos não se mostrava competitivo e, após a última prova, passou a figurar entre os primeiros, ocupando a quarta posição, atrás de Matt Kenseth, outra surpresa do ano.
Mas, na pista, em se tratando de Nascar, nada pode ser previsto, e ainda podemos ver a recuperação de grandes pilotos que não vem tão bem no ano, como Mark Martin, 8º, ainda no Chase, e Juan Pablo Montoya, que nem no Chase se encontra...
Stock Car
Saindo dos EUA e chegando ao Brasil, neste final de semana acontece mais uma etapa da Stock Car, a principal categoria do automobilismo nacional.
A competição, que neste ano tem se mostrado menos emocionante que nos demais, com uma diminuição da quantidade de ultrapassagens, mostra, no entanto seu equilíbrio.
E prova do equilíbrio da competição é a liderança de Átila Abreu, único piloto entre os cinco primeiros que ainda não venceu na temporada. Pesa, porém, em favor do piloto da AMG, o fato de ter chegado em segundo lugar em 3 das 4 etapas disputadas.
Desta vez, a expectativa do paulista é vencer, desta vez mais ou menos em casa, já que a etapa deste final de semana será disputada no novíssimo circuito de rua de Ribeirão Preto.
O controverso circuito, que já foi palco de muitas discussões a respeito de sua segurança e de sua condição de abrigar uma prova do porte da Stock Car debuta este ano no calendário e, assim como ocorreu com o circuito do Anhembi na Indy, será avaliado para os próximos anos.
Ou seja, esta pode ser uma prova única, já que, pelo menos pelo que vi em vídeos, a largura da pista é mínima e não deve gerar grandes disputas. Ou seja, vitória praticamente garantida para quem largar em primeiro, a não ser que erre nas estratégias de box.
DTM
Saindo do Brasil e partindo para a Europa, mais precisamente na Alemanha, onde, no circuito de EuroSpeedway Lausitz, em Brandemburgo, único Speedway da Alemnha, será realizada a terceira etapa do campeonato de Turismo alemão, a DTM.
Na pista, os carros da Mercedes vem dominando, ocupando 3, das 4 primeiras colocações. No entanto, a liderança, assim como ocorre na Stock Car, é de um piloto que ainda não venceu, o canadense Bruno Spengler, segundo colocado nas duas provas disputadas até o momento.
Atrás dele, no segundo posto, o sueco Matias Ekstrom, único piloto da Audi entre os Top-4, e vencedor na última etapa em Valência.
No entanto, os principais candidatos ao título vem mais atrás, já que o inglês Gary Paffett, da Mercedes é o terceiro, após vitória na rodada inaugural, e o atual campeão, o alemão Timo Scheider, da Audi, é apenas o quinto.
No entanto, é de se esperar que a briga fique entre os dois, afinal, eles são aqueles que vem dominando a competição nos últimos tempos.
Moto GP
Ainda na Europa, agora saímos do mundo dos carros, chegando à principal competiçã de motos do mundo. E, lá funciona assim: sai da disputa em um templo do automobilismo e parte para outro, afinal, depois de disputar a terceira etapa em Le Mans, as motos chegam para a disputa da quarta etapa em Mugello, na Itália, casa da Ferrari.
E, enquanto a Ferrari sonha em ter Valentino Rossi como piloto, o domínio do italiano nas motos parece estar em vias de ruir, afinal, a vantagem de Jorge Lorenzo na competição cada vez aumenta mais.
O problema para Rossi é que ele não pode contar apenas com a vantagem de sua Yamaha, por estar atrás do companheiro de equipe, o que indica que Rossi precisará apenas do talento e da sorte para chegar ao oitavo título na categoria.
Porém, para isto precisa vencer, e, em casa, o italiano disputa uma prova chave para se manter na briga pelo título.
Outras disputas
Neste fim de semana ainda serão disputadas as corridas válidas pelo World Series By Renault e GrandAm, além da não muito tradicional Fórmula 3 Espanhola
sexta-feira, 4 de junho de 2010
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário