sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

Início da temporada 2010 nos EUA

Bom dia amigos,

Depois de ter-se iniciado a temporada 2010 do automobilismo no Brasil, é a vez dos norte-americanos voltarem a ouvir o ronco dos motores, já que neste final de semana, em Daytona inicia-se a temporada 2010 do automobilismo norte-americano.

E a temporada na terra do Tio Sam não poderia iniciar-se em melhor estilo, já que a primeira prova da temporada é a tradicional "24 Horas de Daytona", que vale pelo pouco conhecido campeonato da Rolex GrandAm.

Embora valha por um campeonato não muito glamuroso, o evento é um atrativo à parte, já que faz parte do "Grand Slam das provas de Endurance", juntamente com as 24 horas de Le Mans e as 12 horas de Sebring.

Além disso, estarão na pista pilotos bastante conhecidos do público, como Scott Dixon, Dario Franchitti, Juan Pablo Montoya, Pedro Lamy, Jimmie Johnson, Jimmy Vasser, Sebastién Bourdais, Ryan Hunter-Reay, e os brasileiros Ricardo Zonta e Raphael Matos, pilotando máquinas que podem chegar aos 400 km/h.

E não para por aí: A abertura da disputa será uma corrida de 200 milhas, comandada pela Arca (divisão inferior da NASCAR), e que contará com ninguém menos que Danica Patick e Nelsinho Piquet, ambos em seu primeiro contato com a categoria de Stock Car norte-americana.

Enfim, assim como no Brasil, o ano de 2010 começa com uma competição de estilo, que vale a pena assistir.

Calendário da Velocidade 2010

Bom dia amigos,

Conforme prometido ontem, estou disponibilizando um Calendário da Velocidade de 2010, baseando-me na publicação do site Tazio em 27/01, a qual trazia um calendário com algumas competições. ver aqui.

Neste calendário foram colocadas as seguintes categorias:

- Fórmula 1
- Fórmula Indy
- GP2
- GP3
- Fórmula 2
- Fórmula 3 Européia
- World Series By Renault
- MotoGP
- Superbikes
- Fórmula Superleague
- A1-GP
- NASCAR Sprint Cup
- DTM
- Stock Car Brasil
- Fórmula Truck
- FIA GT
- GT Brasil
- Le Mans Series
- American Le Mans Series (ALMS)
- Rolex GrandAm
- WRC
- WTCC

além de eventos especiais, como as 24 horas de Le Mans ou o Rali dos Sertões.

Alguns eventos, como a Corrida dos Campeões, o Defafio das Estrelas e as 500 milhas de Granja Viana não foram adicionados por não estarem com suas datas definidas.

O calendário foi montado em formato XLS, que porde ser visualizado no Microsoft Excel ou em algum leitor compatível.

Clique aqui para fazer o download

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Ingressos da Indy em 1º de Fevereiro

Bom dia amigos,

Os ingressos para a São Paulo Indy 300, etapa inicial da Temporada 2010 da Fórmula Indy, que será realizada na cidade de São Paulo (circuito de rua compondo Sambódromo e Marginal Tietê) começam a ser vendidos no dia primeiro de fevereiro, no site oficial da prova http://www.saopauloindy300.com.br

Os preços ainda não foram confirmados, mas devem varias de R$100 a R$500

Depois de garantir as entradas para o GP Brasil de Fórmula 1, pretendo garantir presença em mais este evento da velocidade da capital paulista.

Apresentações dos carros e as incertezas

Bom dia amigos,

Nesta semana foram apresentados os primeiros carros para a temporada 2010 da Fórmula 1.

As equipes Mercedes e Ferrari foram as responsáveis pelas primeiras apresentações, realizadas segunda e quinta-feira respectivamente.

No entanto, enquanto a equipe italiana apresentou o modelo F10, que disputará a temporada de 2010 de Fórmula 1, a Mercedes utilizou o evento apenas como formalidade para apresentar a nova equipe, cores e pilotos, já que em sua cerimônia oficial a equipe alemã mostrou um BGP01, com o qual Jenson Button foi campeão em 2009, utilizando a pintura da nova escuderia.

Enquanto as grandes equipes mostram seus carros e garantem presença em todas as fases de testes, as novatas seguem enfrentando dificuldade, já que a USF1 juntou-se à Campos anunciando que não participará dos testes oficiais da FIA que serão realizados em Fevereiro.

Porém, o caso da equipe espanhola é pior, já que os americanos, pelo menos levarão o carro à pista antes da etapa de estréia no Bahrein (realizarão uma bateria especial de testes no Alabama, no final de Fevereiro), ao passo que a equipe espanhola, que segue dependendo de um mecenas para alinhar no Bahrein em Março, anunciou, de forma não-oficial, que apenas colocará o carro na pista na etapa inicial.

