sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

A Fórmula 1 e suas categorias de acesso

Bom dia amigos,

Estamos chegando a mais uma temporada de Fórmula 1. E, novamente, junto com o desejo de ver os grandes nomes da categoria em ação, há sempre a vontade de ver um novo talento despontando no cenário internacional.

Por isto mesmo, a FIA sempre manteve a existência de alguma categoria de "base" para a Fórmula 1, como a Fórmula 2, que esteve em vigor entre 1969 e 1984, retornando em 2009, a Fórmula 3000, que aconteceu entre 1985 e 2004, e a GP2, que ocorre desde 2005.

No entanto, qual o significado de ter sucesso em uma categoria de base?

Dentre os novatos da Fórmula 1, o mais badalado é o japonês Kamui Kobayashi, da Sauber, que fez o inferno na vida de Jenson Button em sua briga pelo título no GP do Brasil do ano passado, e que vem andando bem nos testes de pré-temporada. Kobayashi, no entanto, disputou as duas últimas temporadas da GP2, com pouco sucesso, tendo conquistado apenas uma vitória em Barcelona, logo em sua estréia. Depois, apesar do título da GP2 Ásia, mais nada de excepcional ocorreu na carreira do japonês até sua estréia na Fórmula 1.

Em situação oposta esteve Romain Grosjean. O francês liderava a temporada 2009 da GP2 com folga, até sua contratação pela Renault. No entanto, as atrapalhadas exibições a bordo do carro francês, lhe renderam a substituição por seu antigo companheiro de equipe, bem menos badalado, o russo Vitaly Petrov. Grosjean, inclusive, deverá assistir a competição pela TV neste ano.

Estes exemplos mostram que ser bem sucedido nas categorias de acesso não significa uma carreira de sucesso na Fórmula 1. Dentre os atuais pilotos da categoria, muitos venceram o campeonato de acesso (Nico Hulkenberg, Timo Glock, Lewis Hamilton, Nico Rosberg e Vitantonio Liuzzi), mas apenas o inglês Lewis Hamilton obteve igual sucesso na categoria principal (Hulkenberg, no entanto, estréia este ano).

Mais: dos principais nomes dos últimos tempos, nenhum venceu na categoria de base:
Michael Schumacher, após desastradas exibições na DTM, correu apenas uma prova pela Fórmula Nippon, chegando em segundo, e assumindo o posto de piloto da Jordan em seguida.
Ayrton Senna saiu diretamente da Fórmula 3 inglesa para o cockpit da Toleman em 1984, o mesmo aconteceu com Alain Prost, que após ser campeão na Fórmula 3, chegou à McLaren em 1980.
Fernando Alonso teve um pouco mais de sucesso, vencendo uma corrida pela Fórmula 3000, antes de assinar com a Minardi.

No entanto, pilotos como Björn Wirdheim, Sébastien Bourdais, Justin Wilson, Bruno Junqueira, Ricardo Zonta e Giorgio Pantano foram campeões da base recentemente. No entanto, nenhum deles fez sucesso na Fórmula 1.

O que mostra que, um grande sucesso na base não diz muita coisa, e que só dá pra se fazer um prognóstico sobre algum piloto depois de sua estréia na categoria. Nico Hulkenberg que se atente a isso...

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