terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Favoritos vencem o Rali Dakar

Bom dia amigos,

Neste último sábado chegou ao fim a mais importante prova off-road do mundo. O Rali Dakar, que neste ano, assim como em 2009 teve seu percurso passando por Argentina e Chile.

E, na chegada a Buenos Aires, os favoritos cumpriram seu papel e conquistaram a vitória em suas respectivas categorias.

Nos carros, o espanhol Carlos Sainz, com seu navegador, o também espanhol Lucas Cruz chegaram em segundo na última etapa, atrás de seus principais rivais, o catariano Nasser Al Attiyah, com seu navegador, o alemão Timo Gottschalk.
No entanto, a diferença imposta por Al Attiyah não foi o sufuciente para levá-lo ao título, que ficou com Sainz, campeão com a menor diferença da história do rali. Apenas 2:12 minutos separaram os primeiros colocados, ambos da equipe Volkswagen.

Entre as motos, o francês Cyril Despres chegou ao título após chegar em uma fraca sexta colocação na última etapa, vencida pelo português Ruben Faria, 11º no geral. O norueguês Pal Ullevalseter chegou em segundo na última etapa, após vencer a penúltima, mas a vantagem de Despres era tão grande, que os resultados sequer chegaram a ameaçá-lo, apesar de garantir o vice-campeonato para o norueguês.

Outro que sobrou em sua categoria foi o russo Vladimir Chagin, campeão entre os caminhões, que cruzou a última etapa na quarta posição, à frente do vice-campeão, seu compatriota e companheiro da equipe Kamaz, Firdaus Kabirov. O vencedor do dia foi outro russo, Ilgizar Mardeev, também da Kamaz.
Além do título, Chagin tornou-se neste ano, o maior recordista em vitórias na história do Dakar.

Nos quadricilos, também houve domínio, apesar dos maus resultados na última etapa. Os irmãos Patronelli asseguraram o título com Marcos e o vice-campeonato com Alejandro. A vitória na última etapa foi do polonês Rafal Sonik.

Com os títulos, chega ao fim o rali mais perigoso do mundo, que pode estar se despedindo da América do Sul, já que seus organizadores pretendem retorná-lo à África, de onde ele saiu devido à falta de segurança e às guerrilhas do local, o que impediu, inclusive, a realização do Rali em 2008.
No entanto, os governos argentino e chileno pretendem manter o rali na América do Sul, e já fizeram novas propostas aos organizadores.

Enfim, é uma discussão que vai longe, e que ainda tem um ano para se arrastar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar:

Monitor link