O mais engraçado disto é que, enquanto USF1 e Campos passam por dificuldades, a Virgin/Manor, que foi a mais polêmica das escolhas iniciais para as estreantes segue fazendo um trabalho tranquilo, logicamente aportado pelo capital de Richard Branson. O que mostra que, mesmo errando, Max Mosley conseguia acertar.

Início do ano da velocidade no Brasil

Bom dia amigos,

Neste último final de semana, em Interlagos, teve início a temporada 2010 da velocidade no Brasil.

Na pista a disputa do Brasil Open, prova de Fórmula 3, a qual foi vencida pelo norte-irlandês William Buller, da equipe Hitech, que superou na última etapa o brasileiro André Negrão da equipe Cesário.

A competição pode fazer parte do calendário da FIA em 2011 teve poucos participantes. No entanto, nesta temporada foi apenas a preliminar da tradicional prova dos 1000km de Interlagos, prova que foi vencida pelo trio formado por Chico Longo, Chico Serra e Daniel Serra, a bordo de uma Ferrari, na prova marcada pela chuva e pelo domínio das Ferraris, que ocuparam as 3 primeiras posições.

Depois do início de temporada brasileiro, neste fim de semana é a vez do automobilismo dar as caras em território norte-americano, já que de sábado para domingo acontece a tradicional prova das 24 horas de Daytona, contando pela temporada da GrandAm.

Amanhã publicarei o calendário do automobilismo nacional e internacional para 2010.

sábado, 23 de janeiro de 2010

Schumacher 3, Rosberg 4

Bom dia amigos,

Nestes últimos dias uma polêmica tomou conta do paddock da Fórmula 1.

O alemão Michael Schumacher solicitou à chefia da Mercedes a troca do número dos carros dele e de seu companheiro Nico Rosberg.

A alegação do alemão foi a superstição, já que ele conquistou todos os seus títulos a bordo de carros de número ímpar.

Além disso, o alemão baseou-se no histórico da Fórmula 1, onde nenhum piloto jamais foi campeão mundial pilotando um carro com o número 4.

No entanto, na imprensa começou-se a especular que o fato indica a preferência da equipe pelo heptacampeão mundial, e que a troca da numeração serviu para confirmar isto, já que tradicionalmente o piloto com o menor número da equipe ocupa o posto de primeiro piloto.

A mudança causou um mal estar tão grande que Norbert Haug, diretor da Mercedes veio a público para anunciar que não haverá favorecimento dentro da equipe.

Alheio a tudo isto está Nico Rosberg, que deve estar percebendo o que todos sabemos: ou ele aproveita o período de readaptação de Schumi e o supera nas primeiras corridas, entrando na briga pelo tíulo, ou ele passará, nas próximas duas temporadas, pelo inferno que passaram Johnny Herbert, Eddie Irvine e Rubens Barrichello quando foram companheiros de Schumi.

Alguersuari é confirmado pela Toro Rosso. Lopez assina pela USF1

Bom dia amigos,

Mais duas vagas foram preenchidas na principal categoria do automobilismo mundial.

A Toro Rosso confirmou oficialmente a renovação do contrato do espanhol Jaime Alguersuari, que disputou a segunda metade da temporada de 2009 pela equipe, em substituição ao demitido Sebastién Bourdais.

A posição de segundo piloto da Toro Rosso foi motivo de muita especulação nas últimas semanas, com vários nomes sendo lançados na imprensa, desde os jovens Daniel Ricciardo, Brendon Hartley e Bruno Senna até veteranos como Nick Heidfeld e Ralf Schumacher.

No entanto a equipe pôs fim às especulações com a confirmação do terceiro espanhol na categoria, algo inédito até agora.

Pelos lados da USF1, após meses de especulação, o acordo com o argentino José Maria Lopez finalmente saiu. O piloto argentino, campeão da TC2000 e da Top Race argentina (onde também corre o canadense Jacques Villeneuve), que disputou sua última competição de monopostos em 2006, quando participou da temporada da GP2.

O argentino chegou à equipe americana após desembolsar uma alta quantia em dinheiro, o que deve confirmar a presença da equipe de Peter Windsor, que até então tinha a presença contestada, inclusive pelo chefão da Fórmula 1, Bernie Ecclestone. Além disso, o dinheiro deve garantir a contratação de um piloto com mais experiência para a outra vaga da equipe.

Outra contratação feita foi a de Nick Heidfeld, que ocupará a posição de piloto de testes da equipe Mercedes. O alemão teve seu nome especulado para correr por Renault e Sauber, mas não chegou a nenhum acordo.

Com as contratações, restam apenas 3 vagas disponíveis, nas equipes Renault, que tem o russo Vitaly Petrov como favorito para a vaga, Campos, que vem negociando com o venezuelano Pastor Maldonado, que trará aporte financeiro para a quase falida equipe espanhola, e na própria USF1, que ainda não abandonou o desejo de contar com um norte-americano no cockpit.

Enfim, o grid de largada já está quase formado para 2010.

A volta dos lesionados às pistas

Bom dia amigos,

Nesta semana dois pilotos voltaram às pistas dois pilotos que passaram o final de 2009 lesionados e impedidos de correr.

Em solo norte-americano, o australiano Will Power voltou ao cockpit da Penske, na pista de Sebring, após as lesões nas vértebras sofridas após uma batida com Nelson Phellipe, nos treinos para o GP de Sonoma de Indy, em agosto.

Power, que ficou sem pilotar desde então, pilotará a temporada completa da Indy pela equipe Penske em 2010, como companheiro do compatriota Ryan Briscoe, atual vice-campeão e do brasileiro Hélio Castroneves.

Em solo europeu, outro retorno. O brasileiro Felipe Massa voltou às pistas após os testes realizados em Mugello no final de 2009, com um F2007. Desta vez, Felipe pilotou o modelo F2008, que lhe deu o vice-campeonato em 2008, equipado com pneus de GP2.

O brasileiro não participa de um GP desde o acidente sofrido no GP da Hungria, no qual uma mola soltou-se do carro de Rubens Barrichello e acertou a cabeça de Felipe Massa, que, em alta velocidade desmaiou e bateu na barreira de pneus, ficando desacordado por 2 dias.

Nesta sexta, no entanto, ele percorreu 90 voltas no circuito de Barcelona, sem tomadas de tempo, como parte da preparação para a temporada 2010, na qual ele retornará ao cockpit da Ferrari, tendo por companheiro o espanhol Fernando Alonso, seu antigo desafeto.

É importante ver pilotos se recuperando de acidentes e voltando a correr. Isto mostra que, após inúmeras mortes no passado, o automobilismo torna-se cada vez mais seguro.

Hirvonen vence o Rali de Monte Carlo. Kubica não termina

Bom dia amigos,

Nesta semana foi realizado o tradicional Rali de Monte Carlo, que, neste ano fez parte do calendário do IRC (Intercontinental Rally Challenge), competição homologada pela FIA para o desenvolvimento de jovens pilotos e pilotos amadores de rali.

E na categoria de pilotos amadores esteve Robert Kubica, piloto da equipe Renault, que abandonou a competição após o término do primeiro dia, com problemas no motor.

Lá na frente, a briga foi entre os grandes, com vantagem para o finlandês Mikko Hirvonen, atual vice-campeão mundial de rali, que, estreando pela Ford, chegou a frente de Juho Hanninen, da Skoda, após travar uma briga intensa com Sebastien Ogier, da Peugeot pela liderança, antes do francês abandonar com um problema mecânico.

A próxima etapa do IRC acontecerá em Curitiba, entre 4 e 5 de março, já sem a presença dos grandes, que estarão focados no WRC.

O surpreendente Valentino

Bom dia amigos,

Nesta semana o heptacampeão da MotoGP, o italiano Valentino Rossi voltou a testar um carro de Fórmula 1, novamente a bordo de um carro da Ferrari.

Valentino pilotou o modelo F2008, que conquistou o campeonato de construtores em 2008 e levou Felipe Massa ao vice-campeonato no mesmo ano. No entanto, ao invés dos pneus "ranhurados" que fizeram parte do carro naquele ano, o carro foi equipado com pneus lisos, de GP2.

E o resultado de Valentino na pista foi surpreendente. Ele completou o segundo dia de testes, no circuito de Barcelona com uma marca de 1min21s900, apenas 0s087 mais lento que a pole de 2008, registrada por Kimi Raikkonen.

O bom resultado apaga a última imagem deixada por Valentino a bordo de um monoposto, já que, no final de 2009 ele registrou o último tempo nos testes coletivos da GP2, com mais de 2s atrás do primeiro colocado.

O resultado também o credencia a concretizar o namoro que o italiano vem tendo com a Ferrari a alguns anos, já que mostrou que o piloto pode ser competitivo nos monopostos e pode ocupar uma das vagas na Ferrari nos próximos anos, o que inclusive, já foi dito pelo chefe da Ferrari, Stefano Domenicali, que anunciou que, se fosse permitido um terceiro carro da Scuderia, Rossi seria seu ocupante.

O italiano já anunciou que após deixar a Motovelocidade irá dedicar-se aos ralis. No entanto o contrato de Felipe Massa se encerra neste ano. E não seria surpreendente, se o brasileiro não for bem no decorrer da temporada, ver o italiano assumir a vaga de companheiro de Fernando Alonso.

quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Sauber contrata De La Rosa

Bom dia amigos,

A equipe Sauber anunciou nesta terça-feira a contratação do espanhol Pedro de la Rosa, atualmente piloto de testes da McLaren e que também era pretendido pela Campos.

O espanhol, de 38 anos fará companhia ao piloto sensação da última temporada, o japonês Kamui Kobayashi, que já havia sido anunciado pela equipe de Hinwill.

De La Rosa retornará ao posto de principal piloto de uma equipe depois de oito anos, já que sua última temporada como piloto oficial de uma equipe foi a temporada de 2001, quando ele foi piloto oficial da Jaguar. Sua última corrida foi em 2006, pela McLaren, substituindo o colombiano Juan Pablo Montoya, que havia mudado para a Nascar. Naquela ocasião, o piloto espanhol correu em oito etapas, conquistando um segundo lugar no GP da Hungria.

Agora, o piloto espanhol terá mais uma chance de mostrar seu talento, já que ele nunca teve grandes chances na categoria.

Como piloto de testes ele mostrou ser bom. Resta ver como ele se sairá de volta à competição.

terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Favoritos vencem o Rali Dakar

Bom dia amigos,

Neste último sábado chegou ao fim a mais importante prova off-road do mundo. O Rali Dakar, que neste ano, assim como em 2009 teve seu percurso passando por Argentina e Chile.

E, na chegada a Buenos Aires, os favoritos cumpriram seu papel e conquistaram a vitória em suas respectivas categorias.

Nos carros, o espanhol Carlos Sainz, com seu navegador, o também espanhol Lucas Cruz chegaram em segundo na última etapa, atrás de seus principais rivais, o catariano Nasser Al Attiyah, com seu navegador, o alemão Timo Gottschalk.
No entanto, a diferença imposta por Al Attiyah não foi o sufuciente para levá-lo ao título, que ficou com Sainz, campeão com a menor diferença da história do rali. Apenas 2:12 minutos separaram os primeiros colocados, ambos da equipe Volkswagen.

Entre as motos, o francês Cyril Despres chegou ao título após chegar em uma fraca sexta colocação na última etapa, vencida pelo português Ruben Faria, 11º no geral. O norueguês Pal Ullevalseter chegou em segundo na última etapa, após vencer a penúltima, mas a vantagem de Despres era tão grande, que os resultados sequer chegaram a ameaçá-lo, apesar de garantir o vice-campeonato para o norueguês.

Outro que sobrou em sua categoria foi o russo Vladimir Chagin, campeão entre os caminhões, que cruzou a última etapa na quarta posição, à frente do vice-campeão, seu compatriota e companheiro da equipe Kamaz, Firdaus Kabirov. O vencedor do dia foi outro russo, Ilgizar Mardeev, também da Kamaz.
Além do título, Chagin tornou-se neste ano, o maior recordista em vitórias na história do Dakar.

Nos quadricilos, também houve domínio, apesar dos maus resultados na última etapa. Os irmãos Patronelli asseguraram o título com Marcos e o vice-campeonato com Alejandro. A vitória na última etapa foi do polonês Rafal Sonik.

Com os títulos, chega ao fim o rali mais perigoso do mundo, que pode estar se despedindo da América do Sul, já que seus organizadores pretendem retorná-lo à África, de onde ele saiu devido à falta de segurança e às guerrilhas do local, o que impediu, inclusive, a realização do Rali em 2008.
No entanto, os governos argentino e chileno pretendem manter o rali na América do Sul, e já fizeram novas propostas aos organizadores.

Enfim, é uma discussão que vai longe, e que ainda tem um ano para se arrastar.

sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

As equipes e os testes de pré-temporada

Bom dia amigos!

Nas últimas semanas muito tem se falado sobre os testes da pré-temporada da Fórmula 1, que serão realizados durante o mês de fevereiro na Espanha, nos circuitos de Valência, Jerez de la Frontera e Barcelona, respectivamente.

No entanto, pelo menos a julgar pelos anúncios feitos pelas equipes, aparentemente os testes se inicializarão quase vazios.

Obviamente, equipes como McLaren e Ferrari estarão presentes em todos os testes, já que tem a apresentação anterior ao início dos testes, além de uma ótima capacidade de logística. O mesmo se aplica à Mercedes.

No entanto, quando o assunto muda para as equipes novatas, a coisa muda de figura. As quatro equipes estreantes já anunciaram que irão perder ao menos a primeira sessão de testes, a ser realizada em Valência, sendo que no caso específico da Lotus, o carro será visto apenas nos testes de Barcelona, no final do mês. Porém, algumas das equipes poderão ser vistas antes da "estréia oficial", já que a USF1 e a Virgin conseguiram autorização da FIA para realizar testes no Alabama e em Silverstone respectivamente.

Além das novatas, as "energéticas" Red Bull e Toro Rosso, assim como o ocorrido em 2009, não participarão da primeira sessão de testes, o que já foi anunciado por Christian Horner, chefe da Red Bull Racing.

Outras equipes como a Sauber e a Renault farão a apresentação oficial dos carros no dia 31 de janeiro, o que torna a participação das mesmas nos testes de Valência uma incógnita.

Das equipes, as únicas que ainda não se pronunciaram a respeito da apresentação do carro e da participação nos testes foram a Williams e a Force India.

Dakar entra no Penúltimo dia de competição

Bom dia amigos,

Vêm chegando ao fim o maior Rali Off-Road do Mundo. O Rali Dakar chega nesta sexta-feira ao penúltimo dia de competições.

E, neste cenário, as disputas vem bem encaminhadas, em algumas com os vencedores próximos de serem definidos.

Dentre os carros, a liderança é do espanhol Carlos Sainz, que voltou a vencer nesta quinta-feira e ampliou a vantagem sobre Nasser Al-Attiyah, do Catar, que chegou em segundo e está pouco mais de 5min atrás do companheiro de Volskwagen.

Entre os caminhões, Vladimir Chagin voltou a vencer (nona vitória na competição), ampliando seu recorde de vitórias no Rali, que agora é de 56. O outro piloto da Kamaz, Firdaus Kabirov, chegou em segundo e segue na vice-liderança, com mais de 1h de desvantagem para Chagin.

Entre as motos, o chileno Francesco Lopez Contardo venceu a etapa desta quinta-feira e ultrapassou o norueguês Pal Ullevalseter na vice-liderança, já que Ullevaseter foi o terceiro no dia, atrás também do francês Davide Fretigne. A liderança da competição segue com o francês Cyril Despres, que chegou em uma discreta oitava colocação nesta quinta-feira, mas mantém uma vantagem de pouco mais de 1h sobre Contardo.

Nos quadriciclos, mais uma vez a hegemonia dos irmãos Patronelli foi quebrada. Os argentinos, que dominaram a primeira metade da competição vem sendo constantemente superados nesta fase final. Desta vez o responsável pelo feito foi o francês Christophe Declerck, que, com a vitória chegou à terceira posição na classificação geral. Logo atrás de Declerck apareceram os irmãos Patronelli, com Alejandro em segundo e Marcos em terceiro. No entanto, Marcos segue líder na classificação geral.

A competição parte hoje de San Rafael, onde se encontra, para Santa Rosa, última parada antes do retorno a Buenos Aires.

quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Seat deixa o Mundial de Turismo

Boa tarde amigos!

A empresa espanhola Seat anunciou nesta quarta-feira sua saída do WTCC, o Mundial de Carros de Turismo.

A empresa, vencedora dos dois últimos campeonatos, com Yvan Muller e Gabielle Tarquini declarou que já atingiu todos os seus objetivos na categoria e retirará apenas sua equipe oficial, mantendo o apoio às equipes independentes que se utilizem de seus carros.

Enfim, mais uma montadora deixando uma categoria no automobilismo, que pode estar voltando aos bons tempos das equipes de garagem, conduzidas por amantes do automobilismo e que não fecharão suas equipes a cada problema financeiro que tiverem.

Nelsinho correrá Nascar em 2010

Boa tarde amigos!

O brasileiro Nelsinho Piquet declarou nesta última terça-feira em seu site oficial que competirá na Nascar em 2010.

O destino do piloto, recentemente demitido da Renault, deve ser a equipe Red Horse, que disputa a World Camping Truck Series, a categoria de pick-ups da Nascar, pela qual o brasileiro testou em outubro.

Segundo declarações do piloto, ele quer fazer sucesso no automobilismo norte-americano para, num futuro, retornar à Europa, onde, ainda sonha em voltar à Fórmula 1, numa outra realidade, além de disputar as 24 horas de Le Mans.

No entanto, a atitude de Nelsinho é encarada por alguns apenas como uma jogada para retornar à Fórmula 1 em 2011 ou 2012, já que o piloto atualmente está sem mercado na principal categoria do automobilismo mundial, e, boas apresentações em solo americano podem lhe render a visibilidade necessária para retornar à categoria.

O piloto, inclusive, com a atitude, pode estar mirando em uma equipe específica, a USF1, que pretende tornar a Fórmula 1 mais popular nos Estados Unidos, e que, para isto, deseja realizar intercâmbios entre o automobilismo americano e o europeu.

O filho de Nelson Piquet, no entanto, não terá vida fácil em solo americano, já que ele entra na categoria considerada a terceira divisão da Nascar, e que conta com "ases" das pick-ups, como Ron Hornaday e Todd Bodine, que nunca tentaram uma subida de categoria.

Além disso, Nelsinho chega a uma categoria em que, mais do que uma boa tocada e habilidade ao volante, o piloto deve ter força de braço, já que a Nascar é uma categoria de muito mais contato do que qualquer uma no Brasil ou na Europa.

No entanto, Nelsinho terá que superar todos estes obstáculos se quiser manter sua carreira internacional. Agora, em caso de um novo insucesso, sempre restará a boa e velha Stock Car...

Rali volta à Argentina

Boa tarde amigos!

Nesta quarta-feira o Rali Dakar voltou ao território argentino, terminando na cidade de San Juan.

E a mudança de país trouxe mudanças nos resultados:

Entre os carros, o francês Guerlain Chicherit, da BMW saiu vencedor, seguido pelo argentino Orlando Terranova e pelo belga Giniel De Villers. A competição segue sendo liderada pelo espanhol Carlos Sainz, da Volkswagen, que não foi bem, e terminou a etapa em nono. Na sua cola segue o catariano Nasser Al-Attiya, também da Volkswagen.

Entre os caminhões, o russo Firdaus Kabirov, da Kamaz segue disposto a desbancar seu compatriota e companheiro de equipe Vladimir Chagin da liderança da competição. O russo venceu a etapa, ficando 32 segundos à frente. A diferença, no entanto, ainda mantém Chagin com mais de uma hora de vantagem sobre Kabirov, a menos de uma semana para o fim da competição.

Entre as motos, o holandês Frans Verhoeven sagrou-se vencedor da etapa de volta à terra do tango, chegando 3s à frente do americano Jonah Street. Em terceiro ficou o norueguês Pal Anders Ullevalseter, que viu a vantagem do francês Cyril Despres diminuir em 2 minutos, já que o francês cruzou em sétimo. No entanto a vantagem segue superior a uma hora, o que dá imensa vantagem ao francês.

Finalmente, entre os quadriciclos, o argentino Sebastian Halpern mais uma vez desbancou a hegemonia dos irmãos Patronelli, vencendo a segunda etapa seguida. Em segundo lugar ficou o irmão mais velho, Alejandro Patronelli, com Marcos Patronelli em terceiro. Na classificação geral, no entanto, Marcos é o líder, à frente de seu irmão e de Gonzáles Corominas, que vem em terceiro.

Manca respira sem a ajuda de aparelhos

O italiano Luca Manca, que se acidentou no sexto dia do Rali Dacar teve uma melhora considerável em seu quadro clínico, segundo seu último boletim médico. O piloto de motos italiano respira sem a ajuda de aparelhos e, em poucos dias poderá sair do coma induzido.

Uma notícia animadora, a somar-se com a falta de acidentes graves no rali mais perigoso do mundo.

terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Dakar sai do Atacama e chegada a Santiago acontece hoje

Bom dia amigos,

O rali Dakar entrou na sua última semana deixando o Deserto do Atacama nesta segunda-feira, chegando à cidade de La Serena.

Na competição entre os carros, o árabe Nasser Al-Attiyah, da Volkswagen venceu a etapa e segue na vice-liderança, atrás do espanhol Carlos Sainz, também da Volkswagen, que chegou mais de duas horas atrás de Al-Attiyah, devido a um pneu furado, mas que garantiu o segundo lugar na etapa e segue líder da competição.

Entre os caminhões, mais uma dobradinha e mais um líder em segundo lugar. O russo Vladimir Chagin foi superado pela segunda vez na competição, com seu Kamaz, chegando atrás do compatriota Firdaus Kabirov, também da Kamaz. Kabirov segue na vice-liderança, enquanto Chagin lidera com folga.

Nas motos, o espanhol Marc Coma, que a poucos dias recebeu uma punição de 6 horas que praticamente o tirou da briga pela vitória, venceu a etapa desta segunda-feira, apenas 4s à frente do líder da competição, o francês Cyril Despres, da KTM, que ampliou sua vantagem sobre o companheiro de equipe, o norueguês Pal Ullevalseter, quarto no dia.

Pelos quadriciclos, o francês Christophe Declerck desbancou os irmãos Marcos e Alejandro Patronelli, que vêm dominando a competição e chegou ao terceiro posto na classificação geral. Os líderes ainda são os irmãos argentinos, com Marcos na liderança, 2h23m07s à frente de seu irmão.

Nesta terça a competição parte rumo à capital chilena com a etapa dividida em dois deslocamentos com 112 e 236 km, respectivamente, mais uma rodada especial de 238km, totalizando um percurso de 586km.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

O "Leão com a juba branca"

Bom dia amigos,

Imaginem um garotinho à frente da TV para assistir sua "primeira temporada de Fórmula 1", já que até ali, apenas havia visto "lampejos" de corrida, com uma ou outra corrida completa.
No entanto, estas corridas já haviam lhe dado um ídolo, seu compatriota.

Agora, imaginem a decepção deste garotinho ao ver seu ídolo ser superado por um piloto de uma outra nacionalidade, que pilotava um carro melhor.

Seguindo a linha, imagine que este piloto de outra nacionalidade superasse seu ídolo seguidamente naquela temporada, sagrando-se campeão antecipado, e ainda colocasse seu companheiro de equipe como o vice-campeão.

Pois é, como todos bem imaginaram, o garotinho da história fui eu, o ídolo, o lendário Ayton Senna, o companheiro, o inexpressivo Riccardo Patrese e o vilão da história, o "leão" Nigel Mansell.

Pois é, o inglês após aquela dominante temporada de 1992 se transformou em um mito na cabeça daquele garotinho, que ainda o acompanhou no título da Indy em 1993, enxergando ele como um ícone. Tão grande quanto seu ídolo compatriota. Isto, aliado aos comentários do pai, que dizia: "Este Prost só ganha porque tem carro. O Mansell era muito mais piloto que ele", durante o domínio do francês em 1993, traçou a imagem do garoto sobre o automobilismo.

Apenas anos depois, ele foi descobrir que aquele título de Mansell na Fórmula 1 havia sido o único e que antes, ele "apenas" havia conquistado três vice-campeonatos, contra os quatro títulos do francês Alain Prost.

No entanto, o que ficou na cabeça daquele garoto era a garra do Leão, sua vontade, determinação e loucura, com o jeito "win or wall" de pilotar. Isto, talvez o tenha influenciado a admirar o único "win or wall" que surgiu depois, o colombiano Juan Pablo Montoya.

Agora, Mansell, com 56 anos, quer voltar a correr. O Leão adquiriu a equipe Beechdean Motorsport, que disputa a Le Mans Series e deverá participar de algumas corridas, se revezando no cockpit com seus filhos, Greg e Leo, pretendendo, inclusive, conseguir uma vaga para a disputa das 24 horas de Le Mans.

Muitos não acreditam no sucesso desta empreitada, já que o Leão está velho e a Le Mans é uma competição de resistência. No entanto, ainda com a imagem daquele garoto na cabeça. acredito que o Leão, mesmo com a juba branca continua sendo "O Leão".

Dakar entra no Sétimo Dia com mais um risco de morte

Bom dia amigos,

Finalizados seis dias de competição do Rali Dakar, os pilotos se encontram no deserto de Atacama, no Chile.

E, por enquanto, o saldo da competição por enquanto não é dos melhores. Após a morte da espectadora argentina Natalia Sonia Gallardo, outra pessoa se encontra em risco de vida: trata-se do piloto italiano Luca Manca, que disputava a competição entre as motos e que sofreu um grave acidente nesta quinta-feira.

O piloto, que havia sido aconselhado a não participar da etapa, pois não estava em boas condições de saúde, caiu de sua moto no Km. 10 do percurso que compreendia as cidades de Antofagasta a Iquique, batendo a cabeça contra o chão de areia e pedras e foi internado com uma contusão cerebral, que está produzindo uma hipertensão endocraniana. O piloto foi operado nesta madrugada, mas ainda não temos informações sobre seu estado de saúde.

Pela competição, os melhores brasileiros entre os carros, Maurício Neves e Clécio Maestrelli bateram forte e abandonaram a competição, que é liderada pelo espanhol Carlos Sainz, da Volkswagen, que junto com seu navegador Lucas Cruz terminaram a especial de quinta em segundo lugar, atrás do BMW de Peterhansel. Na classificação geral, a Sainz e Cruz são seghuidos por outra dupla da Volkswagen, formada por Al-Attiyah e Gottschalk.

Nas motos, o brasileiro Tiago Fantozzi (melhor entre os brazucas) abandonou devido a problemas em sua Cherco. A competição é liderada pelo francês Cyril Despres, que terminou em segundo a etapa de quinta, atrás do espanhol Marc Coma e seguido pelo português Helder Rodrigues, que também é terceiro no geral. À sua frente se encontra o chileno Francisco Lopez Cotardo, que chegou em quarto nesta quinta-feira.

Dentre os caminhões, os russos Vladimir Chagin, Savostin e Nikolaev, da equipe Kamaz, seguem fazendo a festa, tendo vencido mais uma etapa e abrindo vantagem na liderança da competição. Eles são seguidos por outro trio de russos da Kamaz, formado por Kabirov, Belyaev e Mokeev.

Entre os quadriciclos, o argentino Marcos Patronelli voltou a vencer e segue líder da competição. Em segundo lugar vem o também argentino Jorge Miguel Santamarina, seguido pelo irmão de Marcos, Alejandro Patronelli, que chegou em segundo na etapa de quinta.

A competição segue nesta sexta-feira, com a mais comprida das etapas (600Km), ainda no Deserto do Atacama, entre as cidades de Iquique e Antofagasta.

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Brasileiros são desclassificados no Dakar

Bom dia amigos,

Após a terceira etapa do Rali Dakar, foram eliminados 51 participantes do maior rali do mundo, dentre eles, 5 duplas brasileiras nos carros e o piloto de moto Bernardo Bonjean.

Os brasileiros eliminados foram: Julio Bonache/Lourival Roldan, Klever Kolberg/Giovani Godoy, Reinaldo Varela/Erlei Ayala, Swen Fischer/João Stal e Sergio Williams/Rodrigo Koning, que encontraram problemas durante a etapa e não concluíram a etapa, não podendo seguir em frente.

No entanto, a dupla formada por Klever Kolberg e Giovani Godoy deverá seguir o percurso apesar de não estar mais na disputa.

Divulgado traçado da etapa de São Paulo da Indy

Bom dia amigos,

A SPTuris, empresa que administra os eventos turísticos em São Paulo anunciou o traçado que será utilizado na Etapa de São Paulo da Fórmula Indy.

O traçado do circuito de rua será localizado na região do Sambódromo do Anhembi, na Zona Norte de São Paulo, compreendendo 70% do Parque do Anhembi e passando pela Avenida Olavo Fontoura e pela Marginal Tietê.

Veja abaixo o traçado do circuito:


Só resta saber se, com as chuvas que vem dando em São Paulo e com os alagamentos provenientes destas, a corrida será realizada com carros, barcos ou submarinos.

Andretti contrata Hunter-Reay

Bom dia amigos,

Conforme vinha se desenhando, o americano Hunter-Reay foi contratado pela equipe Andretti, que disputa a temporada da IndyCar Series no lugar da extinta Andretti-Green.

O americano substituirá o japonês Hideki Mutoh que sairá tendo sido o Estreante do Ano em 2008. No entanto, a principal motivação para a substituição não é técnica e sim política e financeira, pois foi motivada pela entrada da IZOD como a principal patrocinadora da Indy. A empresa mantém negócios com Hunter-Reay e havia assinado para patrocinar um dos carros da Andretti.

No entanto, o anúncio feito pela Andretti garante Hunter-Reay apenas nas 500 milhas de Indianápolis, sendo que ainda serão definidas em quantas etapas o americano competirá pela equipe, visto que o time de Michael Andretti não deseja repetir o que fez no último ano, quando colocou quatro carros em toda a temporada e, em algumas corridas chegou a levar cinco carros à pista.

Briatore absolvido

Bom dia amigos,

E, após apelar da decisão da FIA de baní-lo do automobilismo, o ex-chefe de equipe da Renault, o italiano Flávio Briatore foi absolvido pelo Tribunal de Grandes Causas de Paris, que deu ganho de causa ao italiano, alegando que a punição a qual ele foi submetido, havia sido dada devido a desavenças pessoais entre o italiano e o ex-presidente da FIA, Max Mosley.

Com o resultado, a FIA ainda deverá indenizar Briatore em 15 mil euros. Além de Briatore, o engenheiro Pat Symonds, que havia sido suspenso por 5 anos também foi absolvido. Ambos haviam sido punidos no caso "Nelsinhogate", onde Briatore ordenou que o brasileiro Nelsinho Piquet batesse propositalmente para facilitar a vitória de seu companheiro de equipe Fernando Alonso.

Este resultado mostra que não é só no Brasil que as coisas acabam em pizza.

terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Início do Rali Dakar e a 1ª morte

Bom dia amigos,

Voltando das festas de fim de ano, comecei a acompanhar o Rali Dakar, que teve início no primeiro dia do ano.

E, logo no primeiro dia, fui noticiado da primeira morte na disputa. Trata-se da empregada doméstica Natalia Sonia Gallardo, de 28 anos, que morreu após ser atropelada pelo carro conduzido pelo alemão Mirco Shultis que, abalado com o acidente, resolveu deixar a prova.

Além do acidente envolvendo Shultis, outro incidente ocorrido foi a queda de um helicóptero que levava quatro jornalistas. No entanto, eles sofreram apenas ferimentos leves.

No entanto, mortes não são novidade na maior prova off-road no mundo, já que a morte de Natália é a 59ª da história da competição.

Seguindo a competição, o rali chegou ao fim do quarto dia com Stephane Peterhansel, da BMW liderando nos carros, seguido por Carlos Sainz, da Volkswagen.

Entre as motos, o francês David Casteu lidera a competição, seguido pelo espanhol Marc Coma.
Na disputa entre os caminhões, dois trios russos lideram: o trio formado por Chagin, Savostin e Nikolaev vêm em primeiro, com o trio formado por Kaibrov, Belayev e Mokeev em segundo.

Entre os quadriciclos, supremacia argentina, com os irmãos Patronelli ocupando a primeira e a segunda posições.

Nesta Terça-Feira, o rali cruza a fronteira pela primeira vez, chegando ao Chile para iniciar a subida dos Andes.

Pesquisar:

Monitor